Diferenças entre content creator e digital influencer: as profissões da atualidade

Você já foi influenciado digitalmente? Se você é um usuário assíduo da internet, você já deve ter comprado um item por conta da indicação de algum influenciador digital. Por outro lado, você também deve consumir muitos produtos feitos por criadores de conteúdo. Mas, espera um momento: criador? Influenciador? Não é tudo a mesma coisa?

Não, existem diferenças entre content creator e digital influencer. Embora esses dois ramos tenham as suas características em comum e sejam muito utilizados na área do marketing digital, cada um possui a sua própria marca, estilo e peculiaridades profissionais.

Por isso, criamos este texto para explicar um pouco mais sobre as diferenças destas profissões tão atuais. Então, ao longo deste artigo, vamos falar sobre:

  • o que significa criador de conteúdo digital;
  • o que é um digital influencer;
  • as semelhanças entre as profissões;
  • diferenças entre content creator e digital influencer;
  • como conseguir evoluir nestas áreas.

Vamos nessa então? O artigo é simples e muito didático! Sem mais delongas, faça uma boa leitura!

Leia também:

Criador de conteúdo: o que é?

Basicamente, como o próprio nome já diz, criador de conteúdo é aquela pessoa que trabalha para produzir produtos em forma de vídeos, áudios, imagens ou textos. Este profissional está sempre procurando engajar o seu público com a produção de conteúdo constante e de qualidade!

Para se dar bem na área, este profissional deve ser muito criativo, com espírito jovial e deve estar sempre ligado nas tendências e das novidades dentro das plataformas digitais. Além disso, o criador de conteúdo deve estar disposto a manter uma publicação abundante e constante em suas redes, engajando ainda mais o seu público. 

Leia também: 10 erros para não cometer na sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Os portais dos criadores de conteúdo

Existem várias ferramentas de trabalho para um digital creator. A internet permitiu que os criadores de conteúdo aumentassem o seu leque de atuação, mantendo-se relevantes em diferentes nichos. 

Atualmente, existem algumas mídias que recebem mais a presença do criador de conteúdo. Alguns deles são:

 

  • YouTube. Você deve seguir algum canal da rede social de vídeos mais famosa do mundo. De acordo com uma reportagem da Rolling Stone Brasil, são mais de 500 horas de conteúdo publicado por minuto mundialmente. Ou seja: é muita coisa!
  • Blogs. Embora não seja uma novidade, o blog foi e continua sendo uma ótima porta de entrada para a criação de conteúdo. Existem milhões de blogs dos mais variados assuntos na internet, mas não é difícil se diferenciar;
  • TikTok. Ao longo do mês de setembro de 2021, a plataforma chinesa alcançou o total de um bilhão de acessos. É inegável a presença do TikTok na nossa realidade, impulsionando a venda de músicas, filmes e até mesmo livros. Portanto, este é um ótimo lugar para estar atualmente. 

 

Esses são apenas alguns exemplos de mídia que você, content creator, pode estar! Como dissemos anteriormente, quem definirá o seu sucesso é a sua criatividade e o engajamento com o seu público!

Outro fator muito interessante de se analisar é que um criador de conteúdo pode escalar entre as mídias. Quantos youtubers no Brasil não eram, antigamente, blogueiros, não é mesmo? Dois exemplos são Camila Coutinho e Bruna Tavares. Atualmente, um dos maiores criadores de conteúdo do Brasil é Casimiro, portador da maior da live com o maior número de espectadores simultâneos: 545 mil.  

Influenciadores digitais: o que são, onde vivem e como se comportam?


Agora, chegou a hora de entrar no mundinho dos
influenciadores digitais, ou como são mais conhecidos: influencers. 

O papel dos influenciadores é, como o nome também denuncia, influenciar o seu público. O seu engajamento é tamanho e seus seguidores confiam tanto nas suas dicas que elas se sentem influenciadas a seguir os seus conselhos e a comprar os produtos recomendados. São as famosas #publis! Afinal de contas, quem nunca comprou algo de um publipost, não é mesmo?

Por isso, existem influencers de beleza, de estilo de vida (lifestyle), de alimentação, de exercícios, entre outros. Por isso, é muito comum que, quando temos um hobby, sigamos influenciadores do ramo para mais dicas especiais! 

Instagram: o habitat natural dos influenciadores digitais

Não podemos negar que o Instagram ainda é a plataforma mais utilizada pelos influencers para propagar o seu trabalho. Um dos motivos deste sucesso é o fato de que esta rede social oferece uma infinidade de ferramentas para o profissional trabalhar. 

Só no Instagram, o influencer pode:

  • compartilhar o seu dia a dia na função “stories”, com vídeos de até 15 segundos que somem depois de um dia;
  • publicar itens patrocinados no seu feed;
  • criar vídeos completos e interessantes no seu IGTV;
  • e soltar a criatividade no Reels

Você sabia que a Yooper tem um serviço de influenciadores digitais? Saiba mais sobre o que você encontrará na nossa empresa clicando aqui

Diferenças entre content creator e digital influencer

Como você deve ter percebido ao longo deste texto, as duas profissões têm fatores em comum, como a criatividade e o âmbito digital, por exemplo. 

Entretanto, eles também possuem as suas diferenças. Vamos listar algumas delas:

  • o influenciador digital precisa ser uma pessoa pública, enquanto o criador de conteúdo não tem esta necessidade. Isso acontece porque o influencer tem que passar credibilidade para o seu público, o que é passado por meio do compartilhamento da sua imagem;
  • o criador de conteúdo necessita ter uma produção rica constante e cheia de novidades;
  • o influencer está mais preocupado em despertar gatilhos em seu público, como o de compra. 

Como crescer nessas áreas

Basicamente, você precisa reunir pontos essenciais na vida e na persona de todo criador de conteúdo ou influenciador digital. São eles:

  • ter bons equipamentos eletrônicos, como celular, computador, câmera e internet;
  • ter muito carisma e estar pronto para as câmeras;
  • ser criativo;
  • gostar de conversar com o público;
  • ser bom na sua área de atuação, seja ela texto, áudio, foto ou vídeo. 

As duas profissões, embora diferentes, muitas vezes andam de mãos dadas. Na internet brasileira e mundial, é muito fácil você encontrar produtores de conteúdos que também são influencers ou vice e versa. 

E você, é um produtor de conteúdo ou um influenciador? Então, comente com a gente quais são os maiores benefícios e desafios da sua profissão!

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo