Quais os principais canais de Mídia paga que devo trabalhar em minha operação?

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com a Luana Merlyn e a Giovanna Brazan, nossas coordenadoras de Performance aqui da agência. 

 

E vamos ao debate. A pergunta é: quais os principais canais de mídia paga que devo trabalhar em minha operação? A gente sabe que existe a possibilidade de fazer campanhas desde canais como social, Google, até os mais variados, e ouço muitas dúvidas como: por onde que eu começo? O que fazer se meu budget é pequeno? Pra onde eu vou? É condicionado ao meu segmento, não é? O que pensam sobre esse tema relativamente polêmico?

(Luana) – Depende muito do segmento do cliente e qual é o objetivo dele. Sempre buscamos entender o que ele deseja em curto, médio e longo prazo. Se o cliente quer representatividade de marca, talvez a melhor aposta seja em campanhas de topo de funil, por exemplo. Hoje temos inúmeras possibilidades como Pinterest e o Tik Tok, que saem um pouco do comum. Agora, se o cliente precisa de conversão a curto prazo, então desenvolvemos estratégias que contenham canais mais óbvios como Google e Social Ads. 

Um exemplo claro disso é a moda, que geralmente fica muito condicionada a social por ser mais visual, mas não podemos deixar de fazer campanhas no Google Shopping. Então o que realmente importa e traz mais assertividade é o objetivo e entendimento aprofundado sobre o segmento em questão, pois, assim, conseguimos apostar mais e diversificar também. 

(Leandro) Muito bom, Gi. Concorda, discorda?

(Giovanna) – Seguindo essa mesma linha de raciocínio, é muito importante entender quais são os objetivos de cada negócio. É bastante comum alguns clientes com budget curto optarem apenas por campanhas de fundo de funil visando resultados a curto prazo, porém esta é uma estratégia que, por vezes, pode acabar saindo mais caro, porque se o cliente não tiver uma marca bem impulsionada, uma boa estrutura e solidez, pode acabar não aparecendo. 

Sabemos que o Google é um canal de leads quentes, logo, a concorrência ali é bastante elevada, então investir pouco pode significar aparecer pouco e, como consequência, ter poucas conversões, o que reflete em uma estratégia ruim. Portanto, manter uma relação cliente e empresa mais transparente possível e com o cenário e objetivos bem definidos é o que possibilita fazer uma boa mescla da operação toda.  

(Leandro) – Faz muito sentido o fato de olhar para cada etapa e entender também o que realmente se espera de cada momento do funil. É natural que alguns clientes olhem muito para o fundo de funil, porque é como se o cara precisasse vender o almoço para pagar o jantar. Mas é cada vez mais importante e fundamental você olhar o canal não só pelo que ele gera no fundo de funil, mas sim pelo o que ele gera no todo da sua marca. Seja no branding, seja na conversão assistida, que não é um resultado de curtíssimo prazo.

E para você que gostou desse debate acompanhe esses outros em nosso FAQ Yooper.

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