Taxa de conversão: Como identificar erros e impulsionar os resultados do seu e-commerce

Aumentar a conversão em vendas é o desejo de qualquer negócio. A taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes de um e-commerce, pois funciona como um termômetro que mostra a saúde da sua empresa, a eficiência das estratégias e as oportunidades de negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como corrigir erros comuns que atrapalham a taxa de conversão e como impulsionar os resultados do seu negócio.

O que é taxa de conversão?

Também conhecida como CVR (Conversion Rate), a taxa de conversão é uma métrica usada para identificar a diferença entre o número de visitantes e o número de compras em sua loja, independente de ser leads ou clientes.

Dependendo do segmento, seu significado pode variar. Se o seu negócio oferece serviços, a conversão se concretiza quando o usuário aceita se cadastrar para testar o que você oferece. Agora se você possui um e-commerce de produtos, a conversão acontece quando o visitante do seu site passa por todas as etapas do funil de vendas e realiza uma compra. É através da taxa de conversão que você entenderá se o tempo e o dinheiro gasto nas estratégias valeram a pena.

Como descobrir a sua taxa de conversão

É muito simples de calcular a sua taxa de conversão, basta dividir o total de vendas pelo número de visitas ao seu site, dentro do tempo que você queira descobrir, seja semanal, mensal ou anual. Com base nos resultados, você pode identificar oportunidades para administrar melhor o seu negócio e receber um maior número de conversões.

5 erros que atrapalham a conversão do usuário

Muitas empresas acabam não sabendo aproveitar bem as chances de conversão, e acabam cometendo erros que comprometem os resultados. Nós da Yooper, vamos apresentar os erros mais comuns e como você pode evitá-los. Vamos lá?

1- Não definir uma persona

Criar uma persona para a sua estratégia de marketing digital é fundamental para direcionar as ações de forma eficiente e aumentar as chances de conquistar o objetivo da campanha. Sem uma persona definida, a sua estratégia acaba sendo direcionada para um público que não se adequa às soluções ofertadas, tornando o seu investimento um desperdício de tempo, de recursos e de dinheiro.

Na hora em que a sua equipe realizar o planejamento da campanha, identifique as principais características do público que pretende atingir e trabalhe com ações voltadas a eles.

2- Não segmentar seus leads

Um erro bastante comum entre as empresas é não criar uma segmentação de leads voltada para o funil de vendas. Um cliente fundo de funil não pode receber o mesmo conteúdo de um lead que acabou de conhecer o seu produto ou serviço, por exemplo, cada um deles precisa ter estratégias diferentes.

Defina os estágios do seu funil de vendas, a estratégia para cada uma das etapas e faça a segmentação de seus leads para entregar conteúdos eficazes para a sua conversão.

3- Não converter visitas em vendas

Além da taxa de conversão, o tráfego de seu e-commerce é um indicador que você precisa estar sempre acompanhando. Mas não adianta gerar visitas e não convertê-las em vendas, isso significa que alguma coisa pode estar errada em suas estratégias.

Não deixe estes números passarem despercebidos, utilize estes dados de visitantes com um objetivo, seja obter informações, transformá-los em leads ou gerar vendas, por exemplo.

4- Permanecer com estratégias fracas

Um erro que atrapalha muito a conversão em vendas é continuar trabalhando com estratégias fracas. Aquelas ações antigas que mostram sempre as mesmas informações ou resultados pouco relevantes podem estar dificultando o crescimento da sua marca.

Entenda que a internet está sempre em constante evolução e que boas ideias geram bons resultados. Acompanhe o que é praticado dentro de sua organização e busque otimizar ou descartar o que não está sendo mais eficiente.

5- Repetir os canais de comunicação e vendas

Como dissemos na dica anterior, a internet está sempre em evolução, e isso exige que as empresas estejam à procura de atualizações e mudanças, seja nos serviços ou no atendimento. Uma pesquisa aponta que 88% dos consumidores buscam informações dos produtos em diferentes canais antes de decidir a compra. Ou seja, trabalhar sempre com os mesmos canais faz com que o seu negócio enxergue apenas as mesmas oportunidades e perca um número considerável de possíveis vendas em outros canais.

Procure saber onde a sua persona está inserida e trabalhe com estes canais a fim de levá-las à sua marca e convertê-las em uma venda.

Depois de conhecer os principais erros que evitam gerar vendas, chegou a hora de botar a mão na massa para evitá-los. Conte com a assessoria da agência Yooper e seus profissionais capacitados a criar estratégias adequadas à sua persona e promover melhores ganhos para a sua empresa. Dá tempo de resgatar os leads perdidos, mas tem que começar agora!

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