Para que os algoritmos do Google façam com que o seu site ou blog tenha uma melhor classificação nos mecanismos de busca, é preciso realizar algumas técnicas de SEO em sua página, chamadas On Page. Neste artigo, vamos aprender o que é SEO On Page e como usá-lo na prática. Vem com a gente!
Algoritmos do Google
Antes de falarmos sobre SEO On Page, você precisa primeiro entender o que são os algoritmos dos sites de pesquisa.
O algoritmo é uma sequência de operações que precisam ser realizadas para que o buscador identifique um site ou um blog e o seu ranqueamento nos resultados. Sua função é trazer as melhores informações para as pesquisas feitas pelo usuário, a fim de aperfeiçoar a experiência através de atualizações contínuas em suas formas e em seus dados.
O que são técnicas de SEO On Page?
SEO On Page são otimizações feitas dentro de uma página web para que ela seja melhor ranqueada pelos algoritmos dos sites de busca e que ofereça uma melhor experiência para o usuário. Quando a sua página trabalha com estratégias de SEO On Page, o número de visitas vai aumentar e as chances de conversão tendem a se estender.
Mas como trabalhar com o SEO On Page na prática? É o que você vai aprender agora!
Como fazer SEO on page na prática?
Existem vários componentes e variáveis importantes dentro de uma página web, todos focados na experiência do usuário. O consumidor já precisa se sentir atraído antes mesmo de acessar o seu site ou blog. Sua missão é fazer com que ele fique satisfeito com o resultado que encontrou e, para isso, é fundamental realizar otimizações em sua página web.
Vamos conhecer de forma prática cada uma delas:
Title Tag
A Title Tag é o título que a sua página terá nos mecanismos de busca. Por isso, ela precisa ser atrativa, para captar a atenção do usuário no momento da pesquisa. Por ser um título, não temos tanto espaço para escrever tudo que o artigo apresenta (apenas 65 caracteres), o objetivo é escrever em pouquíssimas palavras um título de fácil compreensão sobre o que o usuário irá encontrar ao acessar a página.
Para capturar o leitor rapidamente e ranquear bem a sua página, a dica é incluir palavras-chave nas Title Tags, mantendo o mais à esquerda possível. Isso vai garantir uma identificação mais rápida para os algoritmos, elevando a posição da sua página na pesquisa.
Meta Description
A Meta Description é aquele mini resumo que aparece logo abaixo da Title Tag nos sites de busca. Ela não é considerada um fator direto de ranqueamento, mas ela é muito importante para aumentar a taxa de cliques, que acaba influenciando a performance da sua página no ranqueamento.
Aqui, você tem mais espaço para convencer o usuário a acessar a sua página, escrevendo um breve resumo sobre o conteúdo, de forma atrativa e convincente, para trazer o leitor para a sua página.
[calendario_ecommerce]Palavras-chaves
Sabe quando você acessa uma página de pesquisa e digita o que você quer encontrar? A palavra ou frase que você escreve é chamada de palavra-chave. É indispensável utilizar palavras-chaves relevantes na produção de seu texto, além de incluí-las na Title Tag, Meta Description e URL.
Com palavras-chave dentro de uma página, o algoritmo consegue identificar se o conteúdo é relevante para a pesquisa do usuário. Quanto maior for o ranqueamento da palavra-chave, maior poderá ser o tráfego no seu site.
Se ficou curioso em aprender melhor sobre palavras-chaves, fizemos um vídeo contando sobre essa e outras técnicas de SEO indispensáveis em uma estratégia de marketing digital. Assista:
URLs
Os buscadores utilizam URLs para identificar sobre o que a página se trata. Ela também é considerada um fator de ranqueamento, então não esqueça de utilizar a palavra-chave na URL de uma publicação. Somente uma palavra-chave já é suficiente para que o algoritmo identifique o conteúdo, porém, você deve deixar a URL amigável para que o usuário não a confunda com um spam, mantendo o link curto e sem números.
Heading tags
As heading tags são utilizadas para classificar os conteúdos de um texto. Existe uma escala de 1 a 6 (h1, h2, h3, h4, h5 e h6), onde a h1 representa o título principal do conteúdo, predominando sobre as outras heading tags, utilizadas de acordo com os subtítulos inseridos no texto.
Desrespeitar esta hierarquia compromete o entendimento dos leitores em relação ao texto e do algoritmo em relação ao ranqueamento da página.
Link Building
As estratégias de link building são fundamentais para melhorar a autoridade do seu site e a relevância nos mecanismos de busca. Ele se baseia em inserir links internos e externos qualificados sobre o assunto do texto. É através do link building que o algoritmo percebe como o texto se relaciona com outras páginas.
O link building se divide em duas estratégias: links internos e links externos. Os links internos são páginas dentro de seu site ou blog, relacionadas ao mesmo assunto abordado no conteúdo. Elas mantêm o usuário por mais tempo dentro do seu site, já que ele conhece um novo artigo da mesma página através do texto que está lendo.
Já os links externos são páginas relevantes relacionadas ao conteúdo, mas de domínios diferentes, funcionando como uma fonte que mostra que o assunto abordado no texto é verdadeiro. Quando você utiliza uma rede de links externos em sua página, o algoritmo identifica que o seu site é uma autoridade na área de atuação.
Lembre-se sempre da experiência do usuário. Quanto melhor e mais apresentável for o conteúdo para o leitor, mais facilmente ele será atraído pelo seu conteúdo e melhor o seu site será ranqueado nos resultados de busca.
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