Dezembro: Um mês instável para o e-commerce?

O final do ano é sempre um momento de atenção para os diferentes tipos de e-commerces. O último trimestre é o momento derradeiro para acertar as contas e fechar o ano com um saldo positivo. Afinal, é nele que se concentram diversas datas que bombam para o mercado, como o Black Friday, a Cyber Monday e o Natal.

Esse acúmulo de dias festivos nos meses de outubro, novembro e dezembro não é visto com bons olhos pelos lojistas, uma vez que eles culpam as datas anteriores pelo último mês do ano se tornar um mês extremamente atípico.

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Porém, não é bem assim. Para Leandro Gorzoni, CEO da Yooper, dezembro precisa ser reconhecido como um dos meses mais importantes do ano pois, “é quando o consumidor está com o dinheiro do 13º em mãos e deseja direcioná-lo para a compra de presentes de final de ano.”

Mesmo antes do Black Friday, o mês de dezembro já era conhecido no meio do Marketing Digital. Para as vendas online, o crescimento de pedidos se mantém constante na primeira quinzena. Depois disso, o gráfico se torna decrescente, com as compras se voltando para as lojas físicas.

De acordo com o balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, as vendas do varejo paulistano cresceram em média 4,5% no último mês de 2017, frente ao mesmo período de 2016. O resultado pode até ser o melhor desde 2010, porém é parte de uma curva que tende a aumentar exponencialmente.

Só o Natal é responsável pelo aumento de 13%, somando R$8,7 bilhões, um bilhão a mais do que no mesmo período do ano passado. O número de pedidos também se expandiu, saindo de 16,83 milhões para 19,06 milhões.

Com números tão bons assim, é impossível que seu e-commerce não esteja alinhado para vender diversos presentes de Natal durante a data. Pensando nisso, a Yooper separou algumas informações importantes, além de dicas para se preparar para a data. Confira!

Saiba como aproveitar essa data comemorativa

O comércio tradicional já sabe muito bem o quanto os consumidores gostam de ter um bom motivo para comprar. Por isso, o calendário de datas comemorativas sempre foi bem explorado pelo varejo.

Entretanto, esse não é apenas um privilégio do varejo físico. O e-commerce no Brasil tem aprendido a aproveitar não apenas essas datas, mas muitas outras criadas exclusivamente para o mercado online.

Para Leandro, um boa estratégia precisa trabalhar ambos os fronts para funcionar corretamente. Ele completa dizendo que “é preciso entender a demanda crescente nos primeiros dias do mês e perceber quando a conversão passa dos meios digitais para o offline. Esse é um passo fundamental para você economizar seu budget e explorar melhor a lucratividade do mês”.

Por que é importante trabalhar com as datas comemorativas

Quando falamos do aumento de vendas, não existe nenhum tipo de mágica. Todos os resultados expressivos que você pode conseguir em épocas como o Natal acontecem quando a empresa investe em uma agência de marketing digital  capaz de atrair e incentivar de forma prática e criativa o consumo dos itens encontrados no seu site.

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Para isso, a data conta com o calendário de datas comemorativas. São esses os dias que permitem que seu e-commerce tenha força e consiga se destacar por ter boas promoções e ações de marketing. “Criar uma comunicação única no site, com uma estratégia de marketing bem definida e explorando corretamente os produtos-chave pode ser a escolha ideal para alavancar suas vendas de final de ano. Outra dica importante é aproveitar a época para aumentar o ticket médio, apostando no cross sell de produtos”, afirma Leandro.

Quando se decide trabalhar com datas comemorativas como o Natal, é possível estabelecer comportamentos e ações como:

  • Estratégias para abordar os consumidores;
  • Análises de viabilidade de incentivos para o consumo, como promoções e frete grátis;
  • Definição das atividades primordiais para a data, junto à organização de todos os aspectos logísticos;
  • Criação de clima para o incentivo ao consumo;
  • Direcionamento de ações do marketing digital, como e-mails, com os segmentos do público que se identifica com a data
  • Utilização de CRM para enviar ofertas interessantes para seus consumidores, baseados em seu histórico de compras.

O que fazer para vender no natal

Para aproveitar essa data corretamente e explorar um setor que  está sempre a todo vapor, nada melhor do que seguir algumas regrinhas básicas, mas que te ajudarão a vender muito mais presentes de Natal neste final de ano.

Esteja preparado para um grande volume de acessos

Invista em plataformas e servidores que suportem o crescimento da demanda, uma vez que serão muitas pessoas acessando o site ao mesmo tempo. Outro ponto importante é a garantia de entrega estar no prazo previsto, para que nenhum dos seus clientes passe a data sem seu presente.

Sempre surpreenda seu cliente com o atendimento

Todos os seus clientes procuram por uma experiência de compra única. Portanto, use a sua criatividade e as habilidades de cada colaborador para construir um time campeão e que queria fazer a diferença na vida das pessoas.

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Para isso, organize todos os seus processos de atendimento e finalização da compra. O cliente pode até demorar na hora de escolher os presentes, mas na hora de pagar ele quer a maior agilidade possível. É aí que você pode se diferenciar na experiência de compra.

Utilize técnicas para despertar o desejo de compra

Quanto mais atrativo e funcional for o seu site, mais cheio de desejo o seu consumidor estará. Por isso, invista em uma estrutura que deixe seu e-commerce com fácil navegação, ícones bem visíveis e banners criativos, apostando também pitadas de humor, criatividade e apelo emocional. Lembre-se que, muito além de vender um produto, o comércio é movido pela oferta de experiências e emoções únicas e completas no momento de aquisição. Pensando nisso, evidencie os produtos certos e crie um ambiente que mexa com a emoção das pessoas. Afinal, é Natal.

Use a emoção nas suas campanhas de Natal

Todas as campanhas que despertam algum tipo de sentimento são boas alternativas para essa época. Esse é o tempo do ano certa para reunir a família, os amigos e reencontrar pessoas que estão afastadas há muito tempo, comprando presentes de Natal para todas essas pessoas. Nesse âmbito, seu e-commerce deve deixar claro como o porquê de seus produtos serem bons produtos, como devem ser utilizados e todas as experiências que envolvem seus ativos. Mais do que apresentar uma promoção, é importante investir em uma estratégia que deixe claro todas as vantagens de escolher sua marca na hora de presentear.

Por isso, defina quais os canais de comunicação que você utilizará para entrar em contato com o seu público e lembre-se de atualizar toda a equipe sobre as campanhas desenvolvidas.

Capriche nos envios de presente

Por fim, além de ser importante montar o seu site para vender bem, entregar essa experiência com qualidade também é extremamente necessário. Um pacote feito com todo o cuidado e carinho é um exemplo de como esse momento pode fazer a diferença no recebimento.

Cada e-commerce possui um público-alvo diferente. Por isso, faça algo que seja exclusivo e direcionado para o seu público. Se eles se sentirem conectados na hora de receber o produto, vão lembrar sempre de você.

Portanto, dê toda a atenção que seu público precisa em outras datas além da compra, como lembrar do seu aniversário, deixá-lo informado sobre diversas promoções ou até oferecer descontos especiais pensados apenas para ele. Desse jeito você pode ter a certeza de que ele irá voltar muito mais vezes e fazer muito mais compras, criando uma parceria muito além do mês de dezembro.

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