Como Usar o SEO Local Para Atrair Clientes

Existem diversas formas do usuário pesquisar por algo na internet, uma das mais utilizadas é a pesquisa local, que engloba termos como: melhores hamburguerias no Rio de Janeiro, bancos na Avenida Paulista, como chegar no MASP entre outros.

Fazer SEO local é um ponto muito importante para quem está estruturando as técnicas de SEO em um comércio de nicho muito específico para uma cidade. Se este é o seu caso, apresentamos para você o SEO Local, que é ideal para fazer com que sua marca seja reconhecida em um curto espaço geográfico.

 

SEO Local e a importância de fazer o seu

Sabe quando você está com aquela fome de leão e pesquisa por “hamburgueria”? Você está esperando que o Google lhe apresente as melhores hamburguerias perto da sua casa, certo? Nesta hora, se você é funcionário ou dono de uma hamburgueria, você não vai querer perder a oportunidade de ter o seu negócio em um dos primeiros lugares do motor de busca.

SEO Local é referente às otimizações de SEO relacionadas a um ponto de venda, nas páginas de resultados de busca. Ele é utilizado por negócios de atuação local, mas também por empresas nacionais e internacionais com agências ou franquias em determinadas regiões.

Trabalhar com SEO local, você otimiza suas páginas para os motores de busca considerar a geolocalização do seu negócio com os usuários, fazendo com que pessoas próximas de sua localidade conheçam o seu serviço e comprem de você.

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4 técnicas para trabalhar o SEO Local do seu negócio

Agora que você já sabe o que é SEO Local, chegou a hora de aprender como utilizá-lo para atrair mais clientes! Além de ter uma boa presença nas redes sociais e otimizar o seu site com palavras-chaves, meta tags e design responsivo, separamos quatro técnicas essenciais para trabalhar com SEO Local.

 

Leia também o nosso guia de estratégias de SEO fundamentais para melhorar a posição de seu site nos buscadores.

 

1- Google Meu Negócio

É por meio do Google Meu Negócio, também chamado de My Business, que você deixará a sua marca visível para as pessoas próximas de você, colocando o seu serviço, literalmente, no mapa do Google.

Nesta plataforma, você terá que informar o seu local de trabalho, os horários de funcionamento e diversos detalhes importantes para a pesquisa do cliente. Depois de um tempo, você receberá uma carta com um código de verificação em seu endereço físico.

Após adicionar o código na página, o seu negócio estará presente no Google, pronto para ser encontrado nas pesquisas e no famoso Google Maps.

 

2- Produção de conteúdo local

Produzir conteúdos pode ajudar não só a falar sobre o seu produto ou serviço, mas também mostrá-lo inserido em algum contexto. Aproveite a estratégia de marketing de conteúdo para abordar temas de interesse do seu público local.

Além de utilizar as palavras-chave mais adequadas para o seu plano de marketing digital, inclua nos textos o nome das localidades que você deseja atingir. Também é uma boa ideia patrocinar eventos locais ou convidar influencers da região para falar sobre a sua marca.

Assista ao vídeo abaixo e entenda o impacto que os influenciadores podem gerar em uma estratégia de marketing digital:

3- Avaliações de clientes

As avaliações pelo Google são muito positivas para o SEO local de seu negócio. Quanto mais avaliações de clientes você tiver, mais o Google coloca sua página em uma posição melhor nos resultados de busca.

Incentive o cliente a publicar um comentário sobre o produto ou serviço da sua marca. E, se possível, responda todas as avaliações, independentes de serem positivas ou negativas.

 

4- Parcerias com empreendedores locais

Parcerias são fundamentais, principalmente em SEO. A estratégia consiste em melhorar o posicionamento e a visibilidade da sua página ao colaborar com negócios semelhantes ou do mesmo nicho que o seu.

Uma das principais formas de firmar parcerias é através de link building. Você coloca um link em seu domínio que leva para uma página de seu parceiro ou vice-versa.

O SEO local é uma estratégia de marketing digital essencial para uma loja local dominar as primeiras páginas de pesquisa. Seu negócio ganha mais visibilidade em seu bairro e na sua cidade.

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