O que são os algoritmos do Google?

Quem trabalha com marketing digital sabe a importância do SEO. O Search Engine Optimization é o que faz com que uma página receba um bom posicionamento nas pesquisas, aumentando as chances de atrair visitantes. Para isso, é preciso entender sobre o algoritmo do Google.

Neste artigo, você vai conhecer sobre o que são os algoritmos do Google e os principais fatores de ranqueamento para que você possa melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Algoritmos do Google e SEO

O algoritmo é a base de como o mecanismo de busca irá funcionar. Ele é uma sequência de operações que precisa ser seguida à risca para que o buscador identifique um site e o seu ranqueamento nos resultados.

A função do algoritmo do Google é entregar respostas claras e assertivas para as pesquisas feitas pelo usuário, aperfeiçoando a experiência através de melhorias contínuas em suas formas e seus dados.

Para encontrar um site, o Google faz a leitura da página e coleta informações sobre o assunto, como o contexto, a qualidade, as palavras-chave e outros parâmetros para classificar a página dentro dos resultados de pesquisa. E é sobre estes critérios de classificação que iremos falar a seguir.

Como funciona os algoritmos do Google

Para que os usuários possam encontrar as respostas para o que procuram nos sites de busca, o Google criou sistemas de classificação, compostos por diversos algoritmos.

O algoritmo do Google se vale de cinco principais critérios para determinar quais páginas vão aparecer para os usuários, chamados fatores de ranqueamento. Para você compreender melhor, listamos os principais:

Conteúdo

Os algoritmos do Google conseguem identificar se um conteúdo atende as dores e as necessidades do usuário. Quando o texto é “aprovado” pelo algoritmo, o conteúdo recebe um melhor ranqueamento nas páginas de pesquisas.

Para que o seu conteúdo tenha um bom posicionamento no Google, é importante que seja um material inédito, feito em diferentes formatos (desktop e mobile) e que possua uma linguagem adequada ao público e à etapa da jornada de compra do usuário.

Tamanho

O tamanho do texto também conta como um fator de ranqueamento. Mas não estamos falando de delimitar um número de palavras, mas de entender se o conteúdo responde às questões das personas.

Por exemplo, se você criar um artigo que contém 2.000 palavras, mas não trouxer informações relevantes, um conteúdo mais assertivo de 500 palavras terá um melhor ranqueamento que o seu, desde que ele também entregue as respostas que o usuário procura.

Densidade

Existem diversas maneiras de tornar o seu texto mais denso, e a principal delas é permitir uma leitura fluida e natural. Muitas pessoas utilizavam palavras-chave em excesso para fazer com que o conteúdo receba um melhor ranqueamento, mas hoje em dia essa é uma prática considerada Black Hat, podendo ocorrer até a punição do seu site.

O algoritmo SEO conta com mecanismos cada vez mais parecidos com a interpretação semântica humana, valorizando conteúdos mais agradáveis e coerentes para o público. O uso de sinônimos, palavras-chave long tail e termos relacionados ao assunto principal são maneiras de deixar o texto mais leve e ter um bom resultado nos sites de busca.

Palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é fundamental para produzir conteúdos que vão de encontro com aquilo que o usuário procura na internet. O Google utiliza palavras-chave buscadas pelo usuário para identificar quais conteúdos podem atender melhor a sua pergunta.

Você precisa escolher as palavras-chave mais comuns que o seu público-alvo utiliza na hora de fazer uma pesquisa. Além destas palavras estarem no texto principal, é indispensável adicioná-las em posições estratégicas dentro da sua página como, por exemplo, na URL, na descrição e no título da página.

Backlinks

Os backlinks são links usados dentro de um texto que levam o usuário para uma outra página ou outro site. Ou seja, você pode levar o leitor para um outro artigo dentro do seu blog ou para uma página de um parceiro.

Aqui, os backlinks servem como uma fonte de confiança do assunto que você está abordando no texto. É como se você estivesse montando um artigo para a faculdade, citando as referências do assunto apresentado.

Se você deseja que o seu conteúdo tenha um bom ranqueamento nas páginas de pesquisa, é fundamental adicionar sites confiáveis, que possuem autoridade e relevância maior que a sua na internet.

O Google faz mudanças em seus algoritmos todos os dias. A própria empresa já declarou fazer mais de 300 alterações a cada ano, ambas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Por isso, é fundamental pesquisar sobre as mudanças e atualizações nos algoritmos do Google, para que a posição do seu site nas páginas de pesquisa não seja comprometida.

Atualizações do Google

Como o Google é um sistema computacional, alimentado por regras lógicas, não é difícil identificar como e quais são estas regras que fazem com que um site seja relevante para o buscador.

Como exemplo, vamos citar o título de uma página, que é um dos elementos que o mecanismo avalia para melhorar o ranqueamento de um site. Quando foi descoberto que o mecanismo avaliava o título, as pessoas começaram a construir títulos melhores para um melhor ranqueamento, mas alguns conteúdos não eram relevantes para a pesquisa, e foi onde o Google precisou realizar uma nova atualização.

Outro exemplo é o excesso de palavras-chaves. Quando foi identificado que as pessoas repetiam a mesma palavra-chave várias vezes com o intuito de melhorar o posicionamento do conteúdo, o buscador precisou novamente atualizar seus algoritmos.

Basicamente, quando tentamos burlar as tentativas de ranqueamento do Google, o mecanismo de busca realiza uma nova atualização para uma melhoria dos algoritmos, sempre com o objetivo de entregar somente conteúdos de valor ao usuário que pesquisa um termo.

Mas como que um buscador consegue identificar inúmeras páginas web? A resposta é simples: com a ajuda dos robôs de busca.

Robôs de busca

Os mecanismos de busca utilizam um software criado com a finalidade de rastrear e indexar todo o conteúdo da web. Também chamado de bot, crawler ou spider, os robôs de busca navegam de página em página por meio dos links que encontram, à procura de novas páginas ou conteúdos atualizados, indexando os resultados encontrados ao índice do buscador.

O índice dos buscadores funciona como um banco de dados, onde ficam armazenados os resultados encontrados pelos bots, como o título, o conteúdo em formato de texto e a URL.

Para conseguir verificar bilhões de páginas web, os buscadores precisam manter a instância dos bots funcionando em um conjunto de computadores. O programa utiliza uma lista de URLs com base em rastreamentos realizados anteriormente.

À medida que o robô de busca vai analisando os sites, ele detecta todos os links presentes em cada página e os inclui em uma “fila de espera” de análise. Essa lista também é atualizada com a ajuda de webmasters, que enviam sitemaps pelo Search Console, uma ferramenta do Google que permite analisar como está a situação do seu site no buscador.

Quando o bot encontra conteúdos novos, alterações nas páginas e links quebrados, ele envia essas informações de volta ao índice para que elas sejam atualizadas.

Leia também o nosso artigo sobre como o seu e-commerce pode adquirir mais relevância nos mecanismos de busca.

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