Saiba tudo sobre o novo Google Analytics 4 (GA4)

O Google Analytics, a ferramenta de métricas mais usada por pessoas e empresas, teve a sua versão atualizada chamada Google Analytics 4, ou GA4. O nome mudou para refletir o fato de que a ferramenta agora pode ser usada por todas as empresas e não somente as que possuem um site ou um aplicativo.

Todas as propriedades do antigo Google Analytics deixarão de processar novas visitas no dia 1 de julho de 2023. Após esta data, os clientes ainda poderão acessar seus dados previamente processados nessas plataformas por pelo menos seis meses e depois as informações não poderão ser encontradas.

A boa notícia é que você já pode começar a migrar para o GA4. Neste artigo, vamos contar sobre o novo Google Analytics e seus principais recursos. Aqui, você vai encontrar:

  • O que é o novo Google Analytics 4?
  • Benefícios de usar as propriedades do Google Analytics 4;
  • Recursos avançados;
  • Dados mais confiáveis;
  • Como o GA4 mede dados;
  • Recursos faltantes;
  • Conclusão

O que é o novo Google Analytics 4?

O GA4 foi projetado para os usuários de Analytics que só tem um aplicativo, só possuem um site e os que têm ambos e desejam combinar todos os dados em um só lugar.

Antes do Google Analytics 4, existiam dois tipos de propriedades: o Google Analytics for Firebase (para aplicativos) e o Universal Analytics (para sites). As junções das informações coletadas nestas duas propriedades nunca foi possível, pois a modelagem de dados delas eram diferentes. A modelagem de dados do antigo GA focava bastante na sessão do visitante, deixando a desejar em análises mais preditivas, controle de dados e acompanhamento entre dispositivos.

Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/analytics-analitico-analises-borrao-106344/ 

Benefícios de usar as propriedades do Google Analytics 4

O Google Analytics 4 foi projetado para permitir escalabilidade do negócio e para que fosse possível mensurar através de dispositivos e plataformas.

Sabendo que o fim do uso de cookies está previsto para este ano, a escassez de dados será cada vez maior, mas esta ferramenta chega para preencher eventuais lacunas de dados deixadas pela ausência de cookies. Usando o machine learning, o GA4 fornece previsões e ajuda a melhorar os esforços de marketing digital das empresas, facilitando a descoberta de insights.

A nova atualização também permite medir, unificar e desduplicar interações do usuário com a sua empresa através de dispositivos e plataformas diferentes, proporcionando uma compreensão mais completa e relevante de sua jornada.

Por fim, a ferramenta oferece um monitoramento mais durável, proporcionando resultados de longo prazo, atendendo às expectativas dos usuários quanto à privacidade. Além disso, a ferramenta está alinhada com critérios de privacidade que nenhuma ferramenta de analytics jamais demonstrou.

 

  • Recursos avançados

 

As propriedades GA4 possuem recursos avançados muito poderosos. É possível usar várias técnicas, como análise de funil, retenção e fluxo do visitante, com maior liberdade para interpretar os dados coletados.

Antes, a exportação para BigQuery era exclusiva dos assinantes do GA360, já nesta nova versão, o recurso está disponível para todos. Você poderá exportar seus dados de analytics para o BigQuery, integrando com outras fontes de dados.

 

  • Dados mais confiáveis

 

Com o Google Analytics 4 é possível identificar os usuários através de diferentes dispositivos e plataformas. Antes no GA Universal era restrito à identificação do dispositivo.

Através do GA4 você será capaz de saber qual o número de usuários únicos que você tem, independente da plataforma que utilizam, o número de conversões por sites ou aplicativos na última semana e quais plataformas mais contribuem para a conversão.

A ferramenta também mostrará melhor a eficácia das suas campanhas através das plataformas. É possível saber quantos usuários começaram o acesso em seu aplicativo e finalizaram visitando sua loja virtual para realizar uma compra, por exemplo.

E como o GA4 mede dados?

Segundo o especialista, o GA4 usa métodos estatísticos para criar uma inferência de dados, algo parecido com os grupos demográficos de pesquisas de opinião pública. Também conta com anonimização automática de endereços IP e não retenção de dados por tempo indefinido.

Recursos faltantes

Apesar dos novos recursos do Google Analytics 4, você pode sentir falta de algumas funcionalidades que acreditamos que em breve estarão disponíveis, como:

  • Filtros indisponíveis (filtragem IP, por exemplo);
  • Relatórios de comércio eletrônico (aprimorados);
  • Relatórios de pesquisa interna;
  • Conector com o Google Data Studio (embora possa ser utilizado o BigQuery).

Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/abertura-acessar-acesso-ambiente-de-trabalho-139387/

Conclusão

Tá, mas o que achamos da nova versão? O Google Analytics 4 é tudo isso mesmo?

A diferença básica é que no novo GA4 podemos ter uma visão de metas de conversão, onde conseguimos focar na conversão entre Google Ads, bem como Facebook, caindo por canal dentro da ferramenta.

Diferente da versão anterior, o GA4 tem partes parecidas mas traz insights mais práticos de encontrar. Do lado do usuário, o visual ganhou uma interface que mostra os elementos mais relevantes em vez de gráficos estáticos, além da coexistência de dados de web e aplicativo nas mesmas propriedades.

Algumas plataformas ainda não podem ser acessadas pela ferramenta, porém acreditamos que em breve passarão a funcionar no Google Analytics 4.

A nova versão é melhor e de fato cumpre o que promete. É uma evolução em termos de demandas emergentes e contemporâneas, como a privacidade de dados e o fim dos cookies. Aqui na Yooper já utilizamos o GA4 para nossos clientes, e você?

Quer saber mais sobre ferramentas de mídia e estratégias de marketing digital? Continue acompanhando o nosso blog.

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