7 estratégias de e-mail marketing para transformar leads em vendas

“Como transformar leads em vendas?”. Essa é a pergunta feita por todos os que trabalham com à área de marketing digital. Seja na hora de dormir, trabalhar, de comer e até tomar banho: a cabeça do marqueteiro está sempre procurando um jeito de transformar os leads conquistados em vendas. 

Para isso, podemos pensar em várias estratégias. Uma delas é a mídia paga, fazendo com que mais anúncios cheguem para o perfil do nosso lead. Outra é fazer mais promoções, aumentando a possibilidade das pessoas comprarem nossos produtos. Mas, dentre tantas opções, o foco deste texto é o e-mail marketing! 

Sendo um dos queridinhos pelos produtores de conteúdo, o e-mail marketing pode ser uma arma poderosa para transformar os seus leads em vendas. Mas, para isso, precisamos de estratégia, já que, um método utilizado de maneira não analítica pode não dar resultados positivos. 

Por isso, ao longo deste artigo, vamos mostrar como tornar esta ferramenta ainda mais eficiente. Quer um spoiler? Aqui vai: 

  • não compre leads;
  • crie um “assunto” chamativo;
  • evite colocar palavras de venda no assunto;
  • siga o modo de falar da sua persona;
  • dê recompensas pela visualização do e-mail marketing;
  • crie um relacionamento com o seu cliente;

Antes de tudo, um glossário

Calma, calma! Já vamos dar as nossas dicas sobre e-mail marketing. Mas, antes, que tal dar uma geral sobre os temas que serão abordados ao longo deste texto? Afinal de contas, não podemos esquecer que existem pessoas entrando, neste exato momento, no mundo do marketing digital. 

Por isso, confira o significado de duas expressões que resumem o cerne deste texto: e-mail marketing e leads

Para começar, todo mundo já recebeu um e-mail marketing na vida! Uma empresa pode encontrar vários meios de entrar em contato com os seus clientes ou possíveis compradores e um deles é o e-mail. 

Por meio desta ferramenta, você pode apresentar promoções e atualizações de produtos da sua loja. Além disso, ela pode ser muito útil para manter um relacionamento sólido com o seu cliente, fazendo com que sua marca não caia no “esquecimento”. 

Por outro lado, os leads são os contatos de possíveis clientes, que são deixados de maneira orgânica em nosso site. Você já deve ter ouvido falar em comprar listas de contatos para disparar e-mail marketing, não é mesmo? Embora essa seja uma das dicas a serem citadas daqui a pouco, já podemos afirmar que essa não é uma prática muito recomendada. Os leads podem ser desde e-mails até números de telefone, por exemplo. 

Agora, as dicas

Pronto, estamos na mesma página! Então, agora podemos falar quais são as sete estratégias de e-mail marketing para transformar leads em vendas! Segue o fio! 

Não compre leads

“Compre essa lista de contatos e impulsione as suas vendas”! “Faça mais dinheiro comprando leads”! “Torne a sua marca mais conhecida comprando essa lista de contatos – PROMOÇÃO”!

Bem, não precisamos dizer que tudo isso é mentira, certo? Você, como consumidor, já deve ter recebido um e-mail marketing de uma marca que você não conhece. Então, é fácil saber como isso é incômodo. 

As chances de que o seu e-mail não seja visto é muito maior quando ele não é solicitado! Além disso, ele pode muito bem acabar na página de “spam”. Já vamos avisando: você não vai querer gastar um disparo de e-mail que pode acabar na lixeira. 

Crie um assunto chamativo

O primeiro contato do seu cliente com o seu e-mail vai ser pelo assunto. Portanto, precisamos que você utilize toda a criatividade do mundo na sua criação. Nesta hora, vale tudo: desde brincadeirinha, perguntas capciosas e até memes! 

Antes de soltar um e-mail marketing, pergunte-se: “eu abriria este e-mail?”. Se a resposta for sim, provavelmente o seu assunto está sendo efetivo! 

Não use palavras de venda nos assuntos

Sabemos que, na hora de criar um assunto, podemos querer usar palavras que impulsionam o desejo de compra dos nossos clientes. Entretanto, esse gatilho pode ser um tiro no pé, já que o Gmail e o Outlook, geralmente, escondem os e-mails de propaganda. Portanto, pode ser que o seu receptor não receba o seu conteúdo. 

Por isso, recomendamos que você utilize mais da curiosidade do consumidor do que gatilhos de compra, como “promoção”, “grátis”, “saldo”, entre outros. 

Respeite a sua persona

Vamos ilustrar: imagine que o seu cliente em potencial é um jovem que gosta de jogos virtuais e você precisa mandar um e-mail para ele. Não seria nada interessante mandar neste estilo: “Caríssimo, novos jogos estão disponíveis em nossa loja. Gostaria de verificá-los? Com carinho, Loja!”.

A linguagem do seu e-mail precisa ser a mesma do seu público-alvo, ou persona! Assim, as chances do seu lead tornar-se comprador é muito maior! 

Disponibilize recompensas para seus clientes

O e-mail pode ser um ambiente muito usado para resolver pendências da escola e do trabalho. Portanto, existe um certo perigo de que, na correria do dia a dia, a sua mensagem só seja visualizada, mas não lida! 

Por isso, é extremamente importante que os seus e-mails possuam recompensas para os seus clientes, sejam promoções, descontos ou até mesmo brindes! Assim, ao receber o seu próximo e-mail, a pessoa já  estará ciente de que vale a pena dar uma lida no seu conteúdo. Afinal de contas, quem não gosta de um descontinho?

Crie um relacionamento com o seu cliente

Não existe aquele ditado que fala “quem persiste sempre alcança”? Ou seria “quem acredita”? Bem, não importa! A verdade é que a persistência é, sem sombra de dúvidas, a alma do negócio! Então, é extremamente importante que você crie um relacionamento com o seu cliente. Como? Simples: mantendo um envio de e-mail marketing coeso e constante. 

Não estamos falando que você precisa mandar um e-mail todos os dias para os seus leads! Tudo o que é demais não funciona. Por isso, a sua campanha de e-mail marketing deve ter um planejamento coerente e espaçado, mas constante. 

E fique tranquilo! Se você seguiu os passos anteriores, os seus clientes não vão ficar cansados de  receber os seus e-mails!

Crie segmentos entre os leads

Por último, mas não menos importante, precisamos lembrar você de que diferentes clientes podem querer diferentes tipos de produtos. Você não irá mandar, por exemplo, um conteúdo sobre cachorros para quem assumidamente não gosta dos pequenos, assim como você não mandará um e-mail promocional de ração de gatos para quem tem cachorros.

Para todo e qualquer produto, você precisa ter uma lista segmentada! Esta é a arte do negócio e precisa ser respeitada! 

Preparado?

Então, o que você achou dessas dicas? Elas foram úteis ou você já as colocava em prática? Conte para a gente!

Além disso, convidamos você a explorar mais conteúdos do nosso blog! A Yooper é uma das melhores agências de marketing digital do Brasil e estamos sempre dispostos a conversar com você! 

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo