Como se costuma dizer, a internet mudou o comportamento de compra do consumidor. Atualmente, uma pessoa pesquisa não só o produto ou serviço em si antes de resolver fazer uma compra, mas também benefícios, facilidades, concorrências e desvantagens em adquirir aquilo. Por isso, o Marketing de Conteúdo surgiu com a intenção de atrair leads e fazer com que o consumidor fique ainda mais interessados em uma marca e naquilo que ela oferece.
Muito além de deixar os leads bem informados, as estratégias de Marketing de Conteúdo servem para persuadir e instigar o cliente final, ou seja, para fazer com que o consumidor sinta necessidade de ter aquilo que você oferece. Por meio de diversas estratégias, é possível fazer com que o interessado se torne cliente sem nem mesmo perceber. Para vender implicitamente, ou seja, não tomar somente ações diretas de venda, o Marketing de Conteúdo utiliza inúmeras ferramentas e recursos. Com isso, é possível estabelecer vínculo com uma pessoa muito antes de ela resolver efetuar uma compra.
Ao traçar planos, muitas vezes podem ser cometidos equívocos que comprometem a venda e podem acabar afugentando potenciais clientes. Para que sua empresa não passe por esta situação, enumeramos os principais erros de estratégia que comprometem um marketing digital com resultados.
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Você fala muito sobre si mesmo
Mesmo que, no fim das contas, o seu objetivo seja mostrar ao lead o quanto sua empresa pode ser útil para solucionar a necessidade dele, mencionar o tempo todo o quanto seu produto/serviço é maravilhoso não vai convencê-lo. É preciso focar não só em si mesmo, mas no mercado, nas novidades e mostrar que você tem amplo domínio do seu ramo de negócios. Isso dará mais segurança ao cliente do que fazê-lo ouvir sobre sua empresa a todo momento.
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Você não domina o seu mercado
Para fazer com que o lead tenha interesse e segurança naquilo que você quer ofertar, é preciso que ele sinta que você tem autoridade no assunto. De nada adianta ter um negócio estruturado, logística que funciona e produtos atrativos se, na primeira alteração de rotina, ele perde a confiança em você. É preciso estar sempre atualizado, proporcionar boas experiências, sanar dúvidas, resolver problemas e se reinventar. Leads podem se sentir facilmente entediados com empresas que apresentam superficialidade e falta de inovação no mercado.
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Você não está pensando na conversão de clientes
A alma do Marketing de Conteúdo é a conversão de clientes, portanto, de nada adianta ter ótimas ferramentas, planejar com qualidade os objetivos a serem alcançados, ter boa reputação com os interessados, mas não se preocupar com a conversão. Desde um cadastro no site até um Call To Action, tudo é fundamental para não deixar que aquele possível lead se torne alguém que passou pelo seu site e se perdeu por não ter sido direcionado a lugar algum.
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Você deixou um lead na mão
Um outro ponto importante é sempre pensar no próximo passo da comunicação com o lead. Você nunca deve deixá-lo sem nenhum tipo de contato posterior, seja um lembrete ou oferta exclusiva por meio de um e-mail marketing. Tais ferramentas fazem com que ele se sinta lembrado e especial, acompanhando a tendência de mercado que se volta cada vez mais para o comércio emocional.
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Você escolheu ferramentas sem se preocupar com seu objetivo
Para obter sucesso no seu negócio, não bastar querer estar no Facebook ou Twitter. É preciso entender se aquilo fará sentido para a sua empresa. Você precisa estar onde seu público está, e saber quando e como utilizar cada espaço para atrair clientes de forma coesa e orgânica.
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Você não tem um departamento focado em conteúdo para web
É necessário ter ao seu redor profissionais que saibam o que estão fazendo, tenham metas próprias, possuam um calendário para garantir a frequência, saibam trabalhar a otimização de site e, acima de tudo, invistam em planejamento e estratégia. Da mesma forma que qualquer outra área, o conteúdo precisa ser levado a sério para começar a apresentar resultados.
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Você não tem paciência para esperar os resultados
Por mais que você tenha feito tudo da melhor maneira, resultados não surgem da noite para o dia. Por mais que a internet seja um ambiente democrático e absurdamente veloz, é preciso dar tempo ao tempo para que os números comecem a crescer e os efeitos de cada estratégia de vendas se tornem visíveis.
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Você não tem um foco
Para que sua empresa se consolide, um erro que nunca deve ser cometido é “atirar para todos os lados”, ou seja, querer atrair todo o público da internet. Além de ser impossível, isso desvia o foco de pessoas realmente relevantes para seu negócio.
Foque em nichos específicos de mercado, dos quais você realmente entenda. Estude o comportamento dessas pessoas, o que consomem e o que procuram, crie conteúdos de acordo com diferentes níveis do funil de vendas e trace planos específicos para não se perder tentando agradar a todos.
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Você não demonstra interesse nas métricas
Métricas de marketing digital são muito mais profundas que o número de seguidores ou visitas, é preciso ter interesse na quantidade de leads gerados, engajamento em campanhas pontuais, taxa de conversão e custo com a aquisição de clientes. Para melhorar as estratégias, é preciso entender o que são métricas e se debruçar nos números de forma consistente.
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Você ignora as ferramentas de busca
A maior parte do planejamento de Marketing de Conteúdo é feita com base nas ferramentas de busca, até porque são o principal meio de pesquisa por parte dos leads. É lá que eles procuram pelas soluções para quase tudo na internet, já que consideram essas ferramentas como principais canais de conexão entre elas e os sites que solucionam suas questões.
Por isso, é imprescindível monitorar as palavras-chave, ou seja, os termos mais buscados pelo seu público alvo na internet. Até porque, não prestar atenção nos dados que essas ferramentas apresentam é ignorar as pessoas.
Como pudemos perceber, muito mais que traçar metas, para saber como elaborar um bom plano de Marketing de Conteúdo, é necessário evitar ao máximo cometer erros que possam comprometer o andamento do processo.
Por isso, a Yooper é uma agência de marketing digital que conta com um time especializado no assunto e que pode oferecer as melhores soluções em geração de resultados, desenvolvendo estratégias de acordo com a necessidade do seu negócio. Venha nos conhecer e tomar um cafezinho com a gente! Será um prazer te receber!