O que é uma DMP e quais os benefícios para seu negócio

dmp

Em média, uma pessoa é impactada por até três mil anúncios ao dia. Esse alto volume faz com que 50% dos consumidores pare de prestar atenção nas publicidades online ou use ferramentas para bloqueá-las. A sobrecarga de campanhas que uma pessoa tem acesso ao dia é resultado de um marketing online feito de maneira pouco estratégica, genérica e sem foco específico. 

Quando as marcas entendem que não é o volume de entrega que conta, mas sim sua qualidade, elas conseguem aumentar o ROI das campanhas, gerar mais conversão e melhorar o relacionamento com o seu público. E quando falamos em qualidade, não estamos nos referindo ao criativo, mas sim a adequação da distribuição do anúncio para um público estratégico. 

Conhecer quem são os clientes e potenciais consumidores de um produto ou serviço e entregar para eles campanhas estratégicas faz com que a publicidade online seja mais assertiva. Como fazer isso? Uma DMP pode ajudar.

 

Afinal, o que é uma DMP?

 

A Data Management Platform é uma ferramenta de gestão de dados que separa o público de um negócio em clusters que podem ser ativados em mídia programática, redes sociais, buscadores, entre outros. 

A plataforma concentra informações, principalmente, first e third party, ou seja, dados proprietários da marca e informações coletadas por outras empresas. No caso dos first party é usada uma estratégia de rastreamento das informações de quem acessa o site da marca, entendendo o comportamento online de quem já se relaciona com a empresa. É possível também fazer o onboarding das informações para a DMP, integrando dados cadastrais, provenientes de pesquisas da marca, enfim, toda informação online e offline que o negócio tiver sobre seus clientes. 

Já no caso do third party, a DMP disponibiliza informações de uma banco de dados robusto para complementar. Geralmente, essas são mais específicas, como faixa salarial, quantidade de filhos, comportamento de compra, etc. 

Importante salientar que é crucial na hora de escolher uma DMP optar por uma que esteja em compliance com as leis de proteção de dados. Toda informação presente na plataforma precisa ter sido autorizada ser captada pelo usuário e ser anônima.

 

Mas como ativar os dados de uma DMP?

Com todas essas informações na mão, a marca pode, por exemplo:

 

  • Criar clusters para segmentar melhor suas campanhas, tornando-as estratégicas. Com a ferramenta é possível, por exemplo, saber quem são as pessoas que visitam o site da marca e acessam a página de um produto específico. Conhecendo o perfil destes consumidores, é possível criar um cluster de pessoas com as mesmas características e segmentar a campanha para este público;
  • Criar personas completas;
  • Entender o que os consumidores procuram para apostar no desenvolvimento de novos produtos;
  • Conhecer o perfil de consumo e pessoal dos clientes a fim de evitar fraudes;
  • Fazer campanhas de remarketing de forma assertiva. 

Procure por uma DMP de qualidade

Além de entregar uma banco de dados robusto, uma DMP precisa permitir o onboarding de dados da empresa. A Tail oferece uma DMP que tem ferramentas como o Lookalike, que amplifica audiências; pode ser integrada com plataformas de mídia programática, redes sociais e buscadores; está em compliance com a lei; traz dados onlines e offlines para amplificar o alcance da marca; e imprime inteligência no processo ao passo que permite a análise de comportamento do consumidor. Faça uma teste: www.tail.digital

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo