Digital Influencer: conheças as vantagens, ferramentas e muito mais para alavancar seu negócio digital

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Conforme as redes sociais se tornam mais populares e mais pessoas ganharam relevância em seus perfis pessoais e profissionais, maior se tornou a probabilidade delas influenciarem outros indivíduos acerca do seu trabalho e estilo de vida. A chegada dos primeiros influenciadores digitais mudou completamente toda a dinâmica social que existia até então na internet. 

Vindos de diferentes lugares, eles logo conquistaram o seu espaço e chamaram a atenção de empresas que enxergam neles a oportunidade que precisavam para expandir seus negócios e alcançar mais consumidores no mundo digital. 

Tendo isso em vista, nós, da Yooper digital, vamos fazer um tour com você que está considerando contratar um influenciador digital para aumentar suas vendas. 

Primeiro, você vai entender a função de um digital influencer, depois as vantagens de trabalhar com um e quais são as melhores ferramentas para encontrar aquele profissional que mais combina com a proposta do seu negócio. Vamos lá!

O que é

A partir do momento em que um completo desconhecido (a) tem a oportunidade de compartilhar sua visão de mundo, seus gostos, aptidões, hábitos e outras características que tornam-o (a) uma personalidade singular nas redes sociais, ele se torna o que chamamos de influenciador digital. Em outras palavras, todo o conteúdo que ele produz ganha repercussão entre uma grande quantidade de pessoas.

Ao trabalhar o marketing de influência, esse profissional ganha ainda mais alcance, pois é acompanhado dezenas, às vezes até milhares de pessoas dependendo da projeção da sua imagem. Sua relevância também aumenta e ele atrai para si assuntos que estão sendo discutidos naquele exato momento. Por último, esse profissional conquista ressonância, isto é, consegue fazer com que suas ideias e opiniões se propaguem mais rápido pela internet.

Já deu para perceber como os influenciadores digitais se tornaram figuras centrais na vida de muitas pessoas que estão consumindo conteúdo e produtos pela internet? Para você que possui um negócio digital ele pode ser um ponto de partida para apresentar um novo público para sua marca. 

Vantagens de contratar um influenciador digital


Se você decidiu que precisa de um digital influencer, então precisa conhecer as vantagens de trabalhar com esses profissionais que vão trazer melhores negócios para a sua marca, especialmente se você sentir que o seu negócio está estagnado e seus concorrentes estão faturando mais e de forma mais consistente. 

  1. Conteúdo de qualidade

    Produzir conteúdo relevante e de forma consistente exige tempo e dedicação. Ter um influenciador digital que já conhece o seu público e sabe o que funciona e o que não funciona pode ajudar você a ajustar a sua comunicação e ter melhores resultados, tanto no aumento do tráfego para o seu site quanto para seus canais digitais. 

    Você ainda pode ter a palavra final na escolha do assunto que será abordado, mas a experiência do profissional, orientando para a melhor forma de abordá-lo e divulgá-lo, pode fazer toda a diferença na maneira como a sua empresa é enxergada. 

    Na visão de Beatriz Beloti, analista de marketing de influência da Yooper Digital Marketing, “as ideias do conteúdo devem surgir principalmente dos influencers, porque eles entendem o próprio público melhor do que ninguém e sabem como funciona”. 

    Ainda de acordo com ela é preciso dar liberdade para o profissional da área explorar sua própria criatividade. “Claro que a marca também passa seu briefing e suas ideias, mas deixar o influencer livre para prosseguir com o conteúdo, ajuda muito a ser uma ação de sucesso”, avalia Beloti.

  2. Engajamento e alcance

    Um influenciador digital consegue aumentar o alcance da sua marca e torná-la mais relevante para o seu público.

     

    Todo empresário precisa fazer um imenso trabalho de relações públicas com seus consumidores e clientes para que eles fiquem próximos da marca. Muitas vezes isso pode ser difícil caso você não tenha o jogo de cintura necessário para se apresentar como porta voz da sua empresa. 

    Neste caso, o melhor é deixar que alguém faça isso. De preferência um profissional conhecido pelo seu público. Aí que entra a figura do influenciador digital que surge justamente para fazer esta ponte entre a sua marca e o seu público. Além disso, você também consegue identificar melhor os consumidores que estão mais alinhados com o seu mercado. 

    Beatriz conta de uma experiência recente que teve na própria Yooper onde segmentos considerados opostos puderem encontrar um mesmo público e se complementar, gerando resultados tanto para a influenciadora digital contratada quanto para a empresa que teve sua imagem associada à ela. 

    “Um dos maiores exemplos que tivemos, foi até recente, contratamos uma influencer que fala muito sobre a decoração da casa, seu segmento é total focado em decoração e reformas. Sendo assim, arriscamos contratá-la para um cliente que vende papéis de parede, ela vendeu muito muito bem, porque atingiu um público que ama acompanhá-la por conta de decorações e novidades do segmento”, relembra Beloti.

  3.  Mensuração de resultados

    Com a ajuda de um influenciador, você consegue mensurar resultados e fazer ajustes na suas campanhas de marketing de influência.

     

    Uma das vantagens de trabalhar com influenciadores digitais é que você pode pode avaliar a parceira e, baseado nos resultados obtidos, saber se ele está sendo benéfica ou não. Isso deixa você livre para procurar por outros profissionais que se alinham melhor com o seu mercado de atuação. 

    Segundo Beatriz, todo o trabalho de análise de métricas e resultados é feito em parceira com o influenciador, o que garante um trabalho de mensuração mais simples e eficaz das campanhas voltadas para engajamento e conversão. 

    “Nós fazemos a mensuração por links taggeados que elas divulgam, assim conseguimos analisar acessos, novos usuários e conversões. Em outros casos, também criamos um cupom de desconto para ser acompanhado na plataforma do site o total de vendas”, exemplifica. 

    O próprio Google Analytics do cliente já fornece alguns dados interessantes, das postagens feitas pelos influenciadores digitais “com números de engajamento, interações em geral e com isso conseguimos entender se a campanha foi boa ou não. Basicamente medindo engajamento e conversões juntos”, completa Beloti.

     

 Comunicação mais eficiente

A comunicação entre você e seus clientes fica ainda melhor com a presença de um influenciador digital.

Se você está acostumado em dialogar com o seu público através de um único canal, chegou a hora de ser mais flexível e pensar em novas estratégias. 

Um profissional que trabalha diretamente com marketing de influência vai saber exatamente como fazer isso já que ele (a) já tem o hábito de transitar entre diferentes mídias como algo natural e rotineiro para se comunicar com seus seguidores (as).

 

Melhores ferramentas para encontrar influencers

A melhor forma de encontrar influenciadores é encontrar procurando nos lugares certos.

 

Com as infinitas possibilidades da internet ficou muito fácil encontrar influenciadores digitais. Você não precisa sair por aí perguntando para todo mundo que conhece se tem o contato de algum. 

Basta usar algumas ferramentas que foram desenvolvidas justamente para isso: funcionar com um canal direto entre você e o seu futuro influenciador digital. 

Segue abaixo algumas delas. 

Influency.me: o que diferencia essa ferramenta é a quantidade de personalidades cadastradas nela (mais de 80 mil influenciadores digitais) e a possibilidade de poder filtrar o seu profissional com base em características que vão de acordo com o seu segmento de negócio. Outra informação relevante é que você consegue acompanhar a reputação dos influenciadores, o que já é interessante para evitar futuras dores de cabeça.

BuzzSumo: Se você trabalha com produção de conteúdo, não pode deixar de conferir essa ferramenta. Ela apresenta quais influenciadoras estão mais alinhados com os conteúdos que você deseja compartilhar. Além disso, você também tem acesso ao perfil do influenciador e do conteúdo que ele compartilha com mais frequência. Assim, aumentam as suas chances de encontrar a pessoa certa para fazer o trabalho certo. 

Hubble: ideal para pequenos, médios e grandes empresários. Toda a negociação entre contratantes e influencers acontece livremente, sem interferência da plataforma.  Tudo isso deixa a sua comunicação com esses profissionais mais fácil e dinâmica. 

Famebit: Indicada para quem produz conteúdo em vídeo, já que o banco de dados da ferramenta está concentrado nos canais mais famosos do Youtube. Assim que realiza o seu cadastro, você já sabe quais influenciadores estão disponíveis para trabalhos envolvendo campanhas de marketing ou ações mais direcionadas como divulgação de produtos/serviços. 

Agora que você já sabe tudo sobre influenciadores digitais e como entrar em contato com eles, aproveite para conferir outros artigos sobre marketing digital publicados no nosso blog. A yoper conta com um serviço exclusivo de digital influencer que eleva a percepção da sua marca e posiciona você como uma autoridade no seu segmento de mercado. Venha conhecer!

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