Como gerar tráfego qualificado com SEO

Se você trabalha diretamente com marketing digital, já deve estar familiarizado com os dois principais caminhos para atrair novos clientes: o tráfego pago e o orgânico. Mesmo antagônicos por natureza, a combinação dos dois pode resultar no sucesso do seu trabalho com marketing digital. 

Enquanto os principais exemplos da mídia paga são os links patrocinados, o SEO vem para representar os resultados alcançados sem verba. Mas, basicamente, os dois possuem o mesmo objetivo: gerar tráfego qualificado!

Hoje, vamos falar um pouquinho mais sobre o SEO e como podemos atrair possíveis clientes para a sua empresa sem gastar dinheiro. Mas, antes de tudo: você sabe o que é SEO? E tráfego qualificado? Se a resposta foi “não” ou “mais ou menos”, continue com a gente! Esses dois conceitos podem abrir um leque de possibilidades na hora de consolidar a sua estratégia de marketing.

O que é tráfego qualificado?

Você está familiarizado com a ideia de “público-alvo”? Geralmente, usamos esse termo para definir o cliente em potencial, aquele que irá visitar o nosso site e, possivelmente, levar um produto ou contratar os serviços oferecidos por você, pela sua loja ou empresa. 

Para conhecer o nosso futuro cliente, o setor de marketing utiliza uma estratégia chamada “persona”, no qual colocamos as principais características do nosso público em uma só pessoa. Assim, todas as vezes que vamos “conversar” com o público, podemos utilizar a persona como base para definir o tom de voz que devemos seguir e o tipo de conteúdo que iremos produzir. 

Mas por que falar sobre público-alvo, persona e produção de conteúdo, se nós queremos saber sobre o que é tráfego qualificado? 

Simples: gerar tráfego qualificado é atrair um público que tem grande potencial para comprar o que você tem a oferecer. Isso garante muitos benefícios para o seu negócio, como um impulsionamento de vendas e a produção de conteúdos mais certeiros. 

E agora, o que é SEO?

Depois de falarmos sobre o tráfego qualificado, precisamos definir o que é SEO, o conjunto de técnicas que irá possibilitar a geração de visitas e vendas para a sua empresa

SEO é a sigla é Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca. Os motores são plataformas que utilizamos para fazer pesquisas na internet, sendo os três mais conhecidos o Google, líder incontestável, o Bing e o Yahoo!

Vamos usar como exemplo o Google. Quando pesquisamos sobre um assunto, a plataforma nos oferece uma série de resultados. Agora, fale a verdade: em quais links você prefere clicar? É óbvio que são os que estão nas primeiras posições. Isso é automático do ser humano, não precisa se envergonhar! Não é todo mundo que irá se aventurar nas dezenas de páginas de pesquisa do Google, quando as mais relevantes estão, geralmente, no começo. 

É algo tão natural que o SEO trabalha para fazer com que o seu conteúdo apareça nos primeiros lugares das pesquisas dos motores de busca, como o Google. Assim, as chances do usuário clicar no seu conteúdo é muito maior. 

Com o que eu posso usar SEO?

Qual é o produto que você está oferecendo? Seja para o seu e-commerce ou para a sua produção de conteúdo diária, o SEO pode fazer com que a sua página receba uma grande visibilidade. 

Se você está vendendo um produto físico, é muito interessante colocar uma descrição sobre ele. Assim, você pode falar um pouco mais usando palavras específicas que serão pesquisadas pelos seus possíveis clientes. 

Se o que você está oferecendo é um artigo, o ideal é que você também faça uso destas palavras estratégicas, além, é claro, de tornar o seu texto mais legível, usando parágrafos curtos e bastante ligações entre as frases. 

Gerando tráfego qualificado com SEO

Já debatemos um pouco melhor sobre o que é tráfego qualificado e sobre a importância do Search Engine Optimization na sua campanha de marketing digital. Então, nada melhor do que juntar esses dois conceitos, não é mesmo?

É claro que o tráfego conquistado de maneira orgânica exige um trabalho a mais por parte da sua equipe de especialistas. Entretanto, não é impossível! Por isso, vamos passar algumas dicas para você gerar tráfego qualificado com SEO para a sua empresa ou cliente! 

Vamos lá? Já pegue papel e caneta e anote todos os passos abaixo. Você não vai se arrepender!

Constante atualização de conteúdos

Um dos grandes erros na estratégia de marketing das empresas é a falta de regularidade na produção de conteúdo. No SEO, podemos falar que a persistência é a alma do negócio. Por isso, precisamos manter uma constante atualização de produtos em nosso site.

Como podemos fazer isso? Com um planejamento efetivo, constante e com foco em performance. Se a persistência é a alma do negócio, o planejamento é a chave para o sucesso. 

Foco em todas as etapas do funil de vendas

Além da constante atualização, é extremamente importante que seus conteúdos contemplem todas as etapas de vendas e jornada do seu cliente. Afinal, as pessoas podem procurar o seu site em diferentes momentos de necessidade. Chamamos isso de funil de vendas

Um cliente, por exemplo, pode estar indo conhecer o seu produto. Outro, por sua vez, pode estar reconhecendo que necessita do seu conteúdo para resolver uma necessidade. Mas existem aqueles que vão procurar o seu conteúdo para efetuar uma compra, ou seja a famosa conversão. 

E, no final, cada um deles precisa ter conteúdos próprios em seu site ou e-commerce. Assim, a chance de caminharem para a conversão é muito maior!

Tom de voz coerente com a sua persona

Além de sentir vontade de adquirir o seu produto ou serviço, o seu futuro cliente precisa se sentir representado pelos seus conteúdos. Por isso, não podemos esquecer de manter um tom de voz coerente com o jeito de falar, agir e ser da sua persona. 

Pode parecer bobagem, mas a identificação do seu cliente para com a sua marca pode ser a peça que faltava para o fechamento de um contrato com a compra de um produto. 

Linkagem interna

Essa é uma das regras do SEO. Podemos e precisamos criar uma rede de links internos em nossas postagens. Isso facilita a experiência do cliente dentro do nosso próprio site, possibilitando que ele chegue a camadas de maneira mais rápida e simplificada. 

Por exemplo: ao linkar um produto em um texto do seu site, o cliente poderá se sentir mais instigado a comprá-lo. 

Imagine a linkagem interna como uma teia de aranha que liga e conecta toda a sua plataforma. É disso que o seu site precisa!

Linkagem externa

Não podemos nos esquecer da linkagem externa. Você sabia que o Google diminui o alcance do seu conteúdo se não houver linkagens para outros sites? Já que consideramos a internet como uma rede que engloba milhões de conteúdos, todos interligados e conectados, nada mais justo do que colocar links externos nos seus conteúdos. 

Mas cuidado! Você não precisa colocar um link do seu concorrente em seu texto! Embora haja as regras de “boa vizinhança”, não podemos esquecer que vivemos em um mercado competitivo. Por isso, procure links confiáveis e que façam sentido para o conteúdo que você está escrevendo. 

Vale lembrar que, linkar só por linkar não vale! Cada um dos links, sejam internos ou externos, precisam fazer sentido com o texto e conteúdo original. 

Yooper: tráfego com SEO

Você sabia que a Yooper trabalha para garantir a melhor experiência para os seus clientes e para alavancar o sucesso da sua marca? Embora também trabalhemos com mídia paga e com redes sociais, somos muito ativos na geração de tráfego qualificado com SEO!

Investir em uma campanha planejada e eficiente de SEO pode ser exatamente o que a sua empresa precisa para atrair mais visitantes e, assim, conquistar mais clientes! Confira os nossos serviços orgânicos e entre em contato para conhecer o nosso trabalho com a otimização para motores de busca!

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