O que é SEO Off Page e como usá-lo na prática

Páginas bem estruturadas, com conteúdos relevantes e utilizando as palavras-chaves corretas são fundamentais para otimizar o seu site. Porém, não se engane! Não basta apenas caprichar no SEO on page, é preciso trabalhar o off page também.

Se você procura melhorar o posicionamento do seu site dentro dos mecanismos de busca, é preciso mostrar aos buscadores que a sua página é uma referência para outros domínios. Para entender melhor sobre essa estratégia de Marketing Digital, viemos explicar tudo sobre o que é o Off Page e como usar esse desdobramento de SEO na prática!

Afinal, o que é SEO Off Page?

SEO off page são técnicas aplicadas fora de seu site, em páginas externas, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico de seu domínio entre os mecanismos de busca.

Você deve estar se perguntando “mas se as ações não são feitas dentro do meu site, como é que isso pode melhorar o meu posicionamento?”. O que acontece é que os robôs do Google observam as relações entre os sites na hora que vão vasculhar as páginas da internet para indexá-las nos resultados. Quando os bots identificam que o seu site é mencionado em outros domínios por meio de links e menções, o posicionamento dele é melhorado nas páginas de pesquisa.

A importância do SEO Off Page na estratégia de Marketing Digital

Quando uma página possui um link de outro site, os mecanismos de busca entendem que o texto tem uma comprovação da informação do conteúdo, onde a página mencionada no texto tem um grande valor. Quanto mais domínios estiverem linkados em um conteúdo, mais relevante o Google considerará aquela informação apresentada, o que aumentará as chances da página receber uma melhor posição entre os resultados das pesquisas.

O mesmo vale para menções à marca, mesmo que o texto não tenha um link. Como o Google é capaz de entender o assunto do texto, somente o nome da marca já é o suficiente para que os bots reconheçam sua autoridade em relação ao conteúdo. Porém, o buscador também compreende quando a menção é positiva ou negativa.

Para escolher um bom domínio, que pode melhorar a qualidade e relevância do seu site nos mecanismos de busca, é importante trabalhar com a métrica Domain Authority (DA).

Domain Authority

A métrica Domain Authority mostra a probabilidade de um site ser bem posicionado nos mecanismos de busca, fornecendo uma pontuação de 1 a 100. Quanto maior for a pontuação, mais chances do site aparecer mais próximo do topo da pesquisa.

Ao procurar um site parceiro para trabalhar com otimização Off Page, priorize os que tenham um Domain Authority maior que o seu, que esteja na mesma área onde o seu produto atua, de forma que transmita autoridade para a sua marca.

É importante dizer que o tráfego orgânico muitas vezes é mais qualificado do que o tráfego pago. Se as duas estratégias são usadas em conjunto, com o tempo elas estabelecerão a autoridade de marca na internet e, quanto mais eficiente for a otimização interna e externa, menos custo com anúncios o seu e-commerce terá.

Estratégias de SEO Off Page na prática

Agora que você aprendeu o que é a estratégia Off Page e porquê ela é importante para o seu site ser ranqueado dentro dos buscadores, vamos aprender quais são os principais modos de utilizar essa técnica no seu negócio!

1- Planejamento é fundamental

Como qualquer estratégia de Marketing Digital, é fundamental que você faça um planejamento inicial da técnica de Link Building, como também é chamada a estratégia de construção de links para o seu site. O Google prioriza a inserção de links naturais dentro do conteúdo, ou seja, todos os links que forem criados de forma visivelmente induzida serão ignorados pelo mecanismo.

2- Contextualização do assunto apresentado

Ao escolher um site para a geração de links, é importante que ele contextualize o conteúdo do texto, ou seja, eles devem fazer parte da temática do site de destino.

Se você está otimizando um site que fala sobre a prática de atividades físicas, o ideal é que os links abordem o mesmo tema, como um site de uma academia ou um site de roupas e acessórios para treino. Não faz sentido inserir um site automobilístico como link, por exemplo.

3- Procure por sites relevantes ao assunto abordado

O importante em uma estratégia de SEO Off Page não é a quantidade de links, mas sim a qualidade deles. Além de escolher um site que tenha a ver com o tema apresentado, você precisa também procurar por sites e páginas que sejam consideradas relevantes dentro do assunto abordado, marcas e empresas com uma elevada autoridade técnica no assunto, para reforçar a sua autoridade no assunto apresentado.

4- Utilize links de vários domínios

Criar vários links de um único site dentro de um conteúdo não gerará o impacto desejado em termos de relevância. Os mecanismos de busca medem a popularidade de um domínio através da quantidade e da qualidade dos links inseridos nele. A dica é criar backlinks de vários domínios diferentes.

5- Texto âncora com palavra-chave

Chamamos de texto âncora aquele texto clicável, onde o leitor é levado para outro site. É importante que o texto âncora que será inserido na linkagem seja composto pela palavra-chave que remete ao assunto do conteúdo apresentado, mas você também precisa tomar alguns cuidados.

Se você usar a mesma palavra-chave para todos os links, o Google interpretará isso como uma estratégia de black hat, ou seja, uma tentativa de manipular o algoritmo. É importante variar o texto âncora em sua estratégia de Link Building.

Para saber mais sobre técnicas de Black Hat e White Hat, além de outras técnicas de SEO fundamentais para melhorar o posicionamento de seu site dentro dos buscadores, leia também o nosso guia completo sobre estratégias de SEO.

Gostou de conhecer sobre o SEO Off Page? Essa técnica pode ser grande aliada para melhorar o ranqueamento do seu site em pesquisas do Google, mas ela deve ser empregada apenas depois que suas páginas já estiverem otimizadas, ok?!

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