As redes sociais são fundamentais para criar uma conexão entre o público que compartilha os mesmos interesses e objetivos que você. Elas permitem explorar todas as suas vantagens e funcionalidades, podendo criar uma estratégia de marketing para ajudar a otimizar seus resultados.
As redes sociais são ferramentas adequadas para construir uma relação com o cliente através de conteúdos de valor. Um estudo realizado pela Global Digital Overview aponta que o brasileiro passa, em média, 3 horas e 31 minutos por dia conectado nas redes sociais. Isso mostra uma enorme oportunidade para as marcas se conectarem com a sua audiência.
O relatório de abril de 2022 da Data Reportal revelou que a acessibilidade digital da população mundial aumentou para 63%, são mais de 5 bilhões de pessoas que usam a internet atualmente em todo o mundo. Se existem muitas pessoas online nestes canais, a sua marca precisa estar lá para aproveitar todas as oportunidades.

Um planejamento de marketing digital muito bem elaborado garante mais facilidade para executar suas estratégias dentro dos canais.
Neste vídeo publicado em nosso canal do Youtube, explicamos um pouco sobre como iniciar o planejamento das suas redes sociais:
Se está procurando saber como criar uma estratégia eficaz para as redes sociais, continue lendo este artigo!
Por que desenvolver uma estratégia de conteúdo para redes sociais?
Você pode postar qualquer coisa em sua rede social, mas se o conteúdo não for estratégico, ele não vai garantir o crescimento da sua empresa e dificilmente vai convencer o usuário a visitar a sua página. Desenvolver uma estratégia que mapeie o caminho para conquistar seus objetivos melhora o desempenho da sua equipe e aumenta suas chances de sucesso.
Como desenvolver uma estratégia de marketing eficaz para as redes sociais
Para criar uma estratégia de marketing digital eficaz, é necessário seguir um processo que vai te ajudar a publicar conteúdos que impactam positivamente o seu público e os seus resultados. Confira:
1. Defina seus objetivos
Antes de tudo, é fundamental definir seus objetivos, pois toda estratégia precisa de um caminho a ser percorrido. Esse processo vai guiá-lo em todos os próximos passos.
Os objetivos podem variar conforme o momento e sua área de atuação, e também podem sofrer alterações conforme a evolução da sua empresa.
2. Saiba quem é a sua persona
Para saber qual rede social vale a pena investir, é preciso conhecer o seu público. Para conhecê-lo, é necessário responder algumas questões: quem é o seu público-alvo, o que fazem na internet, em quais redes sociais se encontram e como as utilizam.
Sabendo a resposta para todas essas perguntas, você conseguirá criar uma persona para guiar toda a sua estratégia, criando uma jornada atrativa para ela.

3. Conheça cada rede social
Conhecer o ambiente e compreender o comportamento do usuário dentro da plataforma te ajuda a criar a personalidade e a linguagem certa para evitar erros e aumentar o engajamento do público com a sua página.
É importante entender como funciona cada rede social para que você saiba como se comportar dentro dela. Procure conhecer suas regras e o comportamento das pessoas em cada uma das redes sociais.
4. Crie um calendário editorial
Nada de publicar aleatoriamente! A regularidade das publicações é um dos fatores que os algoritmos consideram na hora de exibir postagens. Ter um planejamento de publicação é fundamental para criar uma frequência de postagens.
Além disso, planejar suas publicações mostra ao público que a sua marca é confiável e organizada, além de trazer mais fluidez à sua estratégia e otimizar o tempo da equipe.
5. Crie conteúdos relevantes
Para produzir um conteúdo relevante que possa engajar o seu público, é necessário saber quais são as dúvidas das pessoas que utilizam o seu produto, não apenas o público da sua empresa.
Crie conteúdos com base na persona e em qual etapa ela está localizada no funil de vendas, assim você garante um maior engajamento com seus seguidores. Se for interessante, vale a pena investir em anúncios pagos para aumentar o alcance de suas publicações.

6. Crie um plano de métricas
Monitorar resultados é importante para verificar se os objetivos definidos no começo da estratégia estão sendo atingidos e se o custo de aquisição está valendo a pena. Elaborar um plano de métricas também é escutar e entender o seu público.
Podemos citar o alcance, o tráfego e o engajamento como alguns dos exemplos de métricas que você deve acompanhar. É preciso tomar cuidado com métricas de vaidade, aqueles números que não ajudam a tomar decisões como, por exemplo, curtidas em publicações.
7. Interaja com seus seguidores
O objetivo das redes sociais é se conectar com pessoas. Interagir com seus seguidores permite fortalecer o relacionamento deles com a sua marca. Curta e responda aos comentários de suas publicações, faça sorteios e utilize os stories para criar perguntas onde o público possa interagir, por exemplo. Isso ajuda a aumentar o engajamento dos usuários com a sua marca. Teste todas essas dicas e identifique a que funciona melhor para a sua rede.
Quer saber como elevar a sua estratégia para outro nível? Leia nosso conteúdo sobre tráfego orgânico para alcançar resultados melhores dentro dos mecanismos de busca.