Ai, ai, a mídia paga. Como pode uma estratégia ser tão funcional quando bem planejada, não é mesmo? Entretanto, está para nascer um ambiente mais volátil do que a internet. A cada ano que passa, novas redes sociais surgem e os comportamentos dos consumidores tendem a mudar. Mas então, onde devemos investir em 2022 para mídia paga?
A verdade é que o tráfego pago, para ser um sucesso, demanda alguns fatores imprescindíveis, como:
- bom investimento financeiro;
- definição da sua persona;
- planejamento de qualidade visando resultados;
- conhecimento das etapas de funil;
- e uma plataforma efetiva para colocar o seu anúncio.
Caso você não siga esses passos com precisão, além de não atrair novos clientes ou fidelizar consumidores já ativos, você perderá o seu investimento! Não queremos começar o ano de 2022 colocando o nosso dinheiro em algo que não acreditamos dar certo, não é mesmo?
Por isso, navegue por esse post para evitar que a sua estratégia paga seja uma furada! Aqui, vamos falar um pouco mais sobre o que é mídia paga, qual a sua diferença para o SEO e, principalmente, onde investir seus anúncios em 2022.
Vamos evitar erros e gastos desnecessários de dinheiro? Então, continue com a gente e boa leitura!
O que é mídia paga?
Você já deve ter ouvido falar sobre as técnicas de Search Engine Optimization, mais conhecida como SEO e, em português, por Otimização de Motores de Busca. Muito usado no marketing digital, o SEO é um dos jeitos mais assertivos para garantir um tráfego orgânico para o seu negócio, atraindo acesso e clientes sem investimentos financeiros. Em inglês, esse tipo de estratégia também é denominado como “mídia conquistada”.
O SEO, por meio de suas táticas e regras, possibilita que coloquemos os nossos produtos ou conteúdos na liderança dos motores de busca, como o Google e o Bing. Assim, futuros clientes podem conhecer a nossa marca em uma simples pesquisa em seu mecanismo da Web favorito.
A mídia paga, por sua vez, demanda um investimento, já que efetuamos um pagamento para que nosso conteúdo chegue para este mesmo cliente. Eles são os famosos “anúncios”.
Quais são os benefícios da mídia paga?
Agora, você deve estar se perguntando: “Mas, Yooper, se o meu conteúdo vai chegar de qualquer jeito para o meu cliente, por que eu preciso pagar por isso? É mais fácil usar a mídia orgânica para economizar dinheiro, certo?”
Bem, há divergências! Você lembra que nós também chamamos o tráfego orgânico de “mídia conquistada”? Então, já podemos adiantar que, para o seu conteúdo não patrocinado chegar para o seu cliente, é necessário muito trabalho e persistência. Conhece aquele meme “se eu tenho isso é porque eu mereci”? Então, é isso que acontece quando você conquista o seu cliente por meio do SEO.
A mídia paga, ao mesmo tempo em que chega para o seu cliente, é uma maneira de antecipar o caminho. Pegar aquele famoso “atalho”, podemos dizer. Claro que, para isso, precisamos desembolsar uma verba.
Mas você sabia que separar um dinheiro para seus anúncios não é um tipo de gasto? A palavra mais certa para defini-lo é investimento. Afinal, você está aplicando o seu capital em algo que, se for bem planejado e efetuado, poderá render muito mais lucro, seja por meio de vendas diretas ou por captação de novos futuros clientes.
Como a mídia paga aparece para meu cliente?
Podemos falar que a mídia orgânica só aparece para o nosso cliente quando é solicitada, não é mesmo? Você precisa, por exemplo, que a pessoa pesquise uma palavra-chave relacionada ao seu produto em seu motor de busca. O tráfego pago, por sua vez, utiliza anúncios que entram na vida das pessoas de muitas maneiras.
De brincadeirinha, podemos dizer que, enquanto as estratégias orgânicas são solicitadas, as pagas entram com tudo na casa do nosso cliente sem, ao menos, pedir licença.
Entretanto, como os nossos anúncios podem aparecer para nossos futuros clientes? Aqui estão algumas maneiras:
- como interrupção no começo, meio e fim de vídeos;
- como os primeiros links na pesquisa de motores de busca;
- como banners em sites da internet;
- e em forma de publicações no feed das redes sociais.
Você, com toda certeza, já deve ter visto um anúncio em todas as situações levantadas acima. Ainda ousamos dizer que você já comprou um produto ou contratou um serviço por conta da mídia paga! Então, você sabe, intimamente, a importância deste tráfego.
Onde investir em mídia paga em 2022?
Agora que nós já debatemos um pouco mais sobre o que é mídia paga e como nossos anúncios chegam para o pessoal de casa, precisamos falar sobre quais plataformas devemos investir neste ano para impulsionar os nossos conteúdos.
Por isso, não deixe de verificar cada uma dessas formas de anúncio! O sucesso da sua marca pode estar escondido em uma delas!
Você acha que o Facebook está perdendo a sua força? Bem, convidamos você a sair um pouco da sua bolha! O aplicativo ainda é o mais utilizado no mundo, seguindo sua trajetória em primeiro lugar. Além disso, a empresa que mantém a plataforma está passando por um rebranding, conquistando ainda mais o público.
A Meta, como é conhecida a empresa dona do Facebook, investe pesado no marketing digital dentro da sua principal rede social. Por meio do Facebook for Business, você pode programar anúncios que chegarão ao:
- stories do Facebook;
- feed de publicações;
- intervalo dos vídeos;
- feed de notícias;
- aplicativo do Messenger.
São muitas possibilidades, não é mesmo? Então, não fique fora dessa!
Por falar em Instagram, a rede social é a grande aposta da Meta para esse ano, rivalizando com o gigante chinês TikTok. Essa rivalidade entre companhias pode ser um grande catalisador para a sua empresa, já que o Instagram está promovendo melhorias que serão úteis para a divulgação do seu negócio.
Você sabia que, segundo uma pesquisa da Opinion Box, 15% dos jovens brasileiros utilizam o Instagram para fazer compras? O número de pessoas com menos de 30 anos que seguem empresas na plataforma é muito maior: cerca de 85%.
Atualmente, você pode criar anúncios na função “Stories” e nas publicações, que são feitas por meio do Facebook for Business. Na plataforma, você pode selecionar as configurações de público que receberão as suas mídias, assim como no Facebook.
TikTok
Não tem como não conhecer a rede social do momento! Durante a pandemia, o TikTok ganhou força com o público de todas as idades. Desde os mais novos até os mais velhos: todos possuem uma conta no TikTok!
A plataforma chinesa se inspirou – e muito – nas suas concorrentes para criar o seu TikTok Ads. Por meio dele, as marcas podem criar anúncios que serão disponibilizados enquanto o usuário se entretém com os vídeos.
Assim como as redes sociais da empresa Meta, o TikTok também permite que você programe suas postagens de acordo com as características básicas dos seus clientes, como idade, gênero e interesses em comum.
Você vai deixar a sua empresa ficar de fora da rede social que mais cresce, atualmente, no mundo?
O Twitter é, sem sombra de dúvidas, o local de onde surgem os principais memes da internet brasileira e mundial! Ela é um ambiente muito jovem, público que é bem ativo nas compras online. Então, que tal colocar um anúncio da sua marca entre os tweets dos seus clientes?
Assim como as concorrentes, o Twitter também permite a segmentação do público que receberá os seus anúncios. Além disso, você pode colocar as suas publicações em três categorias:
- no feed dos clientes que já seguem a sua página;
- no feed de possíveis clientes;
- na aba “explorar”, colocando o seu anúncio entre os tópicos mais relevantes da plataforma.
Muito interessante, vale a pena dar uma olhada a mais nesta rede social! Entre polêmicas e fofocas, quem sai ganhando é você!
YouTube
Os anúncios do YouTube são muito conhecidos por todos os usuários da plataforma. Afinal, todos os vídeos possuem anúncios, seja no começo, durante o conteúdo ou no seu fim. Então, essa é a chance de você alcançar um possível cliente, que pode estar no meio de uma maratona de vídeos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 70% dos espectadores dizem que já conheceram alguma marca pelos anúncios do YouTube. Por que a sua não seria uma delas?
Para criar um anúncio, você deve fazer um vídeo interessante e curto. Ele deve ser responsável por atrair a atenção do público, que pode querer pular o seu conteúdo. Se um jovem, por exemplo, não pulou o seu anúncio, tenha certeza de que você fez a coisa certa!
Google Ads
Por último, mas com certeza não menos importante, está o Google Ads. É incontestável que esta plataforma é o motor de busca mais conhecido e amado do mundo! Então, para garantir o sucesso da sua marca, você precisa conhecer um pouco mais sobre o Ads.
Por meio dele, você poderá colocar os seus banners em diversos sites da internet. A distribuição dos anúncios é feita por algoritmos que fazem a ligação entre a sua marca e as pessoas que podem comprar seus produtos com mais facilidade.
Além disso, com o Google Ads, você coloca o seu site nos links patrocinados, que aparecem no topo da guia de busca. Pode ter certeza que é lá onde os usuários olham automaticamente antes de continuar a sua busca!