O que são as técnicas Black Hat e White Hat no Google?

Quem tem um e-commerce sabe que apostar em estratégias de SEO é fundamental para garantir mais visibilidade para o seu site. Mas é preciso otimizar e produzir conteúdos de forma correta para ser bem avaliado pelos mecanismos de busca, e é aí que entram as técnicas de White Hat e Black Hat.

Saber como aplicar as técnicas White Hat e Black Hat, de SEO, é fundamental tanto para quem tem vontade de alavancar os resultados do seu negócio através das vendas online quanto para quem trabalha com marketing digital. Ficou interessado e quer aprender mais? Vem com a gente!

De onde vieram os nomes Black Hat e White Hat?

Os termos Black Hat e White Hat vieram do cinema preto e branco, especificamente dos filmes antigos de faroeste. Os chapéus pretos e os chapéus brancos eram usados como uma maneira de identificar quem era o herói e quem era o vilão da história. O herói usava um chapéu branco e o vilão um chapéu preto.

Black Hat SEO

O Black Hat são práticas de SEO perigosas e arriscadas, que vão contra as diretrizes dos mecanismos de pesquisa para melhorar o ranqueamento de seu site nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing, podendo gerar penalizações.

Existem muitas “técnicas” que fogem das diretrizes de qualidade dos buscadores, como plágio, spams e links ocultos. Para você entender melhor, separamos algumas práticas de Black Hat muito comuns na internet. Veja!

1-Link Farming

O Link Farming, ou fazenda de links, são sites que direcionam o usuário de forma automática para uma outra página, com o intuito de aumentar o número de acessos e a autoridade da página direcionada. Essa é uma maneira de burlar as estratégias de link building e os mecanismos de busca entendem como uma prática de Black Hat, diminuindo o posicionamento do site em sua página de pesquisa.

2-Excesso de palavras-chave

Num passado recente, os sites conseguiam melhorar o seu posicionamento por repetir várias vezes a mesma palavra-chave. A ideia era fazer com que o algoritmo entendesse que a página tinha um conteúdo bem direcionado sobre o assunto. Hoje, essa estratégia é considerada como Black Hat.

Após as últimas atualizações do Google, a quantidade certa da palavra-chave varia conforme o tamanho do texto. Se você passar a porcentagem do uso da palavra, o seu conteúdo será punido.

3-Doorway Pages

Doorway Pages são páginas de porta usadas para manipular os rankings de busca com palavras-chaves que não tem relação alguma com o conteúdo. Hoje em dia, é muito mais provável que os mecanismos de busca punam ou desçam a classificação de sites que praticam essa técnica de Black Hat.

Um exemplo disso é o site da BMW, onde o código em Javascript da página repetia 42 vezes a palavra-chave “carro usado” e na própria página trazia um conteúdo bem diferente deste assunto.

4-Plágio

O plágio acontece quando um site copia toda ou parte de um conteúdo de outra página. Vale dizer que repetir um mesmo conteúdo de seu site, sem mudar o texto, também pode ser considerado como plágio para os mecanismos de busca.

Não seguir as diretrizes do Google não é ilegal e não existe um órgão regulador que determine a prática ética de SEO. É mais um consenso geral com base nas diretrizes fornecidas pelos buscadores.

White Hat SEO

A técnica do chapéu banco significa “seguir as regras”. Simplesmente, é seguir as diretrizes dos mecanismos de busca e usar somente táticas éticas. Separamos três técnicas de White Hat indispensáveis para você aplicar em seus conteúdos. Confira!

1-Títulos otimizados

O título é o que faz o leitor decidir se vai ou não acessar um conteúdo, por isso, é melhor caprichar! Criar títulos que condizem com os termos pesquisados influenciam diretamente no algoritmo dos mecanismos de busca, melhorando o posicionamento da página.

2-Palavras-chaves otimizadas

Inserir a palavra-chave principal do seu texto no título, subtítulo e meta description é um dos fatores principais, analisados pelos mecanismos de busca. As palavras-chaves utilizadas precisam seguir com certa lógica.

Evite termos com pouco volume de busca ou palavras que possam levar o seu conteúdo a usuários que não são o seu público-alvo.

3-Linkagem interna

A linkagem interna se baseia em adicionar links dentro do conteúdo que direcionam o leitor para uma outra página, seja do seu próprio site ou de uma outra página. Isso é feito através de textos âncoras, que são aquelas palavras clicáveis no meio do texto.

Adicionar links internos e externos em seu texto é uma forma de indicar outros conteúdos que podem ser relevantes ao leitor. Além disso, é uma forma de melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

4-Conteúdos otimizados

Otimizar conteúdos do seu blog com frequência é importante para manter o assunto sempre relevante e o mais atualizado possível para seus leitores.

Vamos citar esse artigo da Yooper sobre os principais fatores de ranqueamento que impulsionam o seu e-commerce. Ele possui um conteúdo rico e atualizado, mas daqui a cinco anos ele precisa ser melhorado, porque até lá muitos fatores de ranqueamento podem aparecer e outros podem mudar.

Depois de atualizado, esse artigo tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa e, assim, alcançar muito mais pessoas.

O Black hat pode acarretar riscos muito graves, gerando até a punição de sua página. O melhor caminho para obter um bom posicionamento nos sites de busca sem correr riscos é utilizando técnicas de White Hat.

Investir em estratégias de SEO pode ser exatamente o que a sua empresa precisa para atrair e conquistar mais clientes através da internet. Para que o seu site alcance o melhor posicionamento possível nos mecanismos de busca, entre em contato para conhecer os serviços orgânicos da Yooper.

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