Por que personalizar a experiência de compra no seu e-commerce?

A demanda dos mais variados setores de comércio e varejo apontam que os consumidores procuram, cada vez mais, por situações em que os façam sentir únicos.

As grandes inovações tecnológicas têm desenvolvido possibilidades de negócios incríveis, como a experiência de compra personalizada, uma maneira de construir interações diversificadas de acordo com o perfil do cliente.

Talvez você possa estar se perguntando como a experiência de compra do cliente pode ser personalizada na loja online, visto que o layout das lojas virtuais não pode ser alterado.

Para entender sobre a experiência de compra personalizada, como aplicá-la na prática e seus benefícios, basta continuar lendo o nosso artigo!

Aqui você vai encontrar:

  • O que é experiência de compra personalizada?
  • Vantagens de trabalhar a experiência de compra personalizada
  • Como aplicar uma experiência personalizada na prática?

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O que é experiência de compra personalizada?

Assim como na loja física, no mundo virtual também é possível adaptar a abordagem para cada cliente que acessa sua loja. As experiências pessoais são desenvolvidas com base nas ações que o usuário realiza dentro de seu site, como o comportamento de navegação, informações pessoais, histórico de compras e outros dados.

Os dados são coletados através de cookies e, com eles, é possível direcionar anúncios, produtos, ofertas e conteúdos dinâmicos de acordo com a preferência do usuário.

Vantagens de trabalhar a experiência de compra personalizada

Segundo dados do Google, 67% dos usuários que acessam sites através de um dispositivo móvel são mais propensos a realizar uma compra em um site que customiza suas informações. E também, uma pesquisa da McKinsey aponta que um site personalizado pode aumentar consideravelmente o número de conversões e, consequentemente, otimizar o retorno sobre o investimento (ROI) em seus canais.

Ou seja, a experiência de compra personalizada é uma forma de aumentar as suas vendas e obter mais resultados online.

As vantagens de trabalhar a experiência do cliente de forma personalizada são infinitas, podendo estimular o engajamento e aumentar as conversões em sua loja virtual. É importante estruturar cada estratégia antes de iniciar uma campanha, para que ela atinja seus objetivos da melhor maneira possível.

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Como aplicar uma experiência personalizada na prática?

A experiência personalizada do usuário pode ser aplicada de várias maneiras, o ideal é definir quais delas serão aplicadas primeiro. Abaixo falaremos sobre algumas delas:

1. Base de dados do cliente

Ter uma base de dados do cliente como apoio na estratégia é muito importante para que você entenda as preferências de seu público e as oportunidades de negócio.

Existem diversas maneiras de captar estas informações, como solicitá-las através de landing pages, conferir informações através do Google Analytics do seu site ou em planilhas de cadastro de clientes.

2. Régua de comunicação

Com uma base de contatos, você consegue criar diferentes tipos de comunicação para cada perfil de cliente de sua loja. É neste momento que o e-mail marketing pode ser um aliado para que o consumidor receba somente mensagens de seu interesse.

É por meio da régua de comunicação que você consegue mapear os reais interesses de seus clientes, a interação com cada mensagem enviada consegue dizer o que mais chama a atenção do público.

Saiba mais: Entenda porque o e-mail marketing precisa fazer parte da sua estratégia de comunicação

3. Cross-selling e up-selling

A estratégia do cross-selling e up-selling podem ser muito efetivas na experiência de compra personalizada, o cliente receberá sugestões referentes a seus interesses no site.

O cross-selling é a oportunidade de oferecer um produto relacionado ao que seu cliente pretende comprar, já o up-selling é a oportunidade de potencializar a escolha do produto do cliente. Por exemplo, no cross-selling, se o seu cliente adiciona um tênis no carrinho de compras, a ferramenta pode sugerir uma meia ou um shorts. No up-selling, a ferramenta pode indicar um modelo de tênis melhor e mais resistente.

4. Ofertas e brindes

As ofertas e brindes são ótimas técnicas de fidelização de clientes e aumento de vendas, além de ajudar na personalização de experiência de compra. Tendo o perfil e os dados de seus clientes mapeados, você pode oferecer brindes que atendam suas expectativas. Essa estratégia de marketing digital também irá fortalecer o relacionamento do cliente com a sua marca.

5. Remarketing

Outra estratégia que irá aumentar as vendas de seu e-commerce e proporcionará uma experiência de compra personalizada para o seu cliente é o remarketing. Nele, o usuário receberá uma campanha de anúncios dos produtos que ele pesquisou anteriormente.

Esta estratégia de marketing digital leva o usuário até um site por meio de seu principal interesse no momento. Se o usuário pesquisa por eletrônicos em páginas da internet ou em redes sociais, o seu produto aparecerá como sugestão.

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6.Atendimento online 24 horas por IA

O atendimento online é fundamental para quem deseja melhorar as vendas e também aumentar as chances de fidelização durante o pós-venda.

Se você ainda não utiliza um chat online, saiba que você está perdendo a oportunidade de sair na frente dos concorrentes. 

Pois, seus clientes certamente utilizarão esse canal para resolver suas dúvidas, e dependendo do volume de clientes você pode trabalhar com uma equipe reduzida, pois alguns chats online possuem automação através de inteligência artificial.

Além de estarem disponíveis 24 horas por dia, também realizam operações simples, sem a necessidade de um operador humano. 

Analisando os dados certos e realizando as ações corretamente, ficará muito simples de personalizar a experiência de compra personalizada em sua loja online. Gostou dessas dicas e quer saber mais sobre estratégias de marketing digital para melhorar a experiência do cliente em seu e-commerce? Continue nos acompanhando aqui no blog!

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