A importância do SEO para a experiência do usuário

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos temas mais dinâmicos do marketing digital, que exige constante revisão e atualização. Ao longo dos anos, o Google vem incorporando novas tecnologias ao seu algoritmo de busca, principalmente em relação a inteligência artificial, machine learning e natural language. Essas tecnologias, em combinação com outras melhorias, permitem que o Google seja cada vez mais assertivo e preciso ao entregar resultados de busca e mais eficaz na difícil tarefa de eliminar sites que estão usando práticas “spam”, que tentam manipular os resultados para atrair os cliques dos usuários mais desatentos.

 

A planejar melhor o desenvolvimento de um website e a produção de seu conteúdo para que ofereçam, verdadeiramente, uma experiência satisfatória para o usuário, algo que realmente venha ao encontro do que o usuário buscou. Posicionar o site nos resultados de busca e considerar o momento pós-clique no resultado de busca é pensar na experiência do começo ao fim.

 

Para começar a ter SEO como aliado ao UX, considere as seguintes questões:

  • Será que, ao entrar no site, após clicar no resultado de busca, o usuário encontrou o que procurava?
  • Será que o usuário consegue chegar ao objetivo, com facilidade, no meu site?
  • Existe algum problema técnico com meu site que impeça o usuário de chegar ao seu objetivo? Por exemplo, o site carrega rapidamente?
  • No caso de um e-commerce, tenho em estoque o produto que ele buscou?

 

Outro ponto importante e muito discutido, é o uso de click data (dados gerados dos cliques dos usuários) como fator de posicionamento. Indicadores como taxa de cliques (CTR), pogosticking  e tempo entre um clique e outro são alguns dos dados possíveis de se analisar para entender a satisfação do usuário quanto aos resultados de busca. Apesar de serem dados de difícil interpretação sobre a real intenção do usuário, se forem usados analiticamente, são sinais importantes da interação, satisfação e conclusão do objetivo.

 

Podemos dizer que a experiência do usuário é vital para o sucesso e manutenção de um trabalho de SEO, talvez  não seja o momento a de evoluirmos esse conceito? 

 

Vamos pensar mais sobre isso!

 

Atualmente temos buscadores mais inteligentes e um usuário cada vez mais exigente, ou seja o SEO precisa acompanhar esses novos tempos da internet.

Muitos desenvolvedores investem em estratégias de SEO para aumentar a quantidade de acessos de páginas web. Por meio de tags, uso de palavras-chave e a implementação de padrões mais eficientes é possível melhorar o posicionamento de um site nas páginas dos principais mecanismos de pesquisa. Dessa forma, o número de acessos orgânicos cresce, assim como a taxa de retenção de visitantes.

Nos últimos anos, o Google, implementou novos critérios para o Page Rank. Eles passam a valorizar mais a necessidade de páginas fornecerem uma boa experiência de uso, com baixo número de plugins, padrões HTML mais modernos e layouts responsivos.

Hoje, não há mais como pensar em SEO sem levar em conta a UX!

Segundo uma pesquisa realizada pela Hyper Island, a maioria das marcas já enxerga a experiência de uso como um diferencial competitivo. Nesse cenário, as páginas que seguem as recomendações modernas da W3C – World Wide Web Consortium é a principal organização de padronização da World Wide Web, se destacam por conseguirem priorizar o conteúdo principal em qualquer aparelho, sem que isso comprometa o acesso do usuário. Assim, mais pessoas ficam motivadas a voltarem ao endereço, fazerem compras ou compartilhar conteúdos.

De acordo com nosso head de SEO, Rodrigo Friano:

A tendência do SEO é se tornar cada vez mais UX, ou seja, o que vai ditar realmente a regra do ranqueamento, vai ser se o cliente engaja ou não. O tempo que ele fica na página, os elementos que ele interage etc. Isso pode ser visto como a evolução do SEO.

Quando observamos que a taxa de engajamento, como bounce rate, por exemplo, não é boa, o ideal é fazermos uma análise um para um. Ou seja,é preciso entender se o problema é geral no site ou em algumas páginas específicas. A ideia é fazer um filtro no Google Analytics de taxa de rejeição e ponderar por acessos, conforme exemplo a seguir.

Desta forma muitas vezes é possível melhorar a taxa de engajamento no site mexendo especificamente nas páginas que puxam essa taxa para fora da curva. Às vezes são produtos específicos que têm 90% de rejeição, e isso aumenta a taxa de rejeição do site como um todo. Para outros KPIs essa análise também serve, é possível identificar ponderadamente as páginas de produto que puxam a conversão pra baixo, manipulando o número geral do site. A análise one to one é a melhor nesses casos e o Google Analytics ajuda muito nisso.

Podemos listar de uma forma muito usual e fácil de compreender a experiência do usuário aplicadas à práticas de SEO.
  • Desempenho da página
  • Satisfação do usuário
  • Comportamento do usuário
  • Link Building 

Mesmo fazendo otimizações no site e no conteúdo através das estratégias de SEO, não adiantará se a experiência do usuário for ruim. Por isso, é de extrema importância fazer com que os visitantes tenham uma boa experiência, afinal um site com estrutura e conteúdo ruim irá fazer com que menos pessoas tenham engajamento.

Portanto, tenha uma hierarquia de informação clara em seu site, com acessibilidade, carregamento rápido e adaptação a dispositivos móveis. Somente desta forma os usuários terão uma boa experiência e voltarão ao seu site.

Ficou com alguma dúvida como inserir essa prática em seu negócio?

Fale conosco, os especialistas do #TimeYooper terão prazer em atender você!

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