Lead tracking: o que é e por que incorporar esta estratégia de marketing?

Você sabe que o sucesso do seu E-commerce depende de muita estratégia, não é mesmo? Tudo precisa estar em perfeita sintonia para que o cliente tenha uma boa experiência visitando o seu site e, por fim, efetuar a  compra. Para isso, podemos implementar muitas técnicas do marketing, como a persona, o tom de voz, um design agradável, maior utilização de palavras chaves e, é claro, o lead tracking

Se você já está um pouco imerso no mundo do marketing digital, você deve conhecer a maioria das estratégias listadas anteriormente. Entretanto, você pode não saber o que é lead tracking, como implementá-lo no seu negócio e quais são os seus benefícios. 

Mas, fique tranquilo, está tudo bem! Ninguém nasce sabendo tudo, por isso o importante é ter sempre disposição para aprender e colocar a mão na massa! 

Por isso, preparamos este texto para explicar o que é lead tracking e quais benefícios esta prática pode trazer para a sua empresa e, consequentemente, aumentar o seu número de vendas! 

Aqui, vamos abordar alguns pontos importantes, como:

  • O que é lead tracking;
  • Como usar o lead tracking;
  • Benefícios de aplicar o lead tracking;
  • Como fazer segmentação de leads. 

Ficou interessado? Então, continue com a gente para maiores informações e impulsione o seu E-commerce de uma vez por todas! 

O que é lead tracking?

Bem, antes de explicar o que esta expressão significa, precisamos entender melhor a sua origem. Vamos nessa?

  • O que é lead? Esta palavra é usada, no mundo do marketing, para definir um possível cliente. Você conquista um lead quando a pessoa aceita faz algum cadastro na loja, seja para comprar algo ou para receber suas novidades por e-mail marketing ou WhatsApp;
  • O que é tracking? Bem, basicamente, esta palavra significa “monitorar” em português.

Portanto, juntando estas duas expressões, temos a confirmação de que lead tracking é o monitoramento de possíveis clientes do seu site ou E-commerce. Podemos então dizer, que você estará stalkeando a pessoa que entrará na sua loja virtual. 

O lead tracking anda de mãos dadas com outra expressão do marketing digital: o funil de vendas. Por meio desta estratégia, você pode verificar em qual etapa do funil o seu cliente se encontra, ou seja: 

  •  Topo de funil: quando a pessoa está conhecendo os seus produtos e a sua loja; 
  • Meio de funil: são as pessoas que estão em dúvida se levarão ou não o produto, e que precisam ser convencidas; 
  • Fundo de funil: categoria que reúne as pessoas decididas para comprar os seus produtos.

Portanto, é muito difícil falar sobre o lead tracking sem mencionar as etapas do funil de vendas, já que eles são caminhos para você obter ainda mais sucesso no âmbito digital!

Como usar o lead tracking?

Nas lojas físicas, seria bem mais fácil fazer o lead tracking, não é mesmo? Afinal, nós conseguimos ver o interesse do potencial cliente com os nossos próprios olhos. Ou seja: se ele estiver dando apenas uma “olhadinha”, ele é de topo de funil. Entretanto, se ele veio procurar um vendedor para saber um pouco mais sobre determinado produto e só precisa ser persuadido, este cliente é de meio de funil. Por fim, se ele já está decidido a comprar, chamamos de fundo de funil

Porém, este processo fica mais complicado de ser analisado quando nossa loja é virtual. Afinal de contas, não estamos vendo por quais páginas do site o cliente está navegando. E é aí que surgem as ferramentas de lead tracking. 

Por meio destas ferramentas, você será capaz de inserir um código de rastreamento nas páginas do seu E-commerce – principalmente naquelas que são mais estratégicas para a sua empresa. 

Para finalizar, este código fará o monitoramento de cada passo dado pelo lead. Sendo assim, você consegue saber como foi a experiência do possível cliente dentro da sua plataforma. 

Benefícios de aplicar o lead tracking

Chegou a hora de falar sobre o que o seu negócio pode ganhar com o monitoramento dos seus leads! Dentre eles, estão:

  • Segmentação de leads;
  • Estudo do padrão de leads;
  • Retirada de obstáculos na jornada de compra do consumidor;
  • Personalização do atendimento ao cliente.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles. Acompanhe!

Como fazer segmentação de leads?

O primeiro benefício que encontramos ao aplicar esta técnica é a segmentação de leads. Então é simples: com o monitoramento de visitas no seu site, você será capaz de observar o que a pessoa estava buscando no seu domínio. 

Afinal de contas, como você já sabe, existem vários motivos que levam um possível cliente a visitar o seu e-commerce, como por exemplo, o reconhecimento de marca, o impulso para a compra e o resultado de campanhas de marketing digital

Portanto, com o lead tracking, você poderá analisar sobre esta segmentação em específico, tendo uma visão mais estratégica do que fazer para transformar essas visitas em conversão!

Estudo de padrão dos leads

O tópico anterior nos leva para este, no qual vamos falar sobre o estudo de padrão dos leads. A partir do momento em que você aplica o monitoramento, você perceberá que muitas pessoas seguem um mesmo padrão, que pode ser positivo ou negativo. 

Por exemplo: se a maioria das pessoas visitam o seu site e compram algo na mesma hora, este padrão é muito positivo para você! Mas, se os seus visitantes abandonarem o seu E-commerce sem fazer conversões, é provável que algo esteja errado: o que nos leva para nosso próximo benefício. 

Otimização da jornada de compra do consumidor

Com toda certeza, você pode tornar a jornada do seu consumidor pelo seu site ainda mais prazerosa. Essa é uma das funções do lead tracking, mostrar o que está impossibilitando o seu cliente de ter uma boa experiência no seu site ou e-commerce.

E como esta análise é feita? Lembra que a gente mostrou que esta técnica mostra a linha do tempo do cliente nas suas páginas? Então, se uma grande maioria de leads sai do seu site ao chegar em uma página, isso quer dizer que algo está errado. Portanto, é muito útil utilizá-la para efetuar as mudanças necessárias dentro do seu domínio.  

Personalização do atendimento ao cliente

A partir do momento em que você monitora o caminho do seu possível cliente dentro do seu site, você está livre para utilizar técnicas de convencimento para conversão. A partir dos dados coletados, será possível saber do que aquele cliente gosta, quais foram os itens mais cobiçados por ele, entre outras informações preciosas. 

Dessa forma, fica muito mais fácil você elaborar estratégias voltadas para a personalização do atendimento ao cliente, aproximando sua marca do seu lead e tornando a comunicação mais agradável. 

Estes são alguns benefícios do lead tracking! Está esperando o que para aplicá-lo no seu site ou E-commerce? 

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