Com tantas ferramentas disponíveis gerando milhares de dados simultaneamente, pode acabar se tornando um verdadeiro caos o momento de efetuar a análise de dados e a tomada de decisões. Você já passou por isso?
O uso de um dashboard é fundamental para organizar as informações da empresa e manter tudo centralizado em um único lugar, para um controle mais prático e eficiente. Além, é claro de ser um ótimo meio visual para otimizar tomadas de decisões, principalmente quando uma empresa quer entender instantaneamente como está o desempenho de uma campanha de marketing digital.

O que é dashboard e qual o seu objetivo?
O excesso de informações gerado por várias ferramentas pode acabar dificultando a análise de dados, demandando horas ou até dias para se chegar a uma conclusão.
O dashboard é um painel de controle com o objetivo de otimizar todas estas informações. Ele é composto por textos, gráficos, números e tabelas que representam o detalhamento de todas as informações complexas, de uma maneira mais simplificada e organizada, auxiliando as empresas na tomada de decisões e acompanhamento de metas de forma rápida.
Leia também: Como acompanhar os resultados e quais KPIs devo olhar no dia a dia?
Vantagens de usar um dashboard
Saber o que é dashboard é entender que ele é a maneira mais eficiente de acompanhar dados em tempo real (ou não) em um único local. Confira as principais vantagens de ter um dashboard personalizado:
Auxilia na tomada de decisão
O dashboard centraliza todos os dados em uma única tela, facilitando a compreensão e o processo de tomada de decisões.
Otimização de tempo e recursos
O uso de dashboards evita trabalhos demorados com organização de dados e otimiza o tempo para uma tomada de decisão, pois todas as informações já estão inclusas nele, além de poupar o usuário de ferramentas ou softwares de gerenciamento complexos.
Prevenção de riscos
Uma distribuição dos dados otimizada proporciona, além de insights, a detecção instantânea de riscos não visualizados no decorrer do processo ou até mesmo o entendimento de onde surgiu a sua real gravidade.
Integração e transparência
Além disso, o dashboard também facilita a comunicação interna da empresa, fornecendo uma visão mais detalhada para o crescimento de toda a organização, garantindo maior integração entre todos os departamentos.

Como criar um dashboard?
É possível inserir qualquer tipo de informação no dashboard e acompanhar os indicadores em tempo real ou consolidados periodicamente. O responsável pode visualizar as informações de uma maneira geral ou em categorias. Em sua maioria, as informações são geradas por ferramentas de Business Intelligence.
Confira o que é necessário antes de criar o seu dashboard:
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Defina o objetivo da ferramenta e seu público-alvo
Duas questões importantes antes de criar o seu dashboard são saber qual será sua finalidade e definir seu público-alvo, para que o resultado não seja uma mistura de dados sem um consenso ou utilidade. Defina quais métricas e indicadores serão incluídos em seu dashboard e quais pessoas terão acesso a ele.
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Escolha o modelo de dashboard
Cada modelo de dashboard possui um determinado propósito. Portanto, é importante que todos os objetivos sejam definidos desde o início do desenvolvimento para realizar a melhor escolha. O dashboard operacional traz as métricas que precisam ser acompanhadas pela equipe, para garantir um melhor desempenho operacional. O dashboard estratégico contém informações que permitem à empresa mobilizar os recursos necessários para atingir objetivos de longo prazo. Já o dashboard tático, permite que os gestores estimulem recursos para atingir objetivos a médio prazo.
Dica: fazer benchmarking é uma opção estratégica nesse processo, procure saber como os concorrentes diretos ou indiretos estão visualizando seus dados, quais tipos de gráfico costumam usar e como dividem os painéis para cada setor dentro da empresa.
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Organize as informações e filtre o que interessa
As informações contidas num dashboard devem estar agrupadas por temas ou categorias, dados de marketing devem estar alinhados em uma tela enquanto finanças devem estar juntas em outra, por exemplo. O objetivo é deixar o dashboard organizado para utilizá-lo com mais eficácia.
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Certifique-se de que os dados estejam atualizados
O responsável pelo dashboard deve se certificar de que os dados estão sendo atualizados no intervalo correto de tempo. Não é necessário um painel com atualizações em tempo real, mas pode ser por hora, dia, semana, mês ou mais, dependendo dos casos.

O dashboard pode ser utilizado para diversas finalidades e para qualquer área da empresa, pois ele é customizável. Se você procura por mais praticidade para análise de dados para tomar decisões num espaço curto de tempo, chegou a hora de aderir a um dashboard. Esperamos que tenha aprendido mais sobre a importância desta ferramenta para a sua empresa, continue nos acompanhando aqui no blog para saber outras informações sobre ferramentas de mídia e marketing digital.