Saiba como as técnicas de Black Hat SEO podem prejudicar seu site

As técnicas de SEO são muito utilizadas para gerar tráfego orgânico e conseguir uma posição melhor nas SERPs. Porém, há formas mais questionáveis de conseguir isso, e uma delas é o Black Hat SEO: um conjunto de ações para enganar os algoritmos do Google em busca de um melhor ranqueamento.

Por isso, se você que possui um site, tenha em mente que precisa conhecer as técnicas de black hat SEO, mas com intuito de evitá-las.

Conheça as principais práticas e não as utilize, evitando que seu site e sua imagem na internet seja prejudicada:

  • SEO negativo
  • Keyword stuffing
  • Conteúdo oculto
  • Conteúdo duplicado
  • Cloaking
  • Doorway page (ou gateway page)
  • Linkfarm
  • Private Blog Networks (PBN)
  • Links pagos
  • Blog SPAM

A seguir, entenda de forma detalhada o que faz cada uma das práticas.

SEO Negativo: Caracterizado pela inserção de links de baixa qualidade direcionando para os sites da concorrência, os chamados links tóxicos, com intuito de gerar uma punição nos buscadores. É comum a inserção de comentários e avaliações negativas nos sites dos concorrentes e em suas páginas do Google Meu Negócio.

Keyword stuffing: Trata-se de uma das técnicas mais utilizadas de black hat. Esta, consiste em inserir uma palavra-chave em determinada página quantas vezes forem possíveis com o objetivo de aumentar a consistência das palavras-chaves e apresentar uma boa relevância nos buscadores.

Conteúdo Oculto: Essa prática consiste em inserir textos que não são visíveis, deixando a cor da fonte igual à do fundo.Neste conteúdo mimetizado insere-se uma enorme quantidade de palavras-chave, termos e links relevantes apenas para os buscadores, sem que o usuário veja. 

Dentre as formas mais comuns de utilizar essa  técnica são:

  • Reposicionamento do texto para fora da página via CSS
  • Alteração do tamanho da fonte para zero
  • Aplicação de texto na mesma cor do fundo do site

Conteúdo Duplicado: Copia-se o conteúdo de outras páginas para alimentar um site ou blog.  Essa técnica acaba sendo pouco eficaz, pois o buscador acaba privilegiando a publicação mais antiga em seu ranqueamento.

Cloaking: É uma prática de camuflagem, que permite configurar uma página do site para que seja exibida para os robôs dos buscadores. Os sites são otimizados para apresentarem aos indexadores um conteúdo diferente do que será apresentado ao usuário, normalmente, é de baixa qualidade e sem relevância.

Doorway page (ou gateway page): Bastante semelhante à prática de cloaking, o doorway page cria várias webpages, cada uma delas otimizada para uma palavra-chave. Quando o usuário acessar essas páginas encontra um conteúdo genérico, e que geralmente não tem relação alguma com o que foi pesquisado. 

Linkfarm: Forma-se uma estrutura composta por um site principal e outros sites criados somente para direcionarem o usuário ao enredeço principal. Com isso, o tráfego gerado sempre será constante de forma que o site principal seja muito relevante, o que muito pesa nos critérios do Google, fazendo com que o site sempre obtenha uma ótima posição no ranking.

Private Blog Networks (PBN): Uma rede formada por diversos blogs e sites que tem o objetivo de gerar links para sites que precisam melhorar suas posições no ranking do Google. Por isso, tome cuidado na hora de criar ou contratar uma PBN, como garantir que os sites usem diferentes CMSs e registrem os domínios no nome de pessoas ou empresas diferentes.

Links Pagos: Paga-se a um site para gerar um link para o seu. Esses links são gerados como moeda de troca ou troca de favores. Esta é uma prática mais difícil de ser identificada, uma vez que o Google não tem como se certificar, no entanto como forma de tentar identificar esta técnica, o Google analisa a relevância dos sites além de acompanhar de perto sites rapidamente começam a obter muitos links.

Blog SPAM: São comentários com a tentativa de se obter autoridade e tráfego de uma forma mais fácil. Existem até ferramentas desenvolvidas somente para distribuir links nesses locais.Hoje a única vantagem que existe ao incluir um link em comentários e fóruns é a geração de tráfego e a possibilidade de geração de leads.Nesse caso, se o link for relevante para a discussão e comentários do conteúdo, incluir um link nesses locais podem trazer resultados positivos.

 

Alternativas ao Black Hat SEO que realmente geram resultados

Conforme vimos acima, o Black Hat SEO pode prejudicar o desempenho das suas páginas, certo? Por isso, o #TimeYooper listou algumas alternativas para que você consiga gerar bons resultados de forma limpa. 

Páginas responsivas

Os acessos via dispositivos móveis são cada vez mais comuns atualmente e é preciso pensar nos usuários que acessam as suas páginas por meio de smartphones e tablets. Sendo assim, garanta que a sua página seja Mobile Friendly e tenha um design responsivo, este formato é extremamente valorizado pelo Google.

Criatividade na escolha das palavras-chave

Utilizar as palavras-chave corretas pode ajudar também no seu ranqueamento. Uma dica é ficar de antenado nas “pesquisas relacionadas” que o próprio Google fornece no final de qualquer busca. Porque ali, você pode identificar termos em potencial para serem utilizados em seu blog ou site.

Invista em Meta Descriptions

Com essa técnica, você tem mais uma chance de mostrar ao visitante que a sua página tem o conteúdo de qualidade e aumenta as possibilidades de receber um clique.

Agora que você conferiu todas as dicas e já conhece as principais técnicas de black hat, não vai quer se arriscar, correto?

Caso tenha dúvidas de como colocar em prática todas essas técnicas de SEO , entre em contato conosco para que possamos te ajudar!

Agora que você conferiu todas as dicas e já conhece as principais técnicas de black hat, não vai quer se arriscar, correto?

Caso tenha dúvidas de como colocar em prática todas essas técnicas de SEO, entre em contato conosco o #TimeYooper tem profissionais altamente qualificados e experientes para que te ajudar!

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo