Marketing de Influência: como usar essa estratégia nas redes sociais?

Mulher usa marketing de influência para postar selfie

De um tempo para cá, as redes sociais se tornaram fundamentais nas estratégias de marketing para as empresas. O Facebook, por exemplo, se firmou como uma ferramenta de Marketplace. Já o Instagram, uma vitrine estendida do e-commerce, mostra que é chave para as vendas de produtos e serviços. Aliado a tudo isso, está o marketing de influência, termo indispensável nos dias de hoje. 

Você já ouviu falar sobre ele? Se ainda não, está na hora. O marketing de influência moldou a maneira como empresas, produtos e serviços são apresentados nas redes sociais por influenciadores digitais, muitas vezes porta-vozes dessas marcas. Essa influência é essencial para atrair ainda mais leads e clientes para o seu negócio e, por isso, virou tendência.

Vamos conhecer mais sobre o mecanismo do Influencer Marketing no blog da Yooper? Confira:

Como encontrar seu público-alvo nas redes sociais?

Em tempos de crise, as estratégias de marketing se tornaram ferramentas primordiais para fazer com que uma empresa não fique parada no meio do caminho. Há anos, a internet tem se tornado uma das principais formas de atrair mais consumidores. Afinal, cada vez mais as empresas estão unindo o negócio físico com o online. Com as redes sociais, esse percurso ficou ainda mais acessível. 

Além de humanizar a marca, as redes sociais também possibilitam que uma empresa encontre seu público-alvo de maneira mais rápida. Para isso, no entanto, é preciso muita atenção. As redes sociais crescem a cada dia. A competitividade também. Construir um ambiente autêntico nessas plataformas, é fundamental.

O bom e velho planejamento — termo muito utilizado nas agências de marketing digital — é a maneira mais correta de crescer nas redes. Para isso, saiba mais sobre o seu público, interaja com os seguidores, construa uma comunidade e linguagem para a marca, tenha segmentação e encontre influenciadores digitais para impulsionar seu negócio. Como? Confira: 

Foto profissional grátis de anônimo, aparelho eletrônico, aplicação

O que é marketing de influência?

O marketing de influência nada mais é do que a criação de ações e estratégias de uma marca que sejam representadas por meio de influenciadores, pessoas com um certo nível de relevância com o público nas redes. Esses influenciadores podem ser famosos da televisão ou do cinema, cantores, atletas ou até mesmo pessoas que começaram a ganhar evidência nas próprias mídias.

Com a confiança estabelecida com seus seguidores, eles influenciam desde o estilo de vida, como a forma de se vestir, cuidar da saúde, da alimentação, etc., até  mesmo em suas futuras compras. O que é bastante atrativo para uma empresa, não é mesmo? Mas influenciar em vendas não é o único fator de atenção na hora de apostar no marketing de influência. 

Os influenciadores também têm um papel importante na imagem da marca. Por isso, é necessário filtrar corretamente as pessoas que vão representar o seu negócio antes de fechar uma parceria. Afinal, isso pode beneficiar ou prejudicar seu e-commerce. Pesquise a fundo sobre o influenciador, conheça seus ideais e não se esqueça de entender qual é o público-alvo dele. 

Mídia paga e mídia conquistada: qual é a diferença entre elas?

Com a mídia paga — apelidada na internet como “publi post” — o influenciador é remunerado para participar de ações e campanhas de uma marca. Diferente de um garoto-propaganda, ele vai vincular as publicidades para a marca em sua própria rede social. Já a mídia conquistada trabalha através de parcerias não-financeiras.

Como filtrar influenciadores?

O mercado do marketing de influência cresce a cada dia. Não só no Brasil, mas no mundo todo. Antes de mais nada, no entanto, é preciso saber quais são os objetivos organizacionais na hora de se aproximar de um influenciador. Isso deve ser alinhado com a estratégia da campanha e ação de um produto ou serviço.

Essa etapa é fundamental para delinear o público-alvo que será atingido pela publicidade. Vamos supor que você escolha uma influenciadora de cabelos lisos para falar sobre a sua marca, que tem como carro-chefe produtos para cabelos cacheados. A resposta em conversão de vendas será positiva? Talvez, mas somente caso o produto escolhido para a publicidade seja direcionado a esse público.

No entanto, é muito importante entender detalhadamente todos os interesses comerciais na hora dessa filtragem. O segmento da sua marca deve estar ligado não só a relevância, autoridade e alcance de um influenciador, mas também aos interesses de seus seguidores. Quer expandir seu produto para novos públicos? Comece de maneira cautelosa para não “ultrapassar a linha”.

A inteligência emocional também é necessária nas estratégias de marketing 

A influência emocional é muito importante no marketing. Nas redes sociais, esse termo não fica para trás. Principalmente quando está ligado a influenciadores digitais. Ao vender seu produto nessas plataformas, vale abordar o mundo real. A situação em que o mundo vive. Com a covid-19, por exemplo, muitas marcas aproveitaram o gancho das vendas on-line de uma maneira humanizada.

Deixar a marca em uma eterna utopia pode não fidelizar consumidores! Afinal, eles não vão se identificar sempre com seu conteúdo. Vale, então, propor soluções, mesmo que de maneira literal. Uma empresa de vestuário feminino pode ajudar contra a covid-19? Não necessariamente. Mas ela pode “devolver” a autoestima de uma mulher que, trabalhando de casa, deixou de se sentir bonita. 

Por que o marketing de influência faz tanto sucesso no Brasil?

Recentemente, o portal O Dia apurou que o humorista Carlinhos Maia fez uma marca faturar R$ 3 milhões em menos de 24 horas com um “arraste para cima”. Com 22 milhões de seguidores somente no Instagram, o alagoano tem um dos stories mais vistos de todo o planeta. Esse sucesso não é isolado em Carlinhos Maia tampouco aos seus seguidores. 

Hoje existem influenciadores com diferentes perfis e alcances, alguns com centenas de milhares de seguidores e outros com milhões. Fato é que o marketing de influência é, sim, um sucesso nas redes sociais. Isso também pode ser visto de acordo com a estatística de usuários de cada plataforma. Só no Instagram, 1,2 bilhão de pessoas estão conectadas pelo mundo.

O marketing de influência é uma tendência promissora para marcas de diferentes nichos. Além de uma consultoria especializada em marketing digital, aqui na Yooper você encontra a solução ideal para o seu negócio turbinar nas redes sociais.

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo