5 estratégias de SEO fundamentais para a Black Friday

A Black Friday está logo ali e chegou a hora de preparar o seu e-commerce para o evento mais aguardado do ano. É hora de criar estratégias de marketing desde já para estar mais do que preparado e não perder nenhuma venda!

Por mais que seja importante investir em anúncios pagos, também é essencial aplicar estratégias de SEO para a Black Friday. Assim, a sua página tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.

Quer saber como fazer isso na prática? Continue lendo este artigo, nós vamos apresentar as principais otimizações que você pode fazer no seu e-commerce.

Pessoa mexendo no computador

A importância das estratégias de SEO na Black Friday

Talvez você esteja focando a sua estratégia na criação de campanhas pagas, mas já imaginou quantas oportunidades de venda você também pode conseguir nos resultados orgânicos? Trabalhar com SEO dentro das suas estratégias pode potencializar suas vendas. Afinal, o usuário pesquisa os melhores descontos e oportunidades desta data e, se o seu site estiver nos primeiros resultados, é muito provável que ele visite a sua página.

A relevância do SEO para a Black Friday

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing muito importante para aumentar a visibilidade do seu site durante o evento. Afinal, trata-se de um conjunto de práticas com o objetivo de fazer com que a sua página apareça no topo dos resultados de busca quando alguém procura algo relevante do seu segmento.

Além disso, uma boa estratégia de SEO pode gerar tráfego orgânico qualificado para o seu site, reduzir custos com mídia paga e proporcionar uma melhor experiência de compra para os consumidores.

Black Friday

5 estratégias de SEO para a Black Friday 2022

É importante lembrar que o SEO é uma estratégia a longo prazo. É preciso seguir as boas práticas de ranqueamento nos mecanismos de busca com antecedência para obter os melhores resultados nas pesquisas para a Black Friday.

Para te ajudar a trabalhar o SEO da sua página, listamos 5 estratégias fundamentais para se dar bem na Black Friday. Tome nota!

1. Defina palavras-chave relacionadas à Black Friday

Com a aproximação da Black Friday, os usuários costumam pesquisar termos relacionados ao evento. Assim, é essencial definir palavras-chave mais estratégicas para guiar a otimização das páginas e conteúdos do seu e-commerce.

Apesar de ser tentador trabalhar com palavras-chave de maior volume, como “Black Friday 2022” e “promoções Black Friday”, estes são termos muito abrangentes e concorridos. Uma boa estratégia é se concentrar em palavras-chave mais específicas, como “televisão 60 polegadas black friday” ou “black friday tênis nike air force”. Além de terem mais chances de ranqueamento, esses termos têm um maior potencial de conversão, porque são utilizados por usuários que já estão cientes do produto que irão comprar.

 

2. Produza conteúdos valiosos para a data

Os consumidores pesquisam com antecedência o que pretendem adquirir na Black Friday, então o que acha de ajudá-los nessa jornada de compra?

Produza conteúdos que apresentem a sua marca, ofereça mais informações sobre os produtos que estarão com desconto e ajude os clientes a tomarem sua decisão de compra. Os formatos podem ser variados, como post para redes sociais, blog posts ou vídeos para o YouTube.

Criando conteúdos valiosos, você aproxima a sua marca do usuário desde já, além de trabalhar a autoridade da sua marca para palavras-chave relacionadas à Black Friday.

 

3. Otimize suas páginas de produtos

Com as palavras-chave definidas, é hora de inseri-las em locais estratégicos no seu site, como nos títulos, descrições e meta tags das páginas de produtos, principalmente dos que terão uma maior demanda no período da Black Friday. Aproveite também para otimizar e complementar estas páginas, com descrições mais detalhadas e imagens de qualidade.

Após fazer a atualização, solicite a reindexação das páginas no Google Search Console, para que o buscador entenda que elas foram otimizadas.

Compras de Black Friday

4. Crie uma landing page para a Black Friday

Criar uma landing page exclusiva para a Black Friday é uma ótima estratégia de SEO. Nela, você pode incluir uma contagem regressiva para o início das ofertas, perguntas frequentes sobre as promoções, as principais ofertas de Black Friday da sua loja e também um campo para o usuário se cadastrar para receber novidades.

Além de reunir as principais informações da Black Friday, facilitando a navegação do consumidor, a landing page ajuda a fortalecer as palavras-chave definidas para a sua estratégia de SEO e também a linkagem interna do seu site.

5. Fortaleça o link building

Para trabalhar essa estratégia na Black Friday, você pode fazer parcerias com portais para que eles divulguem links da sua loja. A existência de outros sites direcionando para o seu mostra ao Google que a sua página é uma referência e que merece estar nas primeiras posições do buscador.

Para que essa estratégia realmente funcione, é importante investir também em todos os outros pontos que citamos acima. Com um e-commerce otimizado, você terá mais chances de conseguir parcerias com portais.

Aproveite para ler o nosso artigo e conhecer mais sobre o que são backlinks e como eles podem ajudar em diferentes estratégias de seo.

Gostou das nossas dicas de marketing digital para a Black Friday? Agora é hora de colocá-las em prática o mais breve possível para potencializar os resultados da sua estratégia e aumentar a visibilidade do seu site nesta data tão importante para o varejo.

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