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Do verão ao inverno: confira como a Summer Soul aumentou em mais de 280% sua receita online

O cliente

A Summer Soul é uma marca especializada em Moda Praia que atua desde 2007 no segmento, em 2015 fundou seu e-commerce para potencializar ainda mais a marca no mercado e as vendas. Seu grande diferencial deve-se à qualidade dos tecidos e os modelos feitos para todos os tipos de corpos — gerando leveza e conforto para os clientes conseguirem aproveitar o máximo dos momentos especiais.

O desafio

Devido o principal produto da Summer Soul ser referente a Moda Praia (biquínis e maiôs), os grandes picos de venda e procura acontecem no período do verão, gerando uma sazonalidade e causando um desequilíbrio de vendas em comparação com outros momentos do ano. Visto isso, o grande desafio foi gerar um aumento e equilíbrio da receita em outras épocas e estações do ano, quebrando um pouco a sazonalidade do
verão.

A estratégia:

Com a alta temperatura, o verão também traz um forte aquecimento sobre a economia brasileira, já que o País é conhecido, dentre outras famas, pela vasta beleza natural e seu carnaval, duas reputações que podem ser melhor aproveitadas durante os dias de sol, o que por si só acaba movimentando o setor de turismo, moda, beleza, etc.

Com este contexto, a Yooper em conjunto com a Summer Soul precisou realizar uma estratégia que pudesse explorar todas as oportunidades que a estação apresenta, mas que, ao mesmo tempo, também fosse articulada para os resultados continuarem em outras estações do ano.

Foi então que utilizamos as Mídias como principal aliada para conseguirmos gerar resultados e superar o desafio proposto. A estratégia contou com 4 ações-chave que fizeram a diferença.

A primeira delas foi a utilização de campanhas PMax do Google, através deste recurso realizamos uma quebra nas campanhas para separar as categorias e produtos mais vendidos dos demais. Esta mudança permitiu um acompanhamento quase que real timing da performance das campanhas, o que tornou as otimizações ainda mais assertivas.

Além disso, pensando na distribuição de vendas ao longo do ano, demos foco também para produtos que não eram da linha Moda Praia, como os Fitness e Moda Intima. Isso nos permitiu explorar outras categorias importantes, porém, fora do período sazonal.

A segunda ação foi apostar na produção de conteúdo e anúncios humanizados, afinal, a marca precisava transmitir ao público a qualidade de seus produtos de um modo natural, mostrando que eles se adequam a qualquer tipo de corpo e gosto. Com isso, focamos em vídeos e fotos para transmitir a diversidade da linha de produtos da Summer Soul.

Já a terceira ação está diretamente integrada com a segunda — uma vez que produzimos os conteúdos, focamos em distribuir eles em outras mídias para que não ficassem apenas centralizada em Google. Foi então que pensando no fortalecimento e posicionamento de marca, decidimos explorar o TikTok Ads, uma plataforma que oferece diversos recursos e que também condensa o público-alvo da marca.

Por fim, a última ação esteve relacionada com as regiões onde a marca possuia uma forte presença: Sul e sudeste. Segmentamos as estratégias para o público ter uma proximidade ainda maior com a Summer Soul e abrir espaço para as vendas dos produtos.

Os resultados

Com toda a estratégia implementada e um alinhamento muito próximo entre Yooper e Summer Soul, conseguimos gerar resultados positivos que aumentaram o ponteiro da performance digital da marca.

Em termos de fortalecimento de marca, conseguimos gerar um crescimento de +70% no volume de usuários no site em uma comparação 2023 × 2022.

Já em relação à receita, movimentamos um aumento de 82% na captação via Social Ads e +280% em Google Ads, receita distribuída ao longo do ano, não ficando centralizada apenas no período do verão.

Feedback do cliente:

“Mais do que números positivos, a estratégia conseguiu provar que ações integradas podem impactar diretamente o posicionamento e o fortalecimento de marcas. No caso da Summer Soul conseguimos transformar resultados que antes eram sazonais, para um retorno always on. Alinhada a um relacionamento próximo e de confiança, os resultados não poderiam ter sido diferentes, com ele conseguimos superar o desafio inicial.”