Ser grande para contratar uma agência ou contratar uma agência para ser grande?

Ano após ano, o e-commerce brasileiro supera todas as expectativas, mesmo diante de crises como aquela que estamos vivendo neste exato momento onde lojistas precisam ajustar suas operações para mantê-las em funcionamento. 

Ser grande para contratar uma agência de marketing digital ou contratar uma consultoria de e-commerce para ser grande? Essa pergunta paira sobre a cabeça de todo empreendedor, seja ele dono de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Por isso, o CEO da Yooper Digital Marketing, Leandro Gorzoni, traz algumas reflexões sobre o assunto. Confira e entenda o melhor momento para contratar uma agência de marketing digital!

Só para se ter uma ideia, em 2020, o e-commerce brasileiro teve um faturamento de 41 bilhões de reais. Esse dado impressionante foi obtido através de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

Se pararmos para pensar, essa parcela da população que decidiu fazer compras online não para de crescer, mostrando para todas as lojas virtuais que elas possuem muitas oportunidades para investir neste mercado aquecido, focando nos seus departamentos de marketing, na operação logística e também no controle de estoque. 

No entanto, mesmo diante de um cenário tão promissor, ainda existe um problema: todos querem entrar, mas poucos sabem se estão, de fato, preparados para lidar com a complexidade que é ter uma loja online ativa, gerando dinheiro e movimentando a economia. Isso acaba abrindo margem para muitas dúvidas ao longo do caminho. 

A boa notícia é que vou ajudar cada um de vocês que quer ganhar dinheiro online com o seu negócio, fazendo uma pequena retrospectiva do nosso e-commerce para depois sugerir algumas ações para dar os primeiros passos que vão definir o sucesso da sua loja virtual. 

Evolução no Faturamento no E-commerce

É natural – e um tanto quanto óbvio – que um gerente de e-commerce gostaria de ter uma operação de marketing profissional, e bem estabelecida com uma equipe dedicada e especializada cuidando e gerindo suas campanhas. 

No entanto, é comum em algum momento ele questionar a importância da contratação de uma agência de marketing digital, e se perguntar: preciso contratar uma agência de marketing para ser grande ou preciso ser grande primeiro para ter uma agência cuidando da minha operação?

Há mais de uma década trabalhando com e-commerce, Leandro pode dizer que essa é uma das dúvidas que mais ele vê nos lojistas mais experientes e também naqueles que acabam de cair de paraquedas neste segmento de mercado. E nem sempre é um caminho claro para quem está abrindo uma loja virtual ou para quem tem uma operação ainda enxuta.

Aqui vão algumas dicas para você conseguir responder essa pergunta, que podem salvar o seu negócio e a sua operação online.

Avalie se você quer ganhar 10% de R$10.000 ou se quer 5% de R$20.000,00

Por mais retórica que pareça a afirmação acima, ela diz muito sobre o seu negócio e sobre como seu fluxo de caixa tem que se comportar. Quando pergunto para os clientes da Yooper se eles querem volume ou ROI, 90% deles respondem que querem os dois naturalmente.

É normal que eles queiram ambos KPIs. Porém, ainda assim, mesmo que tenhamos como objetivo trazer ambos, é de suma importância que tenhamos uma priorização.

Somente entendendo a diferença enorme que existe entre 10% de R$10.000 ou 5% de R$20.000 que você como lojista consegue orientar sua agência, além de cobrá-la corretamente.

O primeiro passo para uma relação de sucesso com o seu parceiro é saber como cobrá-lo.

Como diz aquele ditado “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve”. Ou seja, se você não sabe se quer ROI e qual deve ser esse ROI, ou se quer volume (e quanto exatamente de volume), qualquer resultado servirá como base para seu parceiro.

O primeiro passo para avaliar se para sua operação é melhor 10% de R$10.000,00 ou 5% de R$20.000,00, é avaliar sua operação em si: custos fixos e principalmente capacidade de escalabilidade.

Entenda que muitos lojistas ganham mais vendendo menos

Vender mais nem sempre significa vender melhor. Uma boa parcela dos clientes da agência transaciona abaixo de R$500 mil por mês, mas isso não significa que eles não tenham operações redondas e com alto nível de lucratividade. 

O grande desafio aqui está em entender e avaliar se vale mais a pena vender R$300 mil e ter um margem líquida de 20%, ou se vale a pena você abrir mão desta margem e subir para o volume para R$600, R$700 mil.

Sabendo disso, você conseguirá avaliar se contrata uma agência de marketing para escalar volume ou se compensa a nível de lucratividade ainda ficar com a operação enxuta, porém lucrativa.

Saiba separar o pequeno do acomodado

Com base nos dois primeiros pontos, você já deve ter entendido que nem sempre ser grande é uma boa saída, sendo totalmente viável ter uma operação menor e mais “controlada”.

Contudo, para se ter uma operação enxuta, é fundamental que você tenha este senso crítico. Avalie se o “ser pequeno” é, de fato, uma estratégia dentro de sua operação ou se é apenas o mais cômodo.

Se em algum momento você estiver seguindo por esta linha por ser o mais cômodo, volte três casas e repense seu modelo de negócio. 

Ainda que sua operação seja pequena, saiba que você pode muito bem contar com o suporte de uma agência de marketing especializada em e-commerce. A dica aqui é se blindar e alinhar expectativas para assegurar que a agência contratada possui todos os recursos, ou pelo menos a maioria deles, para te gerar um bom resultado.

Questões como mix de produtos, plataforma, pricing, entre outros, são fundamentais e impactam diretamente no resultado que o seu parceiro irá gerar. 

Entenda que trabalhar com uma agência significa estar disposto a compartilhar ideias, caminhos e estratégias, o que torna você responsável pelo resultado que o seu parceiro te gera em termos de faturamento.

Saiba que existem agências e agências

Esqueça aquele modelo de agências de publicidade que irão criar a próxima campanha do horário nobre da Globo. Para o começo de sua operação, você deve buscar por uma agência de performance que entenda e vá a fundo em sua operação de marketing digital para gerar resultados efetivos.

Tão importante quanto sua agência de marketing digital gerar estes resultados é você acompanhá-los e avaliar o impacto que o trabalho está tendo em sua operação, seja gerando mais lucratividade, mais volume, ou ambos (anjos cantam neste momento!).

Ao mesmo tempo que recomendamos dar tempo para sua agência, é fundamental saber o momento de trocar – se ela não estiver respondendo positivamente. Fuja de contratos de fidelidade, ou pelo menos atrele-os aos resultados que sua agência gera.

A terminologia “agência” não é a mais indicada, pois não traz uma conotação de parceria, afinal, o melhor seria buscar parceiros que acreditam em seu negócio e estão dispostos a crescer com ele, além de te dar um suporte digno, no nível que seu negócio merece. 

Alinhe expectativas

Uma das melhores ações para avaliar a qualidade de uma agência de marketing digital é o alinhamento de expectativas. 

É de suma importância saber se eles estão na mesma sintonia que sua empresa e se eles realmente podem agregar para sua operação. Procure cases em seu parceiro que vão de encontro com o seu momento de loja e questione-os quanto às estratégias e primeiros passos.

Alinhar expectativas e resultados não só faz com que você evite uma frustração futura, após a contratação, como também deixa sua futura agência parceira mais confortável para evoluir os números e analisar dia após dia os resultados.

Abra suas necessidades e interesses, e deixe-os dizer até que ponto é possível chegar nestes resultados. Assim, você apenas avalia as estratégias e valores propostos.

Saiba fugir de falsas promessas

Sabe aquela história de “ninguém disse que seria fácil, apenas que valeria a pena no final”? É um pouco deste enorme desafio avaliar se é ou não o momento de contratar uma agência.

Tenha a matemática ao seu lado, faça contas e principalmente alinhe expectativas. Nenhuma empresa tem as habilidades do Mister M de revelar truques do Google Ads e gerar um resultado que faça seu negócio crescer da noite para o dia. Infelizmente leva tempo e know how, e ao longo da trajetória você terá que responder a esta e outras milhares de dúvidas ao longo de seu processo de consolidação.

Gostou do artigo trazido pelo nosso CEO e fundador? Com essas dicas e reflexões, o processo de entender quando contratar uma agência se torna muito mais descomplicado, não é mesmo? E para descobrir as melhores possibilidades para o seu negócio, entre em contato com a Yooper e conheça nossas soluções e estratégias para o seu e-commerce.

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