Ações de SEO para e-commerce

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Você acha que sua empresa pode ser bem sucedida sem SEO? Talvez valha a pena rever alguns conceitos

SEO (Search Engine Optimization), traduzido para “otimização de sites” no Brasil, é uma esfera digital imprescindível para o crescimento de qualquer empresa e, sobretudo, para otimização de receita. Hoje, já é possível afirmar que nenhuma empresa online consegue escalar de forma qualitativa e sustentável na web sem usar algumas práticas de SEO.

Mas, afinal, o que um profissional de SEO faz? Por que contratar especialistas nessa área para sua empresa? Qual a real importância dessa função para um e-commerce? Acompanhe.

SEO no e-commerce

O profissional de SEO é responsável por analisar 3 principais esferas de um site: 1) Conteúdo; 2) Estrutura; e 3) Código. Sem a otimização estratégica dessas três vertentes, não é possível posicionar um site nas primeiras posições de um buscador, como o Google por exemplo.

No mundo online, qualquer site tem que lidar com uma máxima: “se você não é encontrado, você não existe”. Desta forma, o profissional de SEO é o responsável por analisar como os buscadores – entenda buscador como Google, que é majoritário no Brasil – leem o seu site. E isso é fundamental para um bom posicionamento. Se o seu site não está bem posicionado, o produto não é vendido, ou o conteúdo não é lido. Ou seja, você não existe.

Mas como o Google lê o site?…

Voltando as três esferas (Conteúdo, Estrutura e Código), é através delas que o Google lê o seu site. O profissional de SEO deve produzir conteúdo que seja facilmente entendido pelo buscador; deve organizar seu site estruturalmente (categorias, subcategorias, URLs e botões) de maneira que o buscador compreenda perfeitamente; deve traduzir tudo isso em códigos limpos e corretos para que o buscador enxergue com clareza tudo que é disponibilizado em seu site. Esse é o desafio! E não é um desafio fácil. Por isso que o profissional de SEO é o grande responsável por acompanhar o algoritmo do Google e entender o que o buscador dá prioridade no momento de colocar uma página à frente de outra no ranking de resultados.

Como que o Google ranqueia as páginas?

Pense que o Google é um robô. Esse robô é configurado para entender o que é mais relevante em uma página em relação à outra. Essa relevância é dada também pelas três esferas: conteúdo, estrutura e código.

Vamos a um caso hipotético para ajudar na compreensão dessa lógica:

  • Passo 1: Você digita uma pesquisa no Google “Onde comprar caneta online”;
  • Passo 2: O Google vai verificar em seu próprio banco de dados todas as páginas que falam sobre “Canetas Online” que ele tem cadastrada;
  • Passo 3: Uma vez que o Google selecionou todas as páginas sobre esse assunto, o robô vai entender qual página tem o “melhor conteúdo”, “a melhor estrutura” e “o melhor código”;
  • Passo 4: A combinação dessas três análises traz uma média (score) de cada página, esse resultado é o que vai ser determinante para o Google ranquear os 10 primeiros sites, que é a primeira página de resultado do Google. Os outros sites, que ficam a partir da segunda página de resultado do Google, são ranqueados também pelo mesmo critério.

Por que SEO é fundamental para um crescimento sustentável?

Se você tem o SEO  bem feito do seu site, ou seja, se ele é bem otimizado, significa que você é qualitativo. Em outras palavras, o Google te enxerga como um site bom. Desta forma, sempre estará posicionado nas primeiras páginas de resultado do Google e as pessoas sempre te acharão quando pesquisarem algo relativo ao seu business.

Falando apenas de tráfego… Imagine que você tem o faturamento bruto de R$ 100 mil todos os meses. Mas desses R$ 100 mil você investe R$ 70 mil para captar tráfego qualificado. Na realidade seu lucro é de apenas R$ 30 mil. Conta mais simples impossível.

Mas se você fatura R$ 100 mil organicamente, usando apenas as técnicas de SEO, seu investimento para captação de tráfego é zero, portanto você terá 100% de lucro (essa conta entra apenas os valores de captação de tráfego).

Você pode trazer 10 mil visitantes para o seu site todos os dias, mas pagar muito por isso, a um ponto que não valha a pena o seu faturamento (e é o que mais acontece), é o “tiro no pé” da maioria das empresas online. Se você trabalha bem o SEO, todo o tráfego orgânico do seu site se justifica por si só, a custo zero, simplesmente porque seu site é bem lido pelos buscadores e considerado de qualidade por eles, o que justifica um crescimento sustentável.

Mas, então, por que pouquíssimas empresas chegam a esse resultado?…

Porque se trata de um resultado a médio/ longo prazo. Para você ser considerado autoridade em qualquer assunto é preciso provar que realmente é bom naquilo. Ninguém contrata pessoas no bar, justamente por esse motivo. Não adianta parecer ser bom, você precisa provar. E para provar, você tem que conhecer melhor a pessoa. É exatamente o que o buscador faz com o site. Ele analisa o site ao longo do tempo para entender se você é realmente bom no que faz.

Neste ponto do texto, você é obrigado a fazer uma pergunta: “Mas eu sou bom e tenho autoridade no meu business, por que meu site não é bem posicionado?”. Resposta: simplesmente porque você não sabe mostrar que é bom. E o trabalho de SEO serve para isso.

Ganhar autoridade com os buscadores é um trabalho de formiguinha, mas que traz resultados de um elefante: isso é SEO.

Deu para entender um pouco sobre esse mundo digital orgânico? Deixe sua pergunta nos comentários.

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