Checklist de e-commerce de alta conversão: saiba tudo que o seu site precisa ter para conquistar alta performance

O site do seu e-commerce é um dos melhores ambientes para impulsionar o engajamento e as taxas de conversão. Mas como desenvolver uma página que atraia clientes para a compra?

A resposta é simples: ofereça o que seus consumidores estão procurando. Claro, é muito mais fácil dizer do que fazer. No entanto, criar um equilíbrio entre as metas do seu negócio e as necessidades dos seus clientes é essencial.

Até porque estamos na era da personalização do comércio eletrônico. Portanto, adotar uma abordagem focada no usuário é uma aposta super segura.

Vale destacar que depois que um potencial cliente acessa sua página, 15 segundos é tudo o que você precisa para convencê-lo de que sua loja é onde eles gostariam de estar. Desse modo, chegou a hora de parar de pensar como empresa e começar a pensar como cliente!

Para isso, criamos um checklist de e-commerces para ajudar você a maximizar o desempenho da sua loja online de maneira extremamente efetiva. Vamos conferir?

1. Design atraente e responsivo

A página também deve criar uma forte identidade de marca para estabelecer confiança, além de ser otimizada para conversão, incentivando os clientes a fazer uma compra, se registrar no site e retornar no futuro.

É importante pensar que, atualmente, muitas pessoas compram pelo celular. Então, a versão mobile do seu e-commerce deve ter o mesmo efeito nos usuários que acessam seu site pelo computador. Entendemos que isso é um desafio, mas tornar seu ambiente responsivo é imprescindível para uma boa experiência de compra.

2. Navegação intuitiva e fácil

Um site de e-commerce deve ser fácil de usar, proporcionando uma ótima experiência de usuário na hora de encontrar os produtos que buscam. Para isso, agrupá-los em categorias específicas com um menu simples na parte superior é fundamental.

Criar uma navegação intuitiva faz com que seus clientes possam encontrar facilmente os produtos que desejam, pesquisar usando palavras-chave comuns e desfrutar de uma experiência de compra mais organizada, simplificada e, mais importante, rápida.

3. Descrições de produtos detalhadas

As descrições de produto no seu site são cruciais e podem influenciar bastante as decisões de compra. Quanto mais atraentes as fontes, descrições, imagens e vídeos são, melhores serão as experiências e a forma com que clientes potenciais podem se relacionar com suas necessidades. 

Prestar atenção a essa etapa pode definitivamente aumentar seu ROI a longo prazo. Portanto, incluir imagens de alta qualidade, vídeos concisos e informações sobre disponibilidade do item, tamanhos corretos e cores que estão à disposição são passos essenciais!

4. Call-to-action (CTA) eficazes

O call-to-action deve ser atraente o suficiente para capturar a atenção do seu cliente rapidamente. Se o botão for pequeno e houver muita informação visual, pode ser difícil do usuário visualizar e, por uma bobagem, você vai perdê-lo.

Quanto aos formatos, muitas empresas utilizam botões retangulares ou arredondados, lembrando sempre que eles devem ter um tamanho razoável que complementa o design da sua página. Assim, não fica tão destoante.

5. Processo de check-out simplificado

O processo de check-out pode ser complexo e confuso para algumas pessoas, resultando em carrinhos abandonados e clientes frustrados. Mas essa deveria ser uma ação super simples, afinal, a parte mais difícil já aconteceu: a escolha do produto, que requer incontáveis horas de árdua pesquisa.

Para isso, torne esse momento mais simples, criando um sistema de check-out de uma página. Essa é uma ótima forma de otimizar o processo e fazer com que seus clientes concluam suas compras sem problemas. Você também pode fornecer um indicador de progresso para que os usuários saibam quantos passos ainda faltam para chegar à etapa de apenas esperar sua chegada ao destino.

Atualmente, existem inúmeras formas de pagamento. Fornecer o máximo de opções possíveis é uma excelente maneira de conquistar uma diversidade de clientes. Por fim, todos os campos devem ser claros e o processo deve ser fácil de seguir. Além disso, os usuários precisam ter a oportunidade de revisar seu pedido antes de concluir a compra rapidamente.

6. Avaliações e depoimentos de clientes

Incluir avaliações e depoimentos de compradores anteriores pode mudar o comportamento do consumidor. Isso porque, como os clientes em potencial estão mais inclinados a fazer uma compra quando recebem feedback favorável, análises positivas de produtos podem aumentar as taxas de conversão.

As avaliações ajudam a aumentar a confiabilidade e a importância do produto, atraindo os clientes em potencial a se tornarem clientes reais. Sem contar que os feedbacks também contribuem para que a sua empresa determine onde pode realizar melhorias, por exemplo.

7. SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma parte fundamental da construção de um site. Essa técnica ajuda a classificar sua página nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Dessa forma, se o site da sua loja está bem classificado, isso atrai novos visitantes que são clientes potenciais.

Mais clientes significa mais vendas. Mas para isso, deve-se haver um estudo de palavras-chave relevantes e utilizá-las ao longo dos conteúdos, como descrições, categorias, títulos, meta-tags, além de criar URLs amigáveis para cada produto.

8. Estratégia de marketing digital

Com um mercado competitivo, ter uma forte presença online é crucial, especialmente para um e-commerce. Até porque, uma boa estratégia de marketing digital ajuda a aumentar seu tráfego, melhorar sua taxa de conversão e fidelizar clientes.

Algumas táticas são o incentivo de usuários a dar feedback após a compra, criação de marketing de influência, links patrocinados, entre outros métodos que, juntos, podem fazer com que sua loja online decole como um foguete.

Ao seguir este check-list de e-commerce, você estará no caminho certo para melhorar o desempenho da sua loja online e aumentar suas taxas de conversão. Lembre-se de que a otimização não é um processo único, mas sim contínuo. Por isso, monitore suas métricas regularmente, teste diferentes estratégias e esteja disposto a ajustar e aprimorar sua página de acordo com o feedback dos usuários.

Você está pronto para impulsionar suas conversões? Então, acesse nosso site agora mesmo e conheça as soluções que temos para transformar seu e-commerce em um ambiente de alta conversão, para que seu negócio conquiste resultados incríveis!

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