Segundo o relatório Millennial & Gen Z Survey 2023, da Deloitte, a chamada Geração Z, de pessoas nascidas entre 1995 e 2010, tem a expectativa de receber maior suporte em questões relacionadas à saúde mental, desfrutar de jornadas de trabalho flexíveis e ter acesso a oportunidades para o aprimoramento de habilidades por parte das empresas. Com isso, diversas consultorias realizam mapeamentos ao longo do ano visando identificar empresas que atendem ou até mesmo superam essas expectativas citadas acima.
No Brasil (e até no mundo), uma das consultorias mais reconhecidas é a da Great Place to Work, a qual realiza anualmente diversos mapeamentos para identificar os melhores lugares para se trabalhar, assim como o próprio nome indica.
Em 2023, a Yooper fez parte pela quarta vez consecutiva do seleto ranking de melhores agências para se trabalhar. Por isso, preparamos este artigo para te explicar um pouco melhor o famoso selo GPTW, sua importância e seu impacto no mercado. Confira!
O que é o Selo GPTW
O selo “Great Place to Work” ou GPTW é uma certificação concedida a empresas que atendem a determinados critérios relacionados ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional. Tal certificação é concedida pela organização Great Place to Work Institute, uma empresa global de consultoria que avalia e reconhece excelentes ambientes de trabalho em todo o mundo, no Brasil e em diversos outros lugares a pesquisa ou consultoria acontece anualmente.
As empresas que recebem o selo “Great Place to Work” são aquelas que se destacam em criar um ambiente de trabalho positivo, promovendo a confiança, a colaboração, o respeito e a equidade entre os funcionários. A avaliação geralmente envolve pesquisas anônimas de funcionários para medir a percepção deles sobre diversos aspectos do ambiente de trabalho, como: liderança, oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e valores organizacionais.
Essa certificação é considerada um reconhecimento significativo e muitas empresas buscam ativamente melhorar suas práticas de gestão de pessoas para alcançar o status de “Great Place to Work”. Ter o selo é muitas vezes visto como um indicativo de um ambiente de trabalho saudável e positivo, o que pode influenciar a atração e retenção de talentos.
Como acontece o processo de certificação
O processo de certificação GPTW inicia-se com a escolha de uma solução adequada ao porte e particularidades da empresa. Por exemplo, existem opções diferenciadas para organizações com mais ou menos de 30 colaboradores, considerando também as personalizações necessárias à estrutura da instituição.
Toda a gestão do processo é realizada por meio da plataforma online: GPTW Connect. Nesse ambiente, a empresa efetua o cadastro e agenda a pesquisa de clima organizacional em um prazo de até 6 meses.
Durante o processo é fundamental comunicar aos colaboradores as datas para responderem aos questionários durante o processo. Após o início da pesquisa, há um período de 15 dias para os participantes preencherem os formulários na plataforma.
Os resultados da pesquisa de clima organizacional compõem um relatório abrangente com informações sobre adesão à pesquisa, como:
- Visão Área (VA): resultados em relação aos diferentes setores;
- Visão Empresa (VE): resultados da organização como um todo;
- Benchmarking: comparação com as 150 melhores do país em cada quesito;
- Demografia: alguns planos incluem filtros por idade, gênero, cargo ou nível de atuação, especialmente úteis em empresas com maior contingente de colaboradores.
Ao concluir a pesquisa, será elaborado um relatório para criar um plano de ação. Se a empresa atingir os 70 pontos no Trust Index, atendendo ao número mínimo de respondentes, a organização conquistará o selo GPTW, um reconhecimento da qualidade do ambiente de trabalho.
Qual a importância da jornada de certificação
A Jornada da Certificação representa um percurso para avaliar a satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho e a confiança na organização e em seus líderes.
Ser reconhecido como um Great Place to Work é um diferencial para as empresas, isso porque o selo evidência ao mercado que no ambiente de trabalho da empresa certificada, as pessoas são o foco central da estratégia.
Dessa forma, seguir esse trajeto trará uma série de benefícios para a empresa. Confira algumas dessas vantagens abaixo!
Validação da Cultura Empresarial:
Muitas empresas possuem valores organizacionais estabelecidos, mas poucas conseguem traduzi-los efetivamente para o ambiente de trabalho. Nesse contexto, a certificação GPTW serve como um indicador de que o discurso é colocado em prática, refletindo-se no ambiente e na percepção dos colaboradores.
Criação de Fatores de Atração e Retenção de Talentos:
Para atingir os 70 pontos na pesquisa de clima, a empresa precisa ter construído um ambiente de trabalho sólido, proporcionando boas experiências. O reconhecimento dessas práticas, juntamente com melhorias implementadas, intensifica o interesse em trabalhar na organização.
Aprimoramento o Engajamento da Equipe:
Quando a empresa se destaca como um local atrativo para trabalhar, as pessoas tendem a se comprometer mais, buscando permanecer na organização. Isso resulta em motivos adicionais para produzir, refletindo-se no engajamento dos membros das equipes.
Yooper reconhecida pela GPTW
Sabendo da importância de um ambiente de trabalho humanizado, visamos aplicar práticas no dia a dia dos colaboradores, seja presencial ou remotamente, que reforçam nosso principal compromisso enquanto uma empresa: o foco em pessoas acima de qualquer coisa. Acreditamos que isso é a chave do sucesso não só para a Yooper, mas para todo e qualquer negócio.
Por isso, participamos pela quarta vez do processo de certificação Great Place to Work — e, apesar de muitas coisas acontecerem no intervalo de um ano (período da última pesquisa), uma contínua igual e sendo um consenso entre nossas pessoas colaboradoras: a Yooper é um dos melhores lugares para se trabalhar!
Devido a isso, pela quarta vez consecutiva, a Yooper é certificada como uma das melhores agências de pequeno porte para se trabalhar em todo o Brasil! Foram mais de 60 agências avaliadas e centenas de colaboradores participaram da pesquisa, em meio a tudo isso, a Yooper ocupou a oitava posição do ranking.
O resultado mostra e firma nosso compromisso em promover uma cultura de colaboração no qual as pessoas se sintam parte do negócio, dos processos, das estratégias, dos resultados e, sobretudo, das melhorias.
Estamos felizes e empolgados com mais um ano que se inicia e com ele a oportunidade de continuar fazendo da Yooper um dos melhores locais para se trabalhar.