O que são backlinks e sua importância para a estratégia da sua empresa?

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No mundo online, tudo se interliga e nada é por acaso, principalmente no que diz respeito às estratégias de marketing digital. Quando você navega por um site de qualidade, por exemplo, pode ter certeza de que, por trás dele, existe um forte investimento em diversas frentes. 

Isso porque, com a enorme concorrência, não basta ter um site com ótimos índices de busca orgânica sem que haja um empurrãozinho de outras técnicas para que ele tenha ainda mais relevância nos mecanismos de busca.

E nesse post, vamos falar de uma delas, os backlinks

Essa estratégia de SEO faz parte do que chamamos de link building que, como o próprio nome diz, visa construir links que direcionam os leitores a outros sites e páginas com outros conteúdos relacionados. Tudo isso para mostrar para o Google e outras ferramentas de busca que tais links têm grande relevância.

Esse inclusive era um dos principais fatores de rankeamento do Google, e, mesmo com outras estratégias sendo incorporadas para posicionamento dos sites, os backlinks continuam sendo essenciais.

 

Como o Google entende o backlink?

Em SEO, quando fazemos uma ligação interna que seja relacionada com o conteúdo do site que abriga o backlink, queremos dizer ao Google que aquele link é autoridade no assunto, ou seja, que é uma referência para outros sites. 

E, obviamente, ser reconhecido como expert no seu campo de atuação é uma forma significativa de ganhar visibilidade. Os backlinks podem ser divididos de maneira macro da seguinte forma:

Backlinks Internos

Os backlinks internos são as ligações feitas sob o mesmo domínio, ou seja, dentro de um mesmo site para direcionar o leitor a outros conteúdos adicionais. Essa técnica ajuda a aumentar o tempo de permanência do usuário no site, assim sendo, evita a métrica bounce rate, que é a taxa de rejeição de um site por seus visitantes.

Backlinks Externos

Os backlinks externos são aqueles feitos dentro de outros domínios, e geralmente acontece quando, naquele link, é encontrado um conteúdo adicional que não existe no site que recebe a linkagem. 

Dessa forma, os mecanismos de busca entendem que aquele link é tão relevante e importante que é necessário ser mencionado em um site de terceiros, além de ser uma forma indireta de gerar tráfego a partir daquele link.

Ao destrinchar os tipos de backlink, encontramos as seguintes tipificações:

  • Link juice: quando um link possui o mesmo nível de autoridade do site que o recebe. 
  • Root domain: o root domain diz respeito ao número de backlinks que chegam ao site de um mesmo domínio. Dessa forma, ainda que haja vários backlinks de um mesmo domínio, será considerado como um único backlink.
  • Low quality link: como o próprio nome diz, está relacionado com a baixa qualidade dos links, que podem ser provenientes, por exemplo, de sites de spam, diretórios, compras de backlinks, sites pornográficos, entre outros.
  • Internal link: como vimos anteriormente, são os links internos dentro do mesmo site, que mantêm o leitor ali por mais tempo.
  • Dofollow link: esse tipo de backlink permite que todos os links adicionados em um site funcionem como backlinks válidos, e esse é o padrão.
  • Nofollow link: a tag “nofollow” aparece no HTML para dizer aos mecanismos de busca que um determinado backlink não deve influenciar no ranqueamento do site, uma vez que esse tem confiabilidade duvidosa.
  • Anchor text: é o texto usado para hiperlinks, e são usados para aumentar a autoridade no uso de determinadas keywords.

 

Como diferenciar um bom e um mau backlink?

O backlink no marketing de conteúdo deve ser feito de maneira coerente, pois de nada adianta fazer linkagens aleatórias acreditando que o Google e outras ferramentas não farão a leitura do link building. 

O que é classificado como um bom backlink é aquele que vem de um site:

  • verificado pelo Google;
  • que já é considerado uma autoridade por parte desse mecanismo de busca;
  • que tem alta qualidade;
  • que apresenta conteúdos originais;
  • e que não tem o atributo no follow anexado às propriedades do link.

Além disso, um site com backlinks ruins pode ser penalizado pelo Google, por exemplo, com a remoção do backlink. Isso porque ele interpreta que esses links mal utilizados estão somente destinados a manipular a classificação de um site nos resultados da pesquisa do Google. Assim sendo, é como se fizessem parte de um esquema de links e da violação das diretrizes do Google.

 

Como fazer backlinks?

No marketing de conteúdo, criar estratégias de link building é o primeiro passo para tornar seu site relevante. O primeiro passo é focar numa ótima produção de conteúdo, visando artigos originais, completos, com informações fresquinhas e interessantes para o público alvo. 

Dessa forma, um bom número de pessoas será atraído por passar a considerar seu conteúdo relevante, gerando recomendações dele a novas pessoas. E não só pessoas, mas outros sites, que passarão a fazer backlinks do seu site.

Também é importante dentro das estratégias de SEO para backlinks fazer parcerias com outros sites para escrever conteúdos diretamente para eles, como convidado, e também recebendo especialistas em seu site. Escrevendo artigos relevantes para outros sites e convidando experts para criar conteúdos com propriedade no seu site, são obtidos backlinks de qualidade em ambos os casos.

Também é válido comentar em blogs e fóruns, ainda que usem nofollow links. Mas é preciso evitar linkagens aleatórias, sempre procurando fazer comentários que acrescentem algo àquele post, o que mostra que você está sendo citado e, assim, está marcando presença.

Além disso, não negligencie as redes sociais. Participar ativamente e criar um relacionamento com visitantes e clientes é essencial, já que as interações são positivas, e fazem com que haja a réplica natural de links.

A importância dos backlinks ultrapassa as barreiras do tempo, justamente por ser um conjunto de ações altamente eficazes e detalhadas para ranquear melhor o seu site. Esse conjunto de estratégias têm funcionado há muito tempo, e acrescido de novidades que te ajudam a sair na frente. 

Por isso, traçar ótimas estratégias é fundamental dentro do marketing digital, e é preciso contar com especialistas. Venha tomar um café com a gente e conheça as soluções desenvolvidas pela Yooper para o seu negócio!

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