Com tantas pessoas conectadas ao redor do mundo, enviando e recebendo conteúdo, fortalecendo laços afetivos e até construindo afinidades com personalidades, empresas e corporações, fica praticamente impossível imaginar um mundo sem as redes sociais. Afinal de contas, elas foram responsáveis por reorganizar a dinâmica das relações pessoais e profissionais.
Percebendo o quanto essas plataformas poderiam ser úteis para aumentar a presença das marcas na vida das pessoas, muitas empresas adotaram uma postura mais incisiva em relação à forma como se relacionam com seus consumidores.
Enquanto algumas marcas conseguem conquistar novos clientes e gerar novas oportunidades de negócios, outras ainda procuram, sem sucesso, alternativas para se aproximarem mais dos seus clientes.
Aí que o uso do marketing nas redes sociais, aliada a uma estratégia de inbound marketing, surge como uma resposta inteligente para criar reconhecimento e aproximar consumidores e marcas de forma natural e espontânea. A seguir, vamos conhecer mais à respeito das redes sociais, incluindo suas diferenças com as mídias sociais, além de conhecer as plataformas mais adequadas para fazer o seu negócio crescer. Continue lendo!
Diferença entre rede social e mídia social
Por causa da semelhança entre os dois termos, ainda é comum que muitos confundam ambos. Para ficar mais fácil de entender, vamos supor que as redes sociais consistem em um recorte menor em que geralmente estão localizadas pessoas com interesses em comum. Em outras palavras, elas funcionam como redes de relacionamento entre indivíduos.
Já as mídias sociais têm um foco mais abrangente e englobam todos os canais e ferramentas que são usadas para a disseminação de conteúdos. Elas também contribuem para que haja um fluxo de mensagens de forma descentralizada.
Qual rede social devo escolher para o meu negócio?
Não existe uma resposta pronta para esta pergunta. Tudo vai depender do seu segmento de mercado e do público-alvo que será atingido. Para isso, é importante conhecer as características e hábitos de cada um deles para assim definir a estratégia mais adequada. Seguindo conceitos como uso e popularidade, podemos listar quatro redes sociais que dominam o mercado atualmente: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
Conhecida como a maior rede social do mundo, a invenção de Mark Zuckerberg é um prato cheio para quem tem um e-commerce. Isso porque a visibilidade que ela proporciona vai além dos grupos de venda, se estende para o marketplace (espaço reservado para a venda de produtos) e chega até os anúncios patrocinados do Facebook Ads.
Caso você queira crescer organicamente, isto é, não depender de publicidade ou de anúncios para aparecer na timeline dos seus clientes é melhor começar a trabalhar o seu engajamento nessa rede. Ele funciona como uma espécie de “termômetro” do que é relevante ou não para o algoritmo da plataforma.
Portanto, quanto maior for a sua interação com seus consumidores, respondendo os comentários deles e produzindo conteúdo original e de qualidade, com links apontando para o blog da sua empresa, maiores serão as suas chances de ser aparecer nos primeiros resultados do feed de notícias. O mesmo vale para conteúdos visuais (imagens e vídeos) pertinentes ao seu segmento de mercado.
O Instagram conquistou o seu lugar ao sol e hoje vem competindo de igual para igual com o Facebook. Com uma proposta de trabalhar conteúdo visual estático e móvel (um dos formatos mais atrativos para o cérebro humano) essa rede social já ocupa a preferência dos usuários.
Além de deixá-los à vontade para postarem fotos e vídeos tanto na timeline quanto no stories, ela chama a atenção por cada inovação apresentada para facilitar a interação entre marcas, personalidades e seguidores.
Aqui o engajamento é o fator que vai definir a presença da sua empresa nesta rede social. Portanto, trabalhar a interação com seus seguidores é um dos caminhos mais curtos para ganhar mais relevância e autoridade no seu nicho.
Uma dica válida é criar conteúdo sobre assuntos virais que estão em alta no momento. Caso você consiga atrair a atenção do seu público, em questão de horas ele estará te recompensando com comentários e divulgações gratuitas da sua marca.
O Twitter se tornou o queridinho dos jornalistas e não é por menos: ele é um microblog em que circulam dezenas de milhares de informações todos os dias. Mais uma vez o relacionamento assume um papel ímpar, principalmente por essa plataforma funcionar mais como um canal de mão dupla entre seguidores e marcas/empresas/celebridades.
Para que você consiga criar um perfil sólido e consolidado, algumas regras precisam ser seguidas como trabalhar a descrição da sua empresa de forma profissional, assumir uma postura pró-ativa, compartilhar conteúdos relevantes, retweetar posts dos seguidores mais engajados, entre outras ações que vão trazer mais destaque para o seu negócio.
Uma rede social corporativa como o LinkedIn não serve apenas para anunciar e divulgar vagas. Ela também funciona como uma importante porta de entrada para estabelecer parcerias entre empresas. Ao produzir e compartilhar conteúdo frequentemente dentro da plataforma, há a possibilidade de converter conexões em leads e, com o tempo, transformá-los em clientes.
Tudo o que você precisa fazer para aproveitá-la ao máximo é manter a consistência e a qualidade na publicação dos conteúdos, além de estimular discussões sobre o seu nicho de mercado, que logo o engajamento vai acontecer naturalmente, aumentando sua visibilidade na plataforma.
Agora que você já sabe como as principais redes sociais funcionam e como tirar proveito delas para fazer mais negócios pela internet, não se esqueça de conferir outras formas de conquistar tráfego orgânico com uma estratégia sólida de SEO, e-mail marketing e Google Ads. Conheça as soluções desenvolvidas pela Yooper para trazer mais resultados para sua empresa.