Desde que serviços não essenciais foram fechados por causa do crescimento no número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, muitos negócios que já operavam no meio online, como é o caso das agências de marketing digital se viram obrigadas a mover seus colaboradores para suas casas, na modalidade home office.
Curiosidade: algumas empresas já estavam experimentando essa nova forma de trabalho remoto, enquanto que outras precisaram se adaptar de imediato aos desafios impostos pelo distanciamento com clientes e parceiros. Isso levou a uma mudança radical na forma como os negócios eram conduzidos até então. Todo contato físico, por exemplo, que existia entre colaboradores e clientes passou a ser virtual, trazendo consigo novas adaptações na comunicação entre todos.
Dentre alguns pontos que merecem destaque por causa do seu impacto na vida de todos que trabalham com marketing digital, podemos citar os seguintes:
Infraestrutura de trabalho: a adaptação do lar para trabalhar
A construção de um escritório em casa traz consigo muitos desafios para todos os funcionários de uma agência de marketing digital. Mesmo que todos já estejam habituados à comunicação feita por videochamada, telefone e e-mail, esses se tornaram os únicos recursos usados para que os profissionais pudessem manter o contato entre si e também com clientes e parceiros comerciais. E para que o diálogo continue acontecendo é essencial delimitar horários e espaços dentro de casa para o horário do trabalho ocorrer sem interrupções.
Como muitos profissionais possuem realidades diferentes, logo o desejo por um trabalho home office que se aproxime ao máximo da realidade que existia antes do início da pandemia se torna algo distante por enquanto. Se adaptar à nova realidade exige jogo de cintura e comunicação constante com o setor de recursos humanos que deve estar atento à manutenção da cultura organizacional entre colaboradores.
Aqui, o diálogo para explicar sobre possíveis limitações físicas que estejam atrapalhando na produtividade é fundamental para que elas sejam corrigidas e os colaboradores possam aproveitar ao máximo o tempo em casa para trabalhar com conforto.
Organização e produtividade: os fatores decisivos para resultados consistentes
Uma agência de marketing digital sabe o quanto um período de quarentena com o home office acaba sendo a única opção para sobreviver e continuar gerando resultados consistentes para seus clientes e parceiros. Por isso, a definição de horários para trabalhar se torna fundamental para manter o foco e evitar distrações já que todos estão trabalhando em casa.
Mesmo que muitos empreendedores fiquem em dúvida sobre o que podem e devem esperar do trabalho remoto é fundamental que neste momento eles tenham confiança de que esse período de incertezas pode ser superado se todos trabalharem juntos em prol do crescimento da empresa.
Feedbacks constantes e alinhamentos semanais funcionam como meios para entender ruídos na comunicação e reduzi-los o máximo possível.
Comunicação à distância: adoção de novas tecnologias
Não é porque todos estão distantes que a comunicação e o compartilhamento de arquivos deva ficar prejudicado. Muito pelo contrário: agora surge a oportunidade de aprender e se habituar com as novas e já existentes tecnologias criadas com o objetivo de facilitar a troca de mensagens, projetos e arquivos cruciais para o dia a dia da empresa.
O uso da nuvem para acessar arquivos e de aplicativos que integram e gerenciam equipes tem sido fundamental para que todos consigam se comunicar e trabalhar em conjunto. Essas soluções são oferecidas por empresas pioneiras como Google e Microsoft, por exemplo. Algumas são gratuitas, enquanto que outras exigem uma assinatura que pode ser mensal ou anual.
A mudança no comportamento do consumidor

Com mais pessoas comprando pela internet, muitas empresas tiveram que repensar a forma como divulgam e vendem seus produtos e serviços. Essas organizações perceberam que agora o trabalho de uma agência de marketing digital é necessário para que os negócios virtuais consigam manter o volume de vendas enquanto alcançam novos públicos. E as agências sabem que enfrentam um desafio e precisam se adaptar às necessidades de seus clientes, mantendo a comunicação com seus consumidores alinhada e consistente.
Mais do que nunca as empresas que prestam serviços para lojas virtuais e também do setor de prestação de serviços precisam ficar atentas aos canais digitais e focar no fortalecimento deles durante a pandemia da COVID-19. Só assim poderão se posicionar como verdadeiras experts em um mundo cada vez mais digital e imersivo na internet. E aí, curtiu a nossa reflexão sobre como as agências digitais devem se posicionar durante a pandemia? Então, aproveite para conhecer alguns dos serviços da Yooper Digital Marketing.!Nós somos uma agência focada em resultados que entrega valor e eleva o ticket médio da sua empresa por meio de ações precisas e efetivas. Confira nossos serviços de social media e SEO.