Conheça os 4 princípios da governança corporativa

Em busca de crescimento e maiores margens de lucro, cada vez mais empresas procuram organizar e tornar seus processos mais eficientes. Um estudo da Forbes revelou que, em 2020, 64% das companhias brasileiras adotavam os princípios da governança corporativa para gerir seus negócios de forma eficiente.

Na busca por crescimento e maiores margens de lucros, cada vez mais empresas buscam 

Esses números, embora já expressivos à época, cresceram significativamente com o tempo, alcançando patamares ainda maiores na atualidade, conforme veremos a seguir. 

Tudo isso, graças aos benefícios da governança corporativa e suas inúmeras possibilidades de gestão inteligente voltada a negócios de todos os portes e nichos. 

Se você, gestor, deseja entender mais sobre o que é governança corporativa, suas vantagens, funcionamento e como implementar essa metodologia na sua empresa, continue lendo! 

O que é governança corporativa?

Governança corporativa é o sistema de gerenciamento inteligente voltado às empresas. Esse sistema estabelece normas e processos lineares, que têm como objetivo assegurar uma atuação mais organizada, transparente, confiável, idônea e responsável aos negócios. Para isso, são levados em consideração alguns pilares essenciais, que norteiam a prática. 

De acordo com a editora Springer Link, em um estudo divulgado em 2023, a conformidade com os princípios da governança corporativa é um fator extremamente relevante, não apenas na busca por melhores resultados imediatos, como, também, na construção da reputação das empresas por investidores e parceiros. 

Isso porque o sistema, mais do que estabelecer normas internas, leva em consideração as oscilações mercadológicas e os interesses de stakeholders, acionistas, colaboradores, fornecedores e até do governo. 

Desta forma, por meio dos princípios da governança corporativa, você garante que seus negócios mantenham-se, mais do que dentro da legalidade, no radar de interesse dos seus clientes e investidores. 

Qual a importância da governança corporativa?

À primeira vista, a governança corporativa parece apenas uma forma de aumentar o crescimento do seu negócio, porém, sua relevância vai – muito! – além. 

Ao adotar ações como implementar a governança corporativa, você passa a priorizar práticas, normas e processos que tornam seus negócios mais competitivos e atraentes para acionistas e clientes. 

Exemplos clássicos da importância da governança corporativa são as ações voltadas à sustentabilidade das empresas. Aqui, são adotadas formas de diminuir o impacto ambiental do negócio para que sua cadeia produtiva não seja lesiva ao meio ambiente. 

Outro aspecto fundamental é transparência nos processos e relacionamentos. Isso, mais do que somar para que a empresa evite problemas judiciais, confirma para clientes e investidores que os valores éticos e morais da companhia são mais importantes que a busca por lucros.

É claro, contudo, que, para ser eficiente, você precisa se atentar para os 4 princípios da governança corporativa. 

Princípios da governança corporativa: 4 pilares fundamentais

  1. Transparência: está diretamente ligada à forma como você se comunica com todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento dos negócios – dos colaboradores, fornecedores e stakeholders aos clientes. Aqui, a palavra-chave para o sucesso é clareza, tanto na comunicação, quanto nas intenções e objetivos da empresa; 
  2. Accountability (prestação de contas): derivado direto da transparência, esse princípio demonstra a sua disposição de apresentar aos investidores e acionistas os  valores da sua empresa, assegurando, assim, a responsabilidade ética do negócio perante o mercado; 
  3. Equidade: este princípio da governança corporativa diz respeito à capacidade de equiparar os colaboradores e stakeholders de acordo com suas particularidades, desde a forma de se comunicar até a distribuição de eventuais privilégios; 
  4. Responsabilidade corporativa: a governança corporativa também auxilia no esclarecimento quanto ao papel social da empresa na comunidade e seus impactos nas atividades comerciais. 

Os benefícios da governança corporativa

Até aqui, já ficou claro o quanto os princípios da governança corporativa podem ser úteis no crescimento da sua produtividade e busca por melhores resultados, tanto financeiros quanto sociais. Porém, é natural que você se pergunte sobre os benefícios percebidos de forma mais imediata. 

Uma vez implementada, a governança corporativa pode: 

  • auxiliar no controle dos processos por meio de ferramentas e plataformas de gestão; 
  • aumentar o potencial competitivo; 
  • demonstrar maior confiança aos investidores; 
  • garantir mais segurança das informações e proteção dos dados; 
  • apresentar novas formas de sustentabilidade aos negócios;
  • melhorar o gerenciamento de riscos e adoção de medidas contra falhas; 
  • auxiliar no controle e distribuição de gastos. 

Mas lembre-se: para que essas e mais vantagens sejam percebidas, você deve garantir que a implementação da governança corporativa seja assertiva, levando em consideração não apenas o ambiente interno dos seus negócios, mas também o cenário mercadológico . 

Como implementar a governança corporativa? 

Entendidos os princípios da governança corporativa, é essencial que você saiba por onde começar a realizar a implementação dessa metodologia, para que suas vantagens sejam desfrutadas quanto antes pela sua organização. Para isso, você deve: 

  1. Criar um conselho administrativo

Assim como qualquer outra decisão que afete o funcionamento geral da sua empresa, ações como implementar a governança corporativa devem ser decididas com toda a administração do negócio. 

Para isso, reúna as equipes responsáveis, acionistas, investidores, equipe jurídica e converse profundamente sobre o tema.

  1. Adote desde o início as medidas de mitigação de riscos

Nenhuma nova abordagem empresarial é 100% livre de riscos – e na adoção dos princípios da governança corporativa, isso não é diferente. 

Por isso, é essencial que você tenha, desde o início, além do plano de implementação, uma política de procedimentos internos para resolução de falhas, análise periódica de resultados e medidas para diminuir riscos, 

  1. Realize auditorias internas e reuniões

Uma governança corporativa funcional começa de dentro para fora. Para isso, antes de esperar resultados externos, você deve estar atento às auditorias e reuniões internas. Por meio delas, você poderá avaliar a eficácia dos processos, identificar falhas e obter informações para garantir conformidade com a lei e os aspectos do mercado. 

  1. Adote práticas sustentáveis

Minimizar o impacto ambiental e social é uma responsabilidade de todos os gestores, prevista, inclusive, em leis. 

Por isso, é essencial se manter atento a práticas, como gestão de resíduos, proteção de dados e preservação de áreas nativas, por exemplo, além de sempre aprimorar e atualizar suas obrigações nesse sentido. 

Aprimoramento contínuo

A esta altura, você, provavelmente, já se convenceu de que os princípios da governança corporativa são indispensáveis para o crescimento e aprimoramento competitivo dos seus negócios. 

Para começar, o primeiro passo é investir em tecnologia. Por meio  de uma plataforma inteligente, por exemplo, você pode colher insights valiosos, que te guiem para um futuro promissor, com maiores números de produtividade e lucros muito mais expressivos. 

Por isso, busque por empresas idôneas, que valorizem seus interesses e entendam suas necessidades. Assim, você, com certeza, terá muito mais segurança na hora de fazer qualquer transformação nos seus negócios. 

Este artigo foi escrito pela Lecom, empresa referência na Gestão Inteligente de Processos, oferecendo ao mercado uma plataforma de BPMS (Business Process Management Suite ou System) para automatizar, executar, melhorar e gerenciar processos.

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo