Templates prontos para sites funcionam? Descubra agora

A Internet surgiu e hoje, está muito consolidada. Por isso, é muito comum entrarmos em diversos sites em questão de segundos, encontrando diferentes interfaces por onde entramos.

Mas para você que possui um site, ou está pensando em criar um para a sua empresa, é possível encontrar templates prontos, modelos feitos por outras pessoas que você pode usar para a sua marca.

Normalmente eles são pré-formatados por designers e programadores, e são uma forma simples e rápida de criar um domínio virtual, sem precisar começar tudo do zero.

Devido a toda a facilidade de uso, variedade de opções, economia de tempo e custo, esta se tornou uma solução muito popular e é uma das mais usadas hoje em dia.

Feitos para atender diferentes necessidades e nichos do mercado, você pode usar os templates para criar sites pessoais ou corporativos, blogs, lojas online e portfólios. Via de regra, eles incluem uma estrutura básica, como layouts de páginas, estilos de fontes, cores e elementos visuais.

Quer saber se essa é uma boa ideia e se dá certo? Então acompanhe com a Yooper e veja o que temos a dizer sobre o tema!

Para começar: por que ter um site?

Ter um site é sinônimo de ser encontrado por possíveis leads. E seja você dono de um e-commerce ou uma pessoa que vende produtos ou serviços, ter um site funcional e rápido é sinônimo de bons resultados.

Com a crescente utilização da Internet para buscar informações, ter uma presença online é essencial para quem deseja expandir a visibilidade e alcançar um público mais amplo.

Um site permite que você exiba informações detalhadas sobre o seu negócio, apresente produtos ou serviços de forma atrativa e estabeleça uma comunicação direta com seu público-alvo, além de outros benefícios.

Uma página na web, bem estruturada e profissional, transmite confiança aos clientes em potencial, ou seja, credibilidade para o seu negócio.

Ao fornecer informações relevantes e atualizadas, você mostra que está comprometido em oferecer um bom atendimento e em manter um relacionamento transparente com o público.

Estar na Internet permite que pessoas de qualquer lugar do mundo te encontrem, ampliando as oportunidades de negócio e possibilitando a expansão global da sua empresa.

Um website também possibilita usar estratégias de marketing digital. Você pode aplicar a otimização para mecanismos de busca (SEO), publicidade online e marketing de conteúdo, ações que auxiliam no aumento da visibilidade nos resultados de busca e podem impulsionar o número de visitantes e potenciais clientes.

Outro fator importante, e que não deve ser deixado de lado, é que com um site no ar 24h por dia, os clientes podem conhecer sua empresa, obter informações e realizar compras a qualquer hora, aumentando sua conveniência e flexibilidade.

É melhor criar do zero ou usar algo já existente?

A utilização de templates prontos para site apresenta tanto benefícios quanto limitações, e a decisão de usá-lo dependerá das suas necessidades e objetivos específicos.

De toda forma, é importante frisar que eles funcionam, afinal poucos internautas ficam procurando se é algo feito do zero ou não. Por isso, considere ambos os lados para descobrir o que pode ser mais vantajoso para você e sua empresa.

E antes de decidir, avalie suas necessidades, faça uma pesquisa cuidadosa, experimente demonstrações ou versões de testes e verifique se o template escolhido atende aos seus requisitos específicos. 

Com a escolha certa, você terá um site atraente e funcional, que se alinha aos seus objetivos.

Dito isso, vamos então às vantagens e desvantagens para que você faça sua análise!

Os pontos bons desta escolha

Assim como outras coisas na Internet, existem vantagens e desvantagens que um modelo de site feito oferece a uma marca, empresa ou freelancer.

Uma das principais é a economia de tempo e esforço, ou seja, a facilidade e rapidez na criação de um site.

Com um template você não precisa desenvolver por conta própria ou contratar um designer para iniciar tudo do zero, e ainda conta com um algo profissional e atrativo, sendo um ótimo benefício!

Outra vantagem é possibilidade de não gastar nada e ter uma página excelente já que algumas plataformas oferecem modelos gratuitos. Mas mesmo que você tenha que pagar, é um custo muito reduzido quando comparado com um desenvolvimento personalizado.

Outro ponto positivo é que, mesmo nos modelos já feitos, temos amplas opções de escolha e personalização, seja no quesito cores, fontes ou layout.

Por fim, é possível encontrar opções com formatos editáveis, como HTML, CSS e WordPress, o que facilita a sua adaptação e personalização para deixar tudo a sua cara, ou seja, mais um ponto para os modelos prontos!

As limitações

Como nem tudo são rosas, também encontramos desvantagens com essa escolha. A primeira, e talvez a mais impactante, é que existem algumas opções onde não é permitido personalizar templates; ele é daquele jeito e, se você quiser usar, não é possível alterar.

Isso pode ser ruim porque caso você não siga as cores e a tipografia da empresa, há uma quebra da identidade visual, o que não é nem um pouco interessante para a sua marca e reputação online.

Se esse for o caso, e você escolher um modelo popular, é provável que exista algum outro site semelhante ao seu, tendo como diferença apenas as imagens e textos; e isso é de longe umas das piores coisas que pode acontecer com o seu negócio na internet.

Falando ainda sobre personalização, os templates podem ter formatos como HTML, CSS ou WordPress, mas se você não tiver os conhecimentos e requisitos técnicos, não será possível colocá-lo no ar e/ou fazer alguma modificação futura.

Outra desvantagem é que, em alguns casos, existem suportes prontos para ajudar, mas eles não estão aptos para resolver o problema. Ou ainda, quando estão, possuem soluções limitadas, duas opções ruins e prejudiciais ao seu projeto.

Já imaginou, o seu site finalmente no estado de go live, mas você descobre que há um erro na estrutura que não consegue resolver, nem tem o auxílio de um profissional para corrigir?

Os tipos de templates prontos

Como já começamos a falar, existem diferentes modelos que podemos usar.

Enquanto de um lado temos templates pagos, do outro temos templates gratuitos e outros tipos comuns, como os:

  • Multipropósito: versáteis, eles podem ser adaptados para diferentes tipos de sites e oferecem uma variedade de layouts, estilos e recursos que podem ser personalizados conforme as suas preferências;
  • Nichos: desenvolvidos com foco em setores específicos, são feitos com elementos e funcionalidades que atendem às necessidades exclusivas de alguns segmentos do mercado;
  • Responsivos: garantem uma experiência de navegação otimizada em smartphones, tablets e outros dispositivos, melhorando a usabilidade e a satisfação dos visitantes;
  • E-commerces e lojas: projetados para criar lojas virtuais, incluem recursos como catálogos de produtos, carrinho de compras, integração com sistemas de pagamento e opções de personalização para exibir seus produtos de forma atraente;
  • Blogs: oferecem layouts adequados para publicação de artigos, categorização de conteúdo, exibição de comentários e integração com redes sociais. Facilitam a criação e a organização de conteúdo, permitindo que você compartilhe suas ideias e conhecimentos com o público.

Essa variedade oferece opções para todos os tipos de projetos e necessidades. Ao fazer uma boa escolha, você economiza tempo e esforço no desenvolvimento do seu site, obtendo um resultado profissional.

Na hora de decidir, pense em pontos como design atraente, facilidade de personalização, suporte técnico, atualizações regulares e o suporte a plataformas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, Joomla, Wix, entre outras.

Verifique as funcionalidades e plugins desejados e faça o teste de compatibilidade com dispositivos móveis e, se tudo estiver certo, hora de desenvolver o site para poder lançá-lo!

Fatores a considerar ao escolher um template pronto

Se você optou por templates para site feitos por outra pessoa, é necessário tomar alguns cuidados para garantir que ele será o mais efetivo possível mediante ao que você busca. E vale mencionar que existem aspectos que você deve analisar para ter certeza de que chegará ao resultado esperado.

Veja conosco logo abaixo:

Compatibilidade com celulares

A medida que os consumidores estão usando cada vez os smartphones para navegar, ter um site que roda nesses dispositivos é essencial.

Mas mais do que apenas funcionar, a navegabilidade deve ser fluida, com boas cores, fontes em tamanhos e colorações legíveis, menus que funcionem bem e imagens de qualidade, com boa visibilidade.

Isso aumenta as chances dos internautas navegarem entre as páginas de forma mais fluida e sem grandes problemas de navegação.

Porém, se esse não for o caso, é muito provável que elas nem saiam da home, e é por isso que a atenção deve ser máxima neste ponto!

Responsividade e adaptação a diferentes telas

Muito próximo do ponto anterior, a atenção com as telas é outro fator que diferencia um site que performa bem de um que não tem um bom desempenho.

Ou seja, mais do que rodar em computadores e celulares, ele deve se adaptar a todas as telas, envolvendo tablets também.

E, claro, é essencial que ele tenha bom tempo de carregamento, legibilidade impecável e elementos chamativos.

Ao prestar atenção nestes dois fatores, que estão diretamente ligados, a sua empresa já vai ter uma visibilidade maior que grande parte dos concorrentes.

SEO-friendly e otimização para mecanismos de busca

Search Engine Optimization é uma métrica utilizada pelo Google para o ranqueamento. E apesar de ele ser majoritariamente associado com conteúdo, o desenvolvimento do seu site também pode influenciar na posição que ele ocupa nos mecanismos de busca, sabia?

Então para evitar cair por isso, considere alguns pontos para ter um site SEO-friendly, como:

  1. Responsividade, ou seja, se ele se adapta automaticamente a diferentes dispositivos. Sites responsivos têm melhor classificação nos resultados de pesquisa móvel e oferecem uma melhor experiência para os usuários;
  2. Velocidade de carregamento, fator importante para o SEO por garantir que seu site carregue rapidamente e melhore sua classificação nos mecanismos de busca. Escolha um modelo com código limpo e leve, imagens comprimidas e uma estrutura eficiente;
  3. Estrutura de URL amigável, curta, descritiva e com palavras-chave relevantes;
  4. Meta tags e descrições. Certifique-se de que o template permite adicionar meta tags personalizadas, incluindo título e descrição, para cada página do seu site;
  5. Estrutura de cabeçalhos HTML (H1, H2, H3, etc.) para destacar a hierarquia do conteúdo.

Por fim, veja se template permite a integração com ferramentas de análise, como o Google Analytics. Isso permitirá que você acompanhe o desempenho, analise o tráfego e tome decisões com base nos dados coletados.

Integração com ferramentas e plugins adicionais

Para o bom funcionamento e aprimoramento do site, é essencial que você analise se o template escolhido é capaz de se integrar a algumas ferramentas extra.

Os principais que recomendamos ficar de olho é:

  • Ser compatível com o CMS escolhido (sistema de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, Joomla ou Drupal);
  • Plugins e extensões como a de formulário, por exemplo;
  • Ferramentas de marketing, como automação de marketing, e-mail marketing e CRM;
  • Recursos avançados, integração de APIs externas, sistemas de pagamento ou personalização avançada.

A atualização e suporte constantes também são requisitos fundamentais!

Veja se o modelo é atualizado pelos desenvolvedores para corrigir eventuais bugs e permanecer compatível com todos os pontos da lista acima.

Confira ainda a reputação do desenvolvedor. Veja se ele fornece templates de qualidade e com bom suporte.

Com tudo isso junto, fica muito mais fácil ter uma boa experiência ao implementar alguma funcionalidade nova no site.

Personalização e customização de templates prontos

Veja agora alguns pontos que você precisa ficar de olho para fazer uma boa escolha quanto o assunto é personalização do layout.

Entenda quais recursos de edição serão necessários. Existem opções com interfaces intuitivas e amigáveis, mas existem outras que requerem um conhecimento base em linguagem de programação para algo mais específico, então fique de olho.

Confira ainda a flexibilidade. Veja se é possível modificar a estrutura conforme o que você deseja ou se não é possível adicionar seções, rearranjar os elementos e criar páginas personalizadas.

Quanto mais flexível for, mais opções de personalização para atender às suas preferências e requisitos específicos ele terá.

Analise também a manutenção da estrutura, escolhendo uma opção que permita personalizações sem comprometer a base e funcionalidade geral.

Dessa forma, você encontra um template que se adapta às suas preferências e pode ser personalizado de maneira eficaz para representar sua marca ou negócio online.

Template pronto x Template personalizado

Frente a tudo isso que elencamos hoje, muito provavelmente você já descobriu se prefere usar templates personalizados, fazendo do zero, ou já criados.

Mas para que ele seja utilizado da melhor forma possível, lembre-se de avaliar as suas necessidades e a sua capacidade financeira antes de decidir. Também não deixe de considerar a possibilidade de customização futura, o suporte e os recursos adicionais para maximizar o potencial do template, tudo bem?

Com tudo isso em mãos, com certeza o seu site terá um ótimo desenvolvimento e, assim, alcançará os objetivos desejados!

Falando em resultados, se você deseja entender mais sobre práticas simples, mas que podem potencializar a sua marca, confira o blog da Yooper!

Lá você encontra diferentes artigos falando pontos essenciais para o bom desenvolvimento no ambiente virtual! Acompanhe conosco e transforme sua presença digital.

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