Social Commerce: Transformando seguidores em clientes nas redes sociais

O social commerce é um formato de negócio eletrônico que vem crescendo entre as empresas hoje em dia. Essa estratégia de vendas é feita de maneira online e foca nas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, etc), usando as plataformas como um meio de divulgação e também para fechar o negócio.

Dessa forma, a marca poderá fazer todo o processo dentro dessas redes, sem precisar direcionar o seu consumidor para fora deste ambiente tão atrativo.

O social commerce foi citado pela primeira vez em um conteúdo da Yahoo! escrito por especialistas em 2005. Porém, essa comercialização só passou a ser realizada há poucos anos, quando as redes sociais se tornaram presentes na vida da maioria das pessoas.

Com o passar do tempo, os usuários começaram a utilizar esses sites não apenas para se comunicar com outros indivíduos, como também para fechar negócio. Atualmente, empresas que não possuem um perfil no ambiente online acabam perdendo muitas vendas significativas para a sua marca.

Mesmo sendo algo muito útil e presente na vida de muitos empreendedores, ainda existem dúvidas sobre o social commerce. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você possa conhecer mais sobre essa técnica e as maneiras de transformar os seus seguidores em clientes. Confira!

Como o social commerce funciona?

Uma das principais dúvidas sobre o social commerce é sobre como ele funciona na prática, e acontece que é mais simples do que muitas pessoas imaginam.

De forma geral, você utiliza o espaço das redes sociais para vender produtos e serviços, simplificando a jornada dos clientes. Do ponto de vista do consumidor, ele irá navegar pelo feed e quando perceber um item que ele deseja comprar, irá encontrar todas as informações sobre a mercadoria em poucos cliques.

Para realizar a compra, ele precisará apenas clicar no botão, informar todos os seus dados de pagamento e o local de entrega e pronto! Com isso, ele nem precisará deixar a plataforma da sua rede social e depois poderá voltar a rolar o seu feed tranquilamente, reduzindo assim seu risco de perder a compra.

Integração de loja nas redes sociais

A integração de lojas nas redes sociais é uma forma de realizar um social commerce diretamente para o seu site. Hoje em dia, as marcas já começam a vender os seus produtos com um perfil nas redes sociais, principalmente para auxiliar na divulgação.

Ao fazer este tipo de adaptação, você permitirá que os usuários da plataforma tenham um contato mais direto com a sua loja.

Com isso, além de promover os seus serviços e mercadorias, você também poderá finalizar as suas vendas sem que o consumidor precise ir atrás de outro endereço para acessar as suas ofertas. Atualmente, existem algumas plataformas que ajudar a realizar este processo, fazendo com que mais pessoas se sintam atraídas para o seu negócio. Duas delas são:

Instagram: sacolinha de compras

Atualmente, o Instagram já é muito mais do que um aplicativo de fotos. A sua funcionalidade da “sacolinha de compras” oferece a possibilidade de transformar as suas publicações em vendas.

Você poderá marcar os seus produtos, apresentando ao seu público informações essenciais como o valor e os detalhes sobre eles. Isso facilitará a interação do público com os produtos de seu interesse, aumentando as chances de fechar um negócio com quem só está rolando o feed.

Facebook Shop: praticidade na sua loja

No Facebook também existe a possibilidade de aumentar as suas vendas de forma simples e muito prática para os seus consumidores.

A plataforma oferece um recurso chamado “Facebook Shop”. Nele, você poderá criar uma vitrine virtual com todos os seus produtos, oferecendo aos seus clientes a visualização dos itens de maneira ordenada e com mais acesso às informações.

Além de ajudar a impulsionar as suas vendas, esse sistema também traz mais visibilidade para a sua marca.

Personalização de ofertas

Contar com a estratégia de social commerce permite que você faça uma personalização de ofertas para os seus clientes. Dessa maneira, é possível criar campanhas que acompanhem os interesses do seu público.

Sendo assim, você apresentará um conteúdo que agradará aos seus seguidores, seja em fotos e vídeos no feed ou nos stories. Isso fará com que essas pessoas tenham mais interesse nos serviços e mercadorias que você está apresentando para elas.

Como personalizar ofertas nas redes sociais?

Para isso ser feito da maneira correta, você precisará realizar uma boa avaliação de como os seus seguidores se comportam nas redes sociais.

Faça uma busca do tipo de conteúdo que eles mais consomem e dos seus interesses quando se trata de uma compra. Após isso, use as suas ferramentas de marketing para criar campanhas que serão direcionadas, e que além de agradar aos seus possíveis compradores, também aumentarão as suas vendas.

O motivo para que isso ocorra é que quando as pessoas se identificam com as publicidades, elas se sentem mais inclinadas a comprar com aquela determinada marca.

Facilitação na jornada de compra

Quando uma marca utiliza os recursos do social commerce, ela também estará facilitando a jornada de compra dos seus consumidores. Isso porque este tipo de estratégia visa incorporar todas as etapas de uma venda, sem que o interessado precise acessar diferentes sites para adquirir o seu novo produto.

Com menos interrupções na experiência do usuário, maiores serão as chances dele finalizar a sua compra, pois dificilmente perderá o interesse ao parar para fazer outra tarefa ou checar uma notificação.

Além disso, integrar a sua loja nas suas redes sociais também permitirá que o seu potencial cliente conheça mais sobre os seus serviços no feed e também tenha um contato direto com a loja a partir das mensagens das plataformas de redes sociais.

Uso de anúncios e promoções

Os anúncios e promoções são formas de aumentar a visibilidade de uma marca dentro das redes sociais a partir de um valor especificado pelo empreendedor.

Essas plataformas oferecem maneiras de trazer mais publicidade para uma loja que está disposta a pagar por este tipo de serviço.

Com isso, as chances do seu produto chegar a pessoas que não fazem parte dos seus seguidores é muito maior.

Como isso é feito?

Quando um empresário decide realizar o processo, ele poderá definir por quantos dias a sua propaganda ficará veiculada na rede social, o tipo de público, os locais onde essas pessoas estão e o valor que ele deseja desembolsar para que isso ocorra.

Ao informar esses dados, o sistema irá ser responsável por calcular quantos usuários poderão ser alcançados com aquela promoção. Confirmando o processo, a plataforma será responsável por utilizar os seus métodos para entregar a sua publicidade para as pessoas definidas anteriormente, aumentando a visibilidade que a marca poderá ter dentro daquela rede social.

É possível combinar os diferenciais de uma oferta personalizada com os anúncios, garantindo que essa publicação chegue a um número muito maior de possíveis compradores.

Aposte no social commerce!

Conhecendo todas as possibilidades e vantagens que o social commerce oferece, você poderá alavancar as suas vendas com mais facilidade.

As redes sociais podem te trazer oportunidades que outras plataformas dificilmente conseguiriam alcançar e, por conta disso, vale muito a pena investir neste tipo de ferramenta.

Se você deseja saber mais sobre estratégias de marketing e publicidade para a sua marca, entre em contato com a Yooper. A nossa empresa está focada em te ajudar a alcançar os seus resultados de maneira mais assertiva!

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo