Quais são os pontos importantes de uma estratégia de e-mail marketing?

Mesmo com todas as tecnologias criadas nos últimos tempos, muitas pessoas ainda são apegadas ao e-mail. Por exemplo, mais de 65% dos brasileiros que utilizam as redes sociais precisam de um endereço eletrônico para se cadastrar. Além disso, todo mundo tem e-mail no trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos, 85% dos entrevistados afirmam que o e-mail continua sendo o principal canal de comunicação entre empresas e clientes. Por isso é tão importante explorar essa ferramenta de marketing digital corretamente.

Para Leandro Gorzoni, CEO da Yooper, um bom relacionamento com o cliente pode ser conquistado de diversas maneiras. Uma das mais importantes é o e-mail, pois ele é responsável por “criar uma base que engaje ao receber os assuntos de interesse no momento certo. Tática fundamental para aumentar a lucratividade do seu negócio e reduzir o CPA das suas campanhas de mídia”.

Quando se fala sobre como fazer uma estratégia de e-mail marketing eficiente, é preciso ter em mente que ela é composta de uma série de objetivos a serem atingidos em uma determinada ordem:

  • Fazer a segmentação adequada dos clientes
  • Evitar a captura pelo filtro de SPAM
  • Aumentar o índice de e-mails abertos
  • Diminuir o descadastro ou a classificação como SPAM
  • Aumento da taxa de cliques
  • Aumento da conversão em vendas
  • Fazer testes A/B

Tendo esses objetivos descritos corretamente, é possível desenvolver um funil com o seguinte resultado: a cada 1000 e-mails enviados, 950 escapam do SPAM, 450 são abertos, 200 não são descadastrados ou classificados pelo leitor, 100 são clicados e direcionados ao site de e-commerce e, destes 100, apenas 10 se transformam em uma venda convertida.

Entretanto, não é apenas pensar na estratégia que faz com que a sua campanha de e-mail marketing seja um sucesso. De acordo com Leandro, é preciso equilibrar uma série de fatores, sendo fundamental “ter uma boa ferramenta de disparos e processos de clusterização de público, HTML’s, artes para Desktop e Mobile, listas segmentadas, processos integrados ao site de captura de e-mails e estratégias de aumento de base”.

Pode parecer muito investimento para pouco retorno, mas acredite: uma boa campanha de e-mail marketing se torna essencial para manter a sua marca sempre na mente de seus clientes atuais e futuros. Para te ajudar, confira algumas dicas de como fazer um e-mail marketing eficiente.

Dicas infalíveis para uma estratégia perfeita

Segmentação da base

Tida como a primeira etapa de uma estratégia de marketing, ela precisa ser bem feita pois o seu resultado irá influenciar totalmente as etapas seguintes. Por isso, o ideal é selecionar corretamente algumas ferramentas de e-mail marketing, como o Mailchimp, RD Station, iContact, Benchmark, entre muitas outras.

Saber qual o conteúdo enviar para cada um dos seus segmentos de clientes é extremamente importante para que seus trabalhos sejam interessantes e precisos para cada público selecionado. Além disso, é importante ressaltar que existem dois tipos de segmentação no e-mail marketing, um é baseado no comportamento, enquanto outro foca no perfil do usuário.

Sobre as opções de segmentação baseadas no comportamento do usuário, tudo vai depender da ferramenta de e-mail marketing adquirida. Nesse ponto é possível destacar alguns tipos de disparos diferentes, como:

  • Para quem nunca abriu um e-mail depois de ter recebido três e-mails
  • Para quem não clicou em nenhum e-mail nos últimos três meses
  • Para quem já abriu mais de três e-mails e não clicou em nenhum CTA dentro do e-mail
  • Para quem já abriu o e-mail marketing, clicou nos CTA e nunca realizou uma compra.

Já dentro das segmentações baseadas em um perfil de usuário, é possível destacar utilizações como:

  • Disparo para pequenas empresas
  • Disparo para um segmento específico
  • Disparo para um perfil específico

Dentre todas as possibilidades mais avançadas, algumas ferramentas proporcionam a celebração de cenários. Por exemplo, um usuário que vai receber uma série de e-mails com diferentes CTAs e levando para outras séries de e-mails e páginas.

Existe também a possibilidade de categorizar os links e o CTA dentro dos e-mails marketing. Assim, você pode segmentar todas as pessoas que clicaram nos últimos três meses em um link do produto X ou Y.

Afinal, de acordo com Leandro, “um dos principais pilares de rentabilidade para o e-commerce é a frequência de compra. Ou seja, quantas vezes aquele mesmo consumidor compra na sua loja”. E isso só pode ser alcançado a partir de um trabalho de segmentação bem feito.

Evitando o SPAM

Com a segmentação já bem feita, com certeza ir parar no SPAM é um problema que não vai acontecer com os seus e-mails. Entretanto, para evitar ser capturado e perder o seu contato com o cliente existem algumas recomendações que você pode seguir.

Um bom exemplo é nunca comprar lista de e-mails, estar sempre atento a quem se descadastra (não enviando o e-mail novamente para eles), não usar palavras como “grátis” ou “promoção” no assunto, usar uma ferramenta de disparo reconhecida no mercado e não empregar endereços de e-mail genéricos, sendo melhor trabalhar com e-mails corporativos.

Aumentando o índice de abertura de e-mails

Não adianta criar uma excelente estratégia de marketing se o assunto dentro do e-mail não for chamativo o suficiente para atrair a leitura do cliente. Para isso, é extremamente necessário pensar em uma boa chamada para o assunto do e-mail marketing.

Para criar esse título corretamente, alguns cuidados precisam ser levados em conta, como utilizar até 50 caracteres, ser direto e  estimular a curiosidade do cliente, além de criar um senso de urgência nele, deixar claro os benefícios de abrir a mensagem e criar títulos diferentes para cada lista segmentada.

Já sobre o conteúdo, tente deixá-lo sempre o mais informativo possível utilizando modelos de textos como listas, explicações, novidades ou infográficos sobre o assunto que você está tratando. Outro fator importante é que o seu e-mail precisa ser responsivo, abrindo corretamente em outros aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets.

Diminuindo as taxas de descadastramento

Para início de conversa, uma boa estratégia de marketing precisa começar por um bom conteúdo. Se o seu cliente abrir o e-mail e descobrir que o excelente assunto que você trouxe não  corresponde ao conteúdo interno ou que ele está ruim, ele pode não apenas descadastrar o e-mail, mas também classificá-lo como SPAM. Afinal, você está gastando um recurso precioso dele, o tempo.

Entre outras medidas que você pode tomar, as mais básicas e fundamentais são caprichar no layout, não usar imagens pesadas que podem fazer o e-mail demorar para abrir e nunca enviar e-mails que sejam apenas um grande arquivo de imagem anexado, preferindo criar páginas em HTML.

Aumente a taxa de clicks

Usualmente, o e-mail sempre possui um botão de Call to Action, seja para redirecionar o usuário a um e-commerce ou e-business, preencher um formulário, baixar um e-book e muitos outros objetivos.

O grande segredo é saber criar o Call to Action certo para o que você deseja. Para isso, ele precisa ter cores chamativas, usar verbos de ação, passar um maior senso de urgência e explicar claramente o que acontecerá depois do clique no botão.

Aumentando as conversões de vendas

Na verdade, é preciso ser bem criterioso ao enviar o seu cliente para a landing page de conversão criada para o e-mail marketing. A página precisa precisar ter a mesma qualidade do e-mail para que a venda aconteça como esperado.

Por isso, utilize sempre imagens de qualidade profissional e com boa definição (96 dpi já é o suficiente), deixe o preço e as formas de pagamento à vista, ressalte as promoções e foque nos benefícios do produto ou serviço (principalmente se eles estiverem em uma animação explicativa). Outro ponto importante que pode te ajudar muito são depoimentos de outros clientes.


Faça corretamente o Teste A/B

O ponto culminante de qualquer estratégia de marketing digital, o teste A/B é o responsável por verificar se a campanha está rodando corretamente ou não. Basicamente, para cada um dos itens acima, você deve fazer duas opções de e-mail e testar qual gera um melhor resultado em itens como abertura, cliques, conversão e demais itens.

O importante aqui é testar um elemento por vez. Apenas com ele definido é que você pode passar adiante para o próximo. Caso contrário, será praticamente impossível saber qual das mudanças é a responsável por gerar um melhor resultado.

Com essas pequenas dicas, com certeza o seu lançamento de e-mail marketing ficará muito melhor. E, para encontrar as melhores soluções para o seu negócio, conte sempre com a Yooper. Com a melhor equipe e os melhores serviços, nós somos a agência de marketing digital certa para trabalhar o seu negócio.

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