Funil de vendas: como ele pode te ajudar a vender mais e gerar resultados para sua empresa

Conforme empresas e marcas começam a perceber as vantagens de estarem no ambiente digital para se aproximarem de seus consumidores e clientes diretos, mais importante e imprescindível se torna a necessidade de montar estratégias de marketing digital assertivas que gerem custo cada vez menores e resultados mais expressivos.

Entre uma infinidade de possibilidades de geração de receitas, que surgiram a partir de um intenso trabalho de marketing de conteúdo e de links patrocinados, o funil de vendas acaba sendo o primeiro passo para filtrar quem realmente tem potencial para se tornar um cliente da sua empresa e quer adquirir um produto ou serviço comercializado por ela.

Mas, afinal de contas, o que é o funil de vendas e como ele pode ser realmente útil para trazer tráfego qualificado para o seu negócio, de modo que o desperdício de tempo e dinheiro em campanhas ineficazes seja cada vez menos frequente? A seguir, vamos responder essas e outras perguntas que forem surgindo na medida que nos aprofundarmos mais sobre o tema. Continue acompanhando!

 

Definição de funil de vendas

O funil de vendas, ou funil de marketing, pode ser definido de forma simples e direta como “uma jornada de compra que o consumidor atravessa até que ele esteja completamente informado e esclarecido sobre todas as dúvidas que possui sobre determinado produto ou serviço”.

Por se tratar de uma estratégia de marketing digital focada em torno de um único objetivo, o fluxo de vendas está diretamente ligado ao inbound Marketing ou Marketing de atração, em que a marca estabelece um diálogo com o consumidor, sem invadir o seu espaço, através da integração de diversos serviços interligados entre si (SEO, Social Media, e-mail marketing, google Adwords etc).

 

Estágios do funil de vendas

Dependendo do seu uso e da metodologia adotada pela equipe de marketing em questão, seja ela localizada no Brasil ou no exterior, o funil de vendas pode ter três, cinco ou mais etapas. Para não causar confusões, vamos dividí-lo em três fases para simplificar o seu entendimento.

 

Topo de funil

Neste estágio, o consumidor sabe que tem um problema, mas ainda não possui consciência de como resolvê-lo. Há a necessidade em encontrar respostas para uma questão aparentemente sem solução, como “tratar dor nas costas”.

Como a pesquisa sobre o problema está focado no esclarecimento de questões relativas à condição clínica negativa, ainda não há um interesse imediato no produto que você comercializa que resolveria a dor nas costas dele (a).

Aqui, a atitude mais sensata e muní-lo de informações que esclareçam as causas do problemas. Um blog post com o título “Conheça as principais causas de dor nas costas”, otimizado para SEO tendo o marketing de conteúdo como base é a forma mais eficaz de educar o futuro prospect.

Assim que ele já tiver compreendido as causas por trás das dores nas costas, vamos para a próxima etapa, que consiste no meio do funil, também conhecida como conversão.

 

Meio de funil

Agora que o cliente já sabe melhor sobre o que estava procurando através da sua peça de conteúdo (mais uma vez o marketing de conteúdo e o SEO dando as caras) esse consumidor já avançou para o próximo estágio do funil de vendas: o de lead, isto é, um visitante que já teve o primeiro contato com a sua marca em uma ocasião que precisava de respostas para seus questionamentos.

A partir de agora, como assumiu um perfil diferente, a abordagem para esse futuro cliente também precisa ser outra, de preferência baseada na construção de confiança. E qual é a melhor forma de conquistá-la? Através de mais informação, só que, desta vez, procurando orientá-lo para possíveis soluções para tratar suas dores nas costas.

Outro Blog post direcionado para o seguinte tema: “5 métodos eficazes de corrigir sua postura e tratar as dores nas costas” vai educá-lo sobre a importância de manter-se ereto quando estiver sentado e corrigir hábitos nocivos para a sua saúde. Neste momento, ele sabe o que fazer, mas ainda está em dúvida se a aquisição de um produto representa a solução para os seus problemas. Aí que entra a última (temporariamente) etapa do funil, que compreende a fidelização/venda.

 

Fim de funil

Agora chega o momento de se posicionar e apresentar o seu produto (uma almofada lombar para encosto, por exemplo) listando seus principais diferenciais e vantagens em comparação com outros produtos indicados para a mesma finalidade.

Se no começo havia um certo receio em falar do seu produto, a partir de agora isso não será mais um problema, pois a constante alimentação baseada na publicação de conteúdos ricos praticamente desarmou qualquer resistência de última hora. Você já é visto como uma autoridade no assunto, o que automaticamente gera dois resultados: confiança e credibilidade.

Ao perceber o quanto seu produto possui uma utilidade e está ali para solucionar um problema, ao invés de simplesmente interromper a experiência de consumo de informação, como acontece com os tradicionais e invasivos pop-ups, a venda se torna natural para este novo cliente e para os demais que virão a seguir.

 

Como aplicar o funil de vendas na sua empresa

Como se trata de um processo que exige constante monitoramento com o objetivo de aprimorar estratégias, corrigir pontos fracos e fortalecer o que já está funcionando, o funil de marketing precisa ser acompanhado de perto por uma equipe de especialistas, focados em trazer os melhores resultados para a sua empresa.

A Yooper é uma agência que possui os profissionais e as ferramentas necessárias para aplicar essa estratégia no dia a dia da sua empresa, aumentando sua visibilidade e relevância na web, com o objetivo de gerar negócios cada vez mais lucrativos para a sua empresa.

Através de uma integração entre ações de SEO, marketing de conteúdo, links patrocinados, social media e e-mail marketing, em poucos meses você passará de mais uma empresa entre milhares para uma referência no seu segmento de atuação.

Para saber mais sobre nós e como funciona a nossa metodologia de trabalho, visite nossa seção de soluções em marketing digital e nosso blog para se manter sempre bem informado sobre assuntos ligados ao mundo do marketing digital. Aguardamos o seu contato!

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