Logo Yooper Digital Marketing
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A marca

Trocafy é uma plataforma online que surgiu com o intuito de levar a tecnologia ao alcance de todos. A marca comercializa smartphones seminovos verificados por especialistas autorizados pelos fabricantes com preços competitivos, sendo uma excelente opção para as pessoas que buscam qualidade, economia e sustentabilidade. 

Entendendo os desafios do cliente:

A Trocafy possuía um domínio novo na internet, ocasionando uma performance orgânica relativamente baixa: poucas palavras-chave ranqueadas, nenhum resultado no top 10 do Google e baixo volume de acessos no site. Nosso desafio frente a isso era o de reverter o cenário e garantir o aumento de resultados, trazendo maturidade e efetividade para a frente orgânica da marca.

Plano de ação da Yooper para alcançar as metas:

O Brasil é o 5º país com a maior quantidade de usuários de smartphones no ranking mundial. Estudo lançado recentemente pela CupomValido.com.br afirma que, atualmente, no país há mais de 118 milhões de usuários de celulares ativos. Com isso, a busca por aparelhos é constante, podemos imaginar o volume de vendas que o setor movimenta, sejam elas de produtos novos ou seminovos. 

Diante deste cenário, a Trocafy precisava ganhar cada vez mais espaço para aproveitar as oportunidades. Pensando em posicionamento de uma forma orgânica, a marca investiu em uma estratégia de SEO efetiva para ganhar destaque frente aos concorrentes no Google — e é aí que a Yooper entrou em ação.  

Nossa equipe de SEO estruturou algumas iniciativas para aumentar os resultados da marca. As primeiras alterações consistiram em mudanças de elementos que estão por trás” de todas as páginas, ou seja, Off-page, as quais geralmente o usuário não vê, mas o Google enxerga muito valor, como: indexação de páginas, sitemaps e dados estruturados.

Em seguida, os esforços foram direcionados para a otimização do SEO On-page, este que se tratava de mudanças em diversos elementos que devem estar presentes nas páginas, como: meta descriptions, títulos, palavras-chave, correção de links quebrados, heading tags e a otimização de tags canonicals.

Com as alterações técnicas de SEO e boas práticas aplicadas, o time conseguiu otimizar em diversos aspectos elementos que os chamados Googlebots consideram importantes para ranquear conteúdos nas primeiras posições de pesquisa, elevando a autoridade do site a outro nível e trazendo resultados de branding significativos, como os que veremos abaixo.

Os resultados

Por fim, com um segmento em alta, consumidores engajados e um site totalmente otimizado, a Trocafy, em parceria com a Yooper, conquistou ainda mais espaço no mercado de smartphones. 

O planejamento se mostrou muito alinhado com o objetivo da marca e com os interesses do público, prova disso foi a evolução do tráfego orgânico do site: ao todo houve um aumento de sessões de 21 mil para 35 mil, fazendo com que o share orgânico do volume de tráfego do site passasse de 6,5% para 12,3% (comparação — Jan. 2023 x Jan. 2024).

Quando analisamos as primeiras posições também tivemos aumentos significativos: elevamos o número de resultados no top 10 do Google de 0 para 529 palavras-chave, quando consideramos posições de 11–20 do buscador, tivemos aumento de +6.400%. Tudo isso no intervalo de apenas um ano (comparação — Jan. 2023 x Jan. 2024). 

Os resultados alcançados impactaram diretamente a performance digital para que a Trocafy conquistasse mais espaço e visibilidade entre os grandes players do segmento brasileiro, contribuindo para a diluição dos custos de mídia paga e alcance da marca, comprovando que estratégias orgânicas podem ser tão rentáveis e vantajosas quanto o investimento em mídias pagas, afirma Diego Palomino, gerente de Growth.