Acessibilidade digital: o que seu e-commerce pode fazer pelas pessoas com necessidades especiais?

Todas as pessoas que nascem com alguma deficiência precisam que os ambientes ao seu redor facilitam sua mobilidade no dia a dia. A construção de rampas, instalação de corrimões e vagas de estacionamento são algumas das ações que tornam a vida desse público mais confortável. 

No entanto, isso não é suficiente, já que eles também têm outras necessidades, sendo comprar produtos e contratar serviços pela internet uma delas. 

O problema é que muitas pessoas, principalmente aquelas que possuem deficiência visual ou auditiva, por exemplo, ficam impedidas de navegar pela internet e, portanto, ter uma experiência agradável e prazerosa. 

A frustração e falta de investimento das empresas em tecnologias que incluem a acessibilidade digital levam ao afastamento desses indivíduos e, consequentemente, à perda de clientes, gerando um impacto negativo na lucratividade de um negócio online. 

A seguir, vamos entender melhor como funciona, na prática, a acessibilidade digital, a sua importância para um e-commerce e como aplicá-la de modo que gere resultados práticos e duradouros. Aproveite a leitura! 

 

O que é acessibilidade digital 

Resumindo em poucas palavras, acessibilidade digital significa disponibilizar conteúdos que são publicados na internet, isto é, o acesso à informação de maneira ampla e irrestrita, levando em consideração que existem internautas portadores de diferentes deficiências e que cada um interage com a web ao seu próprio modo. 

Empresas que investem em inclusão e acessibilidade digital estão dando um passo fundamental na construção de uma marca que se preocupa a diversidade de usuários presente na rede e ao direito que eles têm à informação. 

A W3C (World Wide Web Consortium) produziu uma cartilha que orienta proprietários de sites na internet a seguirem boas práticas de acessibilidade digital para deficientes a fim de reduzir o número de pessoas que não conseguem acessar a rede mundial de computadores pois contam limitações em relação à capacidade motora, visual, auditiva, intelectual ou social.

 

Por que ela é importante no seu e-commerce?

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O lojista que investe em um e commerce acessível conquista novos clientes e amplia o seu faturamento.

 

Quando estamos falando de acessibilidade digital, ela acaba sendo determinante para uma experiência agradável de navegação para todos. Se ela, muitos ficam desamparados e se sentem excluídos por causa das dificuldades que encontram diariamente ao navegar pela internet. Investir em ações desse tipo leva aos seguintes benefícios:

Democratização das compras online 

Ao estudar e observar os caminhos que um consumidor surdo ou cego precisa percorrer para fazer uma compra online ou um idoso com problemas de mobilidade ou cognição, o lojista acaba aproximando esse público da sua loja virtual que não vai mais ficar esquecido e abandonado. 

Isso cria uma janela inclusiva e abre oportunidades para que outros lojistas façam o mesmo, já que existe um movimento/uma tendência de mercado acontecendo neste sentido. 

 

Mais vendas e negócios 

Imagine a quantidade de pessoas que deixam de comprar na sua loja porque encontram dificuldades para encontrar um produto, saber se o site é seguro e possui certificado. Se você investir na correção desses problemas e ainda apostar em uma estratégia que privilegie o acesso desse público vai estar dando um importante passo no aumento das suas vendas e no crescimento do seu fluxo de caixa.

 

Como usá-la na sua loja virtual?

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Existem diversas formas de adaptar o seu e-commerce para receber e facilitar a navegação de pessoas com deficiência.

 

Pequenas mudanças podem fazer uma imensa diferença na forma como seus consumidores interagem com o seu e-commerce. A tecnologia assistiva pode ajudar neste sentido. Ela consiste em um grupo de recursos e serviços que exploram e ampliam habilidades funcionais de pessoas com deficiência. 

Alguns deles focam no consumo de conteúdo visual (imagens e vídeos, por exemplo), enquanto que outros estão relacionados à arquitetura e organização da informação contida nas páginas de um site. 

 

Descreva as imagens do seu site

Dedicar algum tempo para preencher as informações sobre as imagens que você inseriu em um artigo de blog pode aumentar o seu tráfego orgânico e ajudar o seu leitor a entender o que há por trás da imagem. 

Se o contexto no qual a fotografia não corresponder com a descrição feita para ela, o leitor, principalmente aquele que não tem tanta familiaridade com a internet por limitações físicas ou cognitivas, vai encontrar dificuldades para entender do que ela se trata. E os motores de busca não poderão indexar e associar aquela imagem ao restante do conteúdo, prejudicando o ranqueamento orgânico do site.

Portanto, tenha sempre em mente de preencher o que chamamos de “texto alternativo” para que o SEO seja trabalhado e você possa conquistar melhores posições nos resultados de pesquisa do Google. Isso pode ser feito por meio de alterações no código HTML das páginas ou em plataformas como o WordPress, que já incorpora essa funcionalidade. ]

 

Trabalhe a usabilidade 

A forma como o usuário navega pela sua loja virtual, encontrando facilmente o que procura e realizando ações que levam à aquisição de produto, torna toda a experiência de navegação mais fluida, prazerosa e satisfatória para ele. 

Não é a toa que a “experiência do usuário” ou UX experience tem ganhado tanta força nos últimos anos, trazendo consigo um novo significado para forma como os consumidores interagem com as páginas e aplicativos associados ao seu website.  Aqui reside diversas oportunidades para fidelizar clientes dando a eles todas as ferramentas que precisam para comprar produtos e adquirir serviços no computador, celular ou tablet, por exemplo. 

Elas não se restrigem apenas a mudanças estruturais em um site, mas também devem levar em conta a linguagem usada nela. Quanto mais ela corresponder com a realidade deste público, maiores são as chances do e-commerce ser bem sucedido na transmissão das suas mensagens e na acessibilidade digital que existe por trás delas. 

 

Conteúdo em libras 

Imagine a reação de uma pessoa com deficiência auditiva quando acessa um site que se comunicar com ele por voz. Se isso acontecer na língua materna dele, automaticamente é estabelecida uma relação de confiança. 

A partir de então, tudo o que este usuário quiser fazer no site estará sendo monitorado por esta inteligência artificial que vai guia-lo ao longo de todo o processo de compra até que ele consiga encontrar o que está procurando. 

 

Hierarquia de cabeçalhos 

A organização dos itens em uma página direciona a leitura do seu conteúdo, que pode ser na direção de uma ação especificada ou não, você tem um site bem estruturado para SEO. Isso conta muitos pontos no consumo de informação, pois demonstra para o Google e para o visitante que acessou o seu e-commerce, por exemplo, que existe uma hierarquia de informações, começando pela mais importante. 

Agora que você já sabe o que é e como aplicar a acessibilidade digital na sua loja virtual, que tal ir mais a fundo e conquistar melhores resultados com estratégias de marketing digital que funcionam? Confira este conteúdo que produzimos sobre ux design e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para ter um site responsivo! 

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