Login Social: 5 motivos para usá-lo no seu site

Existem diversas funções que você pode colocar em um site que facilitam a usabilidade, como a barra de pesquisa, um menu de navegação intuitivo, botões de compartilhamento em redes sociais e o chamado login social.

Por meio dessa opção, o visitante não precisa criar uma conta exclusiva para, só então, poder acessar; ele pode usar o perfil de alguma das redes sociais para isso, de forma bem simples.

E para saber tudo sobre esse tema e entender o motivo pelo qual a Yooper recomenda que você utilize esta ferramenta a seu favor, continue por aqui com a gente!

O que é o login social?

Esta é uma funcionalidade que permite que os usuários entrem em sites usando as contas de redes sociais como Facebook, Google, Twitter, LinkedIn, entre outras, ao invés de criar uma nova.

Logo, é uma opção prática e rápida para o acesso, utilizando credenciais já existentes para isso.

Quando um usuário escolhe entrar com uma conta de rede social, o site redireciona o usuário para a respectiva plataforma, onde é solicitada a permissão para o compartilhamento de informações básicas do perfil.

Uma vez concedida, o site recebe as informações e cria a conta ou a associa o perfil do usuário a rede social, ação que gera benefícios mútuos (para internautas e as empresas que fazem uso).

Para os usuários, o principal é a facilidade de acesso. Por não precisar preencher formulários de registro extensos e criar senhas adicionais, eles podem usar contas existentes para fazer login rapidamente, economizando tempo, eliminando a necessidade de lembrar várias senhas e simplificando o processo de autenticação.

Olhando para o lado das empresas, essa ação permite uma integração fácil com redes sociais populares, reduzindo a taxa de abandono no processo de registro.

Por que o login social pode ser efetivo?

Uma vez entendido o que é login social, chegou o momento de entender o que o torna uma boa ideia, ou seja, os motivos pelos quais é recomendado o uso.

Vale ressaltar que ele pode ser altamente efetivo devido a fatores que impactam positivamente a experiência do usuário e os resultados das empresas.

Primeiro, ele simplifica o processo de registro e login. Ao utilizar as credenciais de redes sociais já existentes, os usuários têm uma redução no tempo e no esforço para o acesso, tornando a experiência mais fluida e agradável.

Com menos etapas a serem realizadas, os usuários são mais propensos a concluir o processo de registro, levando a uma maior taxa de conversão e ao aumento de usuários ativos.

Ao conectar-se com uma conta de rede social, o site pode acessar informações básicas do perfil do usuário, como nome, foto e interesses, caso tenha o consentimento do cliente.

Isso permite uma experiência mais personalizada, com recomendações e conteúdos alinhados aos interesses do usuário, criando um ambiente mais engajador e relevante.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais esta ação pode ser efetiva. Mas existem outros, como veremos abaixo:

1. Aumento da taxa de conversão

Ao oferecer esta opção, as empresas podem proporcionar uma experiência mais rápida e conveniente, levando mais usuários a concluir o processo de cadastro.

Uma das principais maneiras de impacto para conversões otimizadas é através da redução dessas barreiras de entrada.

Os usuários não precisam preencher formulários extensos de registro, criar novas senhas ou confirmar e-mails, diminuindo o tempo e o esforço para interagir com o site, bem como as desistências durante o processo.

Agindo assim você também oferece familiaridade aos usuários que já conhecem as plataformas que podem usar para entrar. Ao permitir que eles usem contas já existentes, essa tranquilidade pode se estender para o seu site.

Consequentemente, é possível eliminar preocupações sobre a segurança dos dados ou a legitimidade da empresa, aumentando também a confiança do usuário e incentivando a conversão dentro do seu espaço.

Um exemplo de empresa que obteve sucesso ao implementar esta estratégia é o Airbnb, que permite aos usuários fazer login usando suas contas do Facebook ou Google. Essa abordagem simplificada facilita o processo de reserva, resultando no aumento da taxa de conversão.

Outro exemplo é o Spotify, que deixa o usuário entrar através do Facebook e a possibilita o  compartilhamento de músicas e playlists favoritas com os amigos, aumentando o engajamento e incentivando a assinatura do plano premium.

A Udemy, plataforma de aprendizado online, também passou a permitir que os usuários entrem pelo Google ou Facebook, reduzindo as barreiras de entrada e facilitando a inscrição em cursos.

2. Coleta de dados e informações valiosas

Essa forma de login torna mais rápido e conveniente o processo de registro, e de entrar em um site, para os usuários. Porém, isso também está diretamente relacionado à coleta de dados e a informações valiosas.

Quando o login social é escolhido, o usuário autoriza o acesso a certos dados do perfil na rede social, como nome, foto de perfil, lista de amigos e, em alguns casos, dados demográficos e interesses.

Todas essas informações são extremamente valiosas para as empresas já que falam sobre o perfil e comportamento dos usuários. Com base nisso, é possível personalizar, segmentar e gerar um melhor compartilhamento de conteúdo.

Por exemplo, uma empresa pode utilizar essas informações para direcionar anúncios relevantes, recomendar produtos ou conteúdos específicos com base nos interesses e preferências.

No entanto, vale lembrar que as empresas devem garantir a transparência na coleta e uso dos dados, obtendo o consentimento do usuário de maneira clara e informada. Também é importante adotar medidas de segurança para proteger essas informações contra acesso não autorizado.

Quando feito corretamente, isso gera uma melhoria da experiência do cliente, entregando algo mais relevante que aumenta o engajamento, a satisfação e, consequentemente, pode gerar resultados positivos para o negócio.

3. Autenticação segura e confiável

Ao optar por essa modalidade, os usuários eliminam a necessidade de criar e lembrar várias combinações de usuário e senha, reduzindo riscos de utilização de chaves fracas ou compartilhamento de credenciais entre diferentes serviços.

Logo, a autenticação social é benéfica em termos de proteção, e tudo porque as redes sociais possuem mecanismos robustos de segurança e proteção de dados.

Isso inclui a verificação de identidade do usuário, a proteção contra tentativas de acesso não autorizado e a criptografia dos dados transmitidos.

Outro benefício importante é a redução de contas falsas e golpes.

Como as credenciais estão vinculadas às contas reais dos usuários em alguma rede social, há uma maior garantia de que as pessoas são autênticas, dificultando a criação de perfis falsos e ajudando a evitar fraudes.

Lembre ainda que é fundamental adotar medidas de segurança adicionais, como a verificação em duas etapas, para fortalecer a proteção das contas.

4. Maior engajamento e interação

Por permitir que os usuários acessem sites com outras contas já existentes, é muito fácil compartilhar nas redes sociais os conteúdos que estão sendo consumidos ou que os internautas acharam interessantes.

Isso impulsiona a disseminação rápida de informações, permitindo que o conteúdo atinja um público mais amplo e pode até, potencialmente, aumentar engajamento do seu site

Ao fazer isso, os usuários tornam-se promotores orgânicos, gerando um aumento de alcance das mensagens e atraindo mais pessoas para participar das conversas!

Este tipo de login também estimula a interação entre os usuários. Ao acessar um site com credenciais sociais, os usuários podem conectar-se facilmente com pessoas de interesses semelhantes.

Por consequência, temos um incentivo à interação e conexão, já que é criado um ambiente propício para o engajamento contínuo!

As interações e o senso de comunidade estimulam a participação ativa, o retorno frequente ao site e as discussões saudáveis de opiniões e experiências.

A interação é dada pela facilidade de conexão e pela presença de perfis autênticos, contribuindo para a formação de comunidades online engajadas, e pode acontecer por meio de comentários, curtidas ou participação em grupos e comunidades online.

Assim, o vínculo entre os usuários e a plataforma é fortalecido, aumentando o engajamento e a fidelidade.

5. Melhora na experiência do usuário

O fato de poder acessar plataformas sem precisar criar e lembrar mais um conjunto de credenciais reduz barreiras e complicações, proporcionando um processo mais rápido e conveniente, como vimos até aqui.

Em vez de preencher longos formulários, bastam alguns cliques para fazer o login com redes sociais já existente, simplicidade que aumenta a usabilidade e evita a frustração associada a senhas esquecidas ou perdidas.

Mas a personalização da experiência do usuário vai além do conteúdo.

Os internautas podem interagir com usuários de interesses semelhantes, participar de grupos e comunidades, e receber recomendações customizadas, fortalecendo o senso de pertencimento e engajamento, proporcionando uma experiência mais satisfatória; tudo com base no perfil e no comportamento que ele possui na Internet.

Acesso a recursos e funcionalidades exclusivas

Outra possibilidade é o acesso a recursos e funcionalidades exclusivas, que podem melhorar a experiência e proporcionar benefícios adicionais. Ao fazer login em site desta forma, os usuários podem desbloquear vantagens únicas.

Muitas plataformas dispõem de conteúdo premium restrito apenas para assinantes ou usuários registrados, e o login social pode facilitar isso, já que não existe a necessidade de criar novas contas ou realizar pagamentos adicionais para isso.

Consequentemente, isso permite ao usuário explorar uma maior variedade de informações, artigos, vídeos e outros recursos exclusivos.

Outra vantagem são os descontos especiais, comum em muitos sites e lojas. Esses descontos podem variar desde ofertas exclusivas até cupons de descontos personalizados, proporcionando economia e incentivo para aproveitar produtos ou serviços.

Programas de fidelidade também são possíveis por meio deste tipo de login. Ao conectar-se com uma conta de mídia social, os usuários podem acumular pontos, ganhar recompensas e obter benefícios extras por sua fidelidade. 

Esses programas podem incluir acesso antecipado a vendas, brindes exclusivos, convites para eventos especiais e muito mais.

Opções de personalização e preferências

Como vimos, por meio do login social os usuários podem personalizar as preferências e as configurações de forma simples e rápida.

Outro ponto que merece destaque, é a importação automática de preferências.

Ao entrar, as informações de perfil e preferências do usuário podem ser importadas automaticamente, o que elimina a necessidade de preencher de forma manual o cadastro e economiza tempo e esforço, permitindo uma experiência personalizada conforme as preferências do seu cliente.

Ele também permite que os usuários ajustem suas configurações de privacidade e notificações de maneira conveniente, podendo controlar as informações que desejam compartilhar e o nível de visibilidade das atividades. 

Isso dá um maior controle sobre a privacidade e garante uma experiência mais segura.

Para você que gostou de saber sobre o login social e deseja descobrir mais sobre algumas estratégias digitais que podem impulsionar o desempenho do seu negócio, não deixe de conferir o blog da Yooper! Lá, você encontra informações valiosas e insights poderosos para alcançar o sucesso no ambiente online. Acesse agora mesmo para começar a transformar sua presença digital em resultados reais para levar o seu negócio ao próximo nível!

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo