Saber como se comunicar de forma prática e eficaz é uma das habilidades mais procuradas e valorizadas pelo mercado de trabalho.
Quando mensagens são captadas, compreendidas e transformadas em ações, podemos dizer que aquela peça publicitária, campanha online ou texto conseguiu convencer o leitor a realizar uma ação, seja ela voltada para o consumo de informações, produtos ou serviços.
Isto é o que o copywriting tem feito nas últimas décadas, dentro e fora do Brasil. Se você nunca ouviu falar da estratégia de marketing que mais tem crescido, chegou a hora de saber:
- O que é Copywriting
- Onde ele pode ser aplicado
- Quais são as vantagens para a sua empresa
O que é copywriting
A definição de copywriting pode gerar algumas dúvidas em um primeiro momento, mas logo fica nítido o objetivo dessa estratégia de conteúdo para gerar conversões e vendas.Esse termo se tornou mais presente no vocabulário das grandes empresas por causa dos benefícios que consegue trazer a curto, médio e longo prazo.
Copywriting consiste em textos que são produzidos com o objetivo de gerar vendas e conversões. Ele também é conhecido como “escrita persuasiva”.
O profissional responsável pela produção deste conteúdo convence o leitor a comprar um produto ou assinar um serviço por meio de uma comunicação próxima, pessoal e voltada para resultados.
Como a atenção do leitor está cada vez mais difusa, o copywriter, como é chamado, tem a função de captá-la e transformá-la em ações práticas que visem o aumento do ticket médio de empresas.
Onde ele pode ser aplicado
Existe uma infinidade de canais onde a escrita persuasiva encontra espaço para se manifestar e gerar resultados.
Redes sociais, campanhas do Google Ads, artigos para blog, landing pages, e-mails marketing, anúncios voltados para publicidade online.
Enfim, as possibilidades de adaptar o copywriting para todas essas estratégias de marketing digital são inúmeras, permitindo que a sua comunicação seja mais direta e assertiva.
Quais são as vantagens para a sua empresa
As vantagens do copywriting vão desde a comunicação mais personalizada e focada no que o consumidor procura até a melhora do posicionamento nos motores de busca quando é trabalhado em conjunto com o SEO.A partir do momento que você decide incluir a estrutura de copywriting dentro do seu negócio, sua empresa começa a experimentar as seguintes mudanças:
Comunicação personalizada
A quantidade de informações disparadas em e-mails marketing e anúncios geralmente não atende aos interesses de quem recebe esses comunicados.
Muitos textos são genéricos e não engajam o leito, nem procuram se aproximar dele (a) no sentido de construir uma relação de confiança e parceria.
Quando o copywriting é aplicado nessas peças de conteúdo, logo todo o discurso muda. O que era mais um e-mail com cara de spam agora se torna uma conversa natural e instigante, repleta de propostas de valor e empatia.
Isso acontece porque os profissionais da área conhecem o perfil daquela pessoa e sabem quais são os gatilhos mentais para vendas que pode usar para fazê-la se aproximar e realizar uma conversão.
Enquanto alguns exploram a reciprocidade e o compromisso, outros usam da autoridade e da escassez para gerar reações mais rápidas e automáticas no leitor.
Conteúdo de qualidade
Você já parou para pensar como a qualidade de um conteúdo está associada à mensagem que ele está transmitindo e ao cuidado com que ele é produzido?
Um bom texto de copy direcionado para propor uma solução para um problema, sem erros gramaticais e linguagem clara e acessível consegue se diferenciar dos demais pelo seu profissionalismo e valor que transmite.
Melhora do posicionamento orgânico (SEO)
Quem já trabalha com SEO visando a melhora do seu posicionamento orgânico sabe o quanto é importante que o conteúdo não atenda apenas aos requisitos do Google.
Ele também deve se útil ao leitor, respondendo uma dúvida para um problema ou informando mais a respeito de um produto ou serviço. Ao aproveitar as duas técnicas (SEO + Copywriting) você consegue fazer a sua empresa sair na frente da concorrência e se destacar num mercado tão competitivo quanto é o de marketing digital.
Conversões mais rápidas
Toda empresa lida com problemas que estão ligados à dificuldade de se comunicar com seus clientes e ter em troca a compra de um produto ou a assinatura de um serviço.
Ao adotar exemplos de copywriting em seus e-mails que chamem a atenção do leitor e mostre para ele que existe um caminho para resolver seus problemas, a probabilidade desse usuário se tornar um lead qualificado é ainda maior.
Leads mais qualificados
Pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços têm potencial para se transformarem em consumidores fiéis.
Tudo o que você precisa fazer é investir na comunicação persuasiva dia após dia, disparando e-mails que sejam úteis e relevantes, landing pages profundas que convertem e geram valor desde as primeiras até as últimas linhas de conteúdo.
Agora que você já conhece os motivos para investir em copywriting e quais são os retornos que ele pode trazer para a sua empresa, aproveite também para conferir nosso artigo sobre UX Design, outra área que está em alta no mercado e que pode melhorar a experiência dos seus clientes em diversos dispositivos, seja o computador, tablet ou celular.