IA e o comportamento de busca do consumidor

O comportamento de busca do consumidor está em constante mudança devido às evoluções tecnológicas. Com a nova revolução, provocada pela inteligência artificial, as transformações continuam, e compreender como as IA estão ligadas ao dia a dia das pessoas é crucial.

A crescente aceitação da inteligência artificial e o aumento de sua relevância nos padrões de busca dos consumidores brasileiros são motivos suficientes para que as empresas se atentem e se tornem íntimas dessa nova tecnologia. 

Neste texto, saiba mais sobre as tendências, as mudanças e o que esse novo cenário pode significar para sua empresa!

Como está o comportamento de busca dos consumidores?

O comportamento de busca dos consumidores vem mudando a cada ano que passa, à medida que a tecnologia e as preferências evoluem.

Sendo assim, as marcas devem entender como as pessoas estão pesquisando e usar essas informações para criar estratégias de marketing e de vendas eficazes.

A revolução provocada pela inteligência artificial foi um destaque, assim como mostra a State of Search Brasil 2023, que apresenta em detalhes como essas ferramentas estão integradas ao cotidiano dos usuários, influenciando em sua comunicação e hábitos de busca.

A inteligência artificial é uma tecnologia que permite que máquinas resolvam problemas com base em dados digitais, desempenhando tarefas que iam exigir inteligência humana.

Exemplos cotidianos incluem assistentes de voz como Siri, Alexa e Google Assistant, capazes de reconhecer comandos e executar tarefas com rapidez. Mas não termina por aqui, pois as IA estão cada vez mais presentes na vida cotidiana.

Essa pesquisa também revelou que 7 em cada 10 pessoas entendem o conceito da inteligência artificial e aceitam essa tecnologia.

Bem como, foi observado, ela pode ajudar na resolução de problemas com base em dados, o que pode indicar uma tendência no comportamento humano de buscar soluções promovidas por máquinas.

Quanto ao futuro, 73% dos entrevistados com conhecimento sobre inteligência artificial concordam que o sistema de pesquisa não será o mesmo com a chegada dessas ferramentas. Na prática:

  • 60% dos participantes já utilizaram alguma ferramenta de busca com inteligência artificial — os principais usos foram:
  • busca por aprendizado (47%);
  • tradução de textos (41%);
  • criação de documentos (37%).

A maioria acessa essas ferramentas pelo smartphone (75%) e demonstra grande satisfação com os resultados obtidos (78%).

Quanto à confiança, 81% dos entrevistados afirmaram confiar nos resultados gerados pela inteligência artificial, evidenciando a crescente aceitação dessa tecnologia entre os usuários brasileiros.

Os dados da pesquisa confirmam não apenas o crescimento constante das tecnologias de inteligência artificial no Brasil, como, também, a confiabilidade e versatilidade dessas ferramentas, reforçando sua relevância nos hábitos de busca dos brasileiros.

Panorama do mercado para 2024

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta informações bem promissoras para o mercado em 2024, visto que ele prevê um crescimento de 1,7% na economia do país, bem como um aumento de 3% no PIB.

Uma boa notícia é a expectativa de manutenção na queda da inflação, com um IPCA consolidado de 3,9% nos 12 meses de 2024, uma melhora em relação aos 4,68% registrados em 2023.

Além disso, a previsão é que a taxa Selic encerre o ano em 9,25%, indicando uma tendência de queda em comparação com a taxa atual de 11,75%.

O Índice Nacional de Confiança (INC), com base em dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sugere um aumento de 2,6% no consumo das famílias para o próximo ano, o que dá uma perspectiva mais positiva.

Diante desses indicadores, o panorama do mercado em 2024 aponta para um ano de crescimento econômico no Brasil. Isso se reflete em um cenário propício para as vendas no varejo, seja por meio de plataformas online ou em estabelecimentos físicos.

O comportamento de busca e a importância de estratégias alinhadas para ter bons resultados

Com esse panorama para 2024 em mente, destacamos que uma empresa que consiga alinhar de forma efetiva sua estratégia com as novas formas de busca conquistará uma posição vantajosa nesse novo cenário.

Esse alinhamento é crucial para garantir resultados financeiros sólidos e impulsionar o desenvolvimento do negócio, pois entende as tendências, preferências e necessidades dos consumidores.

Ao fazer isso será possível ajustar os produtos, serviços, dessa forma, se destacando da concorrência.

Os clientes têm maior propensão a se envolverem com empresas que oferecem soluções inovadoras e relevantes; estratégias bem alinhadas atraem novos clientes e ainda incentivam a fidelização, o que gera receitas recorrentes.

Esse alinhamento também desempenha um papel crucial na eficiência operacional. A compreensão das demandas dos consumidores facilita:

  • a gestão de estoques;
  • otimização da cadeia de suprimentos;
  • alocação eficaz de recursos.

O que resulta na redução de custos desnecessários e na melhoria da rentabilidade.

Atender às expectativas do mercado não apenas impulsiona resultados financeiros, mas também beneficia a reputação da empresa. Dessa forma, empresas que cumprem suas promessas e se adaptam às mudanças constroem uma imagem positiva, o que atrai mais clientes.

Dessa forma, dá para observar que essa abordagem não apenas promove inovação, eficiência operacional e fidelização do cliente, mas também contribui para a construção de uma reputação sólida no mercado.

Como é o comportamento de busca das pessoas para fazer uma compra?

Os padrões no comportamento de busca hoje indicam que o Google e o YouTube são os canais mais usados para fazer pesquisa, sendo o primeiro com 84% e o segundo com 40%. 

Com essas informações basta saber o conteúdo que as pessoas buscam. A partir disso, é possível criar estratégias mais direcionadas para cada nicho. Aqui está a lista:

  1. informações sobre assuntos diversos;
  2. informações sobre produtos;
  3. descobrir e comparar preços;
  4. informações sobre serviços;
  5. descobrir uma localização;
  6. saber onde comprar algo;
  7. clima e tempo;
  8. saber opiniões de outras pessoas/avaliações;
  9. outra finalidade.

Vendo essa lista mostra, observa-se que há um grande potencial para as empresas e marcas construírem um blog próprio para se aproveitar do tanto de pesquisas realizadas, bem como gerar valor para quem procura.

Tablet e smartphones

A pesquisa State of Search Brazil 4 mostra que smartphones e tablets desempenham papéis cruciais na forma como as pessoas se comunicam e buscam informações, soluções e outras questões em suas vidas diárias.

Quando se trata de realizar buscas por meio desses dispositivos, 63% dos participantes da pesquisa mencionaram que essas pesquisas são rápidas, visando responder dúvidas cotidianas.

Essa tecnologia não é apenas apreciada por sua rapidez, mas, também, pela capacidade de dar novos conhecimentos. Além disso, 21% indicaram que usam esses dispositivos para adquirir uma nova habilidade ou conhecimento.

Assim, 43% dos entrevistados revelaram que realizam, em média, entre 5 e 10 buscas por dia, sendo a principal finalidade descobrir ou comparar preços (66%).

Os resultados da pesquisa destacaram que os brasileiros estão cada vez mais usando esses dispositivos, já que 58% afirmaram aumentar sua frequência de uso.

Observou-se, também, que quanto maior a idade do entrevistado, maior foi o aumento do uso do celular ou tablet como principal ferramenta de pesquisa.

Passo a passo para se fazer uma compra

Não importa qual seja o dispositivo usado pelas pessoas, a pesquisa é o pontapé inicial para se fazer uma compra, seja usando o Google ou qualquer outro mecanismo de busca.

Com isso, percebesse a importância da empresa ter seu próprio blog bem posicionado na primeira página, ou no topo.

Em relação aos anúncios, apesar de ser uma ótima estratégia das marcas para ficar no topo do Google, ela não se mostra tão eficaz quando o objetivo é gerar tráfego, visto que os links patrocinados têm um alto índice de rejeição.

No Brasil, quase metade dos usuários (47%) afirma que nunca clica nos anúncios, enquanto apenas 9% dos usuários clicam de forma frequente e 40% clicam às vezes.

Como a Yooper pode ajudar a sua marca no comportamento de busca do consumidor?

Sabendo como é o comportamento de busca das pessoas, dá para entender que se destacar no mundo virtual é crucial, ainda mais no Google e no YouTube, e a Yooper, como agência de marketing digital, oferece uma variedade de serviços para posicionar sua empresa.

Serviços como CRM possibilitam entender e atender melhor às necessidades dos clientes, dessa forma fortalecendo os relacionamentos. O SEO melhora a visibilidade online, o que gera credibilidade e atrai tráfego qualificado.

Investir em mídia dá alcance instantâneo e direcionado, enquanto parcerias com influenciadores digitais amplificam a mensagem de maneira autêntica, construindo confiança.

Conheça a Yooper e descubra o nosso diferencial! Nossa abordagem orientada por dados, combinada com criatividade, proporciona resultados mensuráveis! Junte-se a nós e transforme desafios em oportunidades!

Aproveite, também, para ler sobre a retrospectiva de 2023 e como foi o comportamento do mercado.

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