Você já ouviu falar em heatmap? Esse conceito é essencial para tudo o que envolve o marketing digital porque impacta no seu site, nas campanhas de e-mail marketing e em muitas outras estratégias. No contexto do marketing digital, o heatmap, ou mapa de calor, é uma ferramenta de visualização que permite saber onde e como os usuários interagem dentro de um site ou blog, sendo que as áreas mais próximas do vermelho recebem maior destaque por serem os locais onde existem mais interações, enquanto as áreas com cor azul são aquelas que recebem menos interações.
Você deve estar se perguntando se essa tecnologia é a mesma usada, por exemplo, em jogos de futebol, para mapear a movimentação de um jogador pelo campo. A resposta é sim, sendo que, para o marketing digital, essa tecnologia permite verificar em quais áreas do site o visitante passa mais tempo e em quais ele não se interessa tanto a ponto de se fixar ali.
Mas o que é considerado interação? O mapeamento de sites leva em conta:
- Os cliques (click maps), que podem ser call to actions, banners, links, ícones e etc, demonstrando o interesse ou não por determinados assuntos;
- A rolagem da página (scroll maps), que indica em quais pontos o usuário para e lê o conteúdo e em quais trechos ele passa direto, além de indicar até aonde ele vai;
- Os movimentos do cursor (hover maps) são uma parte da análise que exige maior profundidade, já que o usuário pode deixar o mouse parado para realizar outras atividades ou pode realmente consumir com afinco aquele conteúdo.
- Os pontos de fixação em uma página específica podem ser lidos como uma forma de rastreamento do olhar.
Após ler o mapa de calor, o que fazer?
O heatmap é uma excelente ferramenta de avaliação, já que tem como objetivo desenvolver um relatório detalhado com as indicações das atividades dos usuários na página, sendo assim, é um grande aliado não só para analisar o comportamento dos usuários, mas também para otimizar sites e blogs.
Como tudo em um e-commerce é pensado para o usuário, é essencial entender como o visitante se comporta perante tudo aquilo que é proposto por quem efetuou o planejamento da página. Por isso, o relatório feito a partir dos resultados do heatmap, principalmente quando ligado a outras métricas, ajuda a traçar estratégias rápidas e eficazes de aperfeiçoamento.
Essa é uma forma precisa e objetiva de traçar as melhores estratégias de marketing digital, como por exemplo: um botão de call to action que recebe poucos cliques está fazendo sentido para o usuário? A frase presente no botão é atrativa? Como esse CTA pode ser mais atrativo? Assim, não se deve analisar os pontos de baixo interesse do público como um erro irreversível, e sim como oportunidades de aperfeiçoamento que não seriam possíveis sem o heatmap.
Ao trabalhar com o heatmap, você gera maiores pontos de conversão para cada etapa do funil, além disso, essa ferramenta ajuda a entender as preferências de navegação dos usuários. Uma das estratégias que podem ser adotadas é a otimização dos conteúdos, para que tenham divisão estratégica de parágrafos, maior escaneabilidade, e que, assim, possam ter maior chance de serem lidos do início ao fim.
Uma das métricas que mais impacta num site é a taxa de rejeição, que acontece quando um usuário abandona a página muitas vezes sem converter nem interagir. Por isso, ao usar o heatmap, é possível identificar formas de fazer com que haja a permanência de um visitante no seu e-commerce ou blog.
Como é feito o heatmap?
O mapa de calor é feito de forma automatizada por meio de softwares que monitoram o acompanhamento dos visitantes de um site. A partir daí, são rastreadas as atividades que geram os mapas para fazer relatórios referentes a um determinado período.
As ferramentas de heatmap disponíveis ajudam a rastrear a movimentação dos visitantes, programar testes, pedir feedbacks aos usuários, e oferecer outros dados valiosos para melhorar a experiência do usuário obtendo o máximo de conversões. Vamos descobrir um pouco sobre cada uma delas, a seguir.
Conheça as ferramentas de heatmap
Cada ferramenta varia e possui suas próprias características, apesar de terem algumas tarefas em comum. Por isso, é importante saber um pouco sobre cada uma delas e qual se adequa melhor ao seu objetivo dentro das estratégias de vendas, conversão e etc.
Hotjar
Uma das ferramentas mais famosas do mundo, possibilita trabalhar com heatmaps, mapas de gravação e ainda traduz as informações para otimizar as estratégias de conversão dentro do funil de vendas. Além disso, é possível inserir pesquisas internas para os visitantes, colhendo os feedbacks em tempo real.
Crazy Egg
Uma ferramenta muito simples de acessar e que traz dados relevantes por meio do seu heatmap. Assim, entender a jornada do cliente será fácil com landing pages com os resultados, relatórios visuais, heatmaps e gravações de sessões individuais.
Mouseflow
Por meio de seus heatmaps, essa ferramenta avalia o comportamento do usuário dentro de um site e ajuda na compreensão das etapas de conversão do funil. Também é possível criar pesquisas quantitativas e qualitativas enquanto o usuário navega, dessa forma, coletando em tempo real o feedback.
Agora que você já aprendeu um pouco sobre Heatmap, confira outras dicas de Técnicas de SEO. Entre em contato com a Yooper e tenha a melhor consultoria de ecommerce!