O sucesso de uma campanha depende de vários atributos, sendo um dos mais importantes os tipos de mídia que serão utilizados. Existem muitas estratégias, e uma delas é a de diversificação da mídia, podendo assim encontrar mais pessoas qualificadas para o resultado.
Mas, como aplicar o mix de mídia? Realmente vale a pena investir em outras mídias durante uma campanha? Separamos algumas informações para mostrar como essa técnica consegue ser efetiva nesse artigo completo. Leia atentamente e siga nossas dicas para alcançar muito mais sucesso em qualquer ação de mídia. Desejamos uma excelente leitura!
Conhecendo mais sobre o mix de mídia
O mix de mídia é uma forma de planejamento que consiste em aplicar mais de uma mídia utilizada em uma campanha, conseguindo assim alcançar públicos de interesse para a marca que possuem comportamentos de compra distintos.
Esse modelo consegue trazer valiosos insights para a marca, já que ao variar a mídia, são criadas novas oportunidades de negócios. Outro ponto importante é que um mix de mídia bem aplicado traz grandes benefícios para saber mais sobre seu público, fornecendo informações sobre seus hábitos, interesses, comportamentos e muito mais.
Diferentes tipos de mídias ajudam a marca a conectar com variados perfis de clientes, em momentos diversos, tanto na navegação, quanto dentro do funil, além de ser em variados formatos como imagem, vídeo, entre outros.
Além da segmentação e perfil, existe também a forma como o usuário interage com cada mídia. Vejamos alguns exemplos mais práticos:
- Ferramentas de pesquisa, precisam de uma iniciativa do usuário, pois ele precisa estar pesquisando por algo relacionado para cair em determinado site e/ou produto;
- Mídia programática vídeo e display, é uma mídia mais direcionada para prospecção, sem o necessitar de uma iniciativa do usuário, pois ele é impactado proativamente ao fazer parte da segmentação;
- Mídia social, trabalha momentos em que ele está consumindo conteúdos que o interessam a ele e assim por diante.
Ou seja, cada mídia pede um tipo de interação diferente, e plicar um mix de mídia faz com que a marca fique cada vez mais conectada com seu público. Não podemos esquecer que estamos lidando com clientes cada vez mais atentos e criteriosos, o que faz cada interação ser extremamente valiosa.
Além disso, com esse planejamento, também fica mais completo saber o que funciona para a marca e campanha, ajudando assim a investir seus recursos em canais que realmente trazem resultados.
Como o mix de mídia influencia na estratégia e resultado da campanha?
Dentro de tudo isso, muitas marcas ainda se perguntam se é realmente essencial investir em mais de uma mídia, afinal, aquele canal escolhido traz grandes resultados e benefícios. No entanto, esse tipo de pensamento faz com o que as campanhas fiquem dependentes de apenas um fornecedor.
Essa não é uma escolha sábia, afinal, instabilidades podem acontecer a qualquer momento e isso afeta as suas vendas. Se a plataforma parar de funcionar durante um ou mais dias, a marca não vende nesse período, perdendo resultados cruciais para seu sucesso.
Essa dependência traz muitos riscos, podendo ir desde uma instabilidade ou até a estratégia deixar de funcionar, o que é ainda mais desafiador, já que será necessário um outro formato de mídia que dê certo.
Por isso, depender de uma mídia pelo faturamento total da empresa, não é o melhor para a saúde da marca. Com um bom mix de mídia, sua receita é distribuída em mais de um canal, evitando esse domínio de apenas um lugar.
Outro ponto de vantagem sobre esse tipo de planejamento é conseguir novas oportunidades de vendas com clientes que estão em diferentes estágios do funil de vendas. Isso reforça como sua marca pode trabalhar com o full funnel com excelência.
4 formas de construir um mix de mídia de impacto para a marca
Diante de tantas possibilidades e chances de potencializar seu resultado, vamos mostrar algumas maneiras de conseguir construir um mix de mídia sólido e tirar o melhor proveito dessa metodologia. O processo conta com alguns pontos, sendo eles:
- Definir o objetivo da campanha;
- Conhecer seu público-alvo;
- Buscar e adicionar tecnologias que auxiliam a marca a ter mais resultado;
- Fazer o investimento em mais de um tipo de mídia.
Saiba detalhadamente sobre cada um a seguir:
Definir o objetivo da campanha
Idealmente, todas as ações publicitárias possuem um objetivo específico para ajudar a marca. Seja divulgação de um produto, promoção, aumentar reconhecimento da marca, entre outras possibilidades, são essas especificações que farão diferença para o resultado e principalmente para a construção do mix de mídia.
Vamos pensar, se o objetivo definido é aumentar a consciência de marca, então, deve-se pensar em quais mídias conseguirão ter esse apelo. Por exemplo, investir em uma mídia focada em awareness, combinada com uma mensagem de valor, com certeza será mais simples atingir o objetivo definido.
Conhecer o seu público-alvo
Um dos fatores que determinam o sucesso de uma marca é o seu conhecimento da marca sobre seu público-alvo. Não é apenas a definição de personas, idade, localização, mas saber de fato os seus hábitos de consumo, interesses, páginas que gostam de visitar e outros detalhes importantes.
Isso facilitará também o tipo de comunicação realizada, mensagem de valor e até os elementos visuais utilizados na peça para chamar atenção. Portanto, no momento de definir quem será impactado pela sua mensagem, leve em consideração todas essas particularidades para definir seu público e engajá-los com as campanhas.
Buscar tecnologias que trazem resultados
Com o objetivo e público definido, começa então o desenvolvimento da estratégia da campanha e da mídia em si. Com as informações já coletadas e as maiores decisões da já tomadas, chegou a hora de procurar tecnologias que possam facilitar a aplicação e análise dos dados obtidos.
Existem vários fornecedores de mídia que são especializados em determinadas áreas, o que simplifica a rotina, já que seu time não fica onerado e você pode dedicar seu tempo em outras tarefas mais específicas. Considere a contratação dessas plataformas, com certeza conseguirá otimizar muito mais os números obtidos.
Investir em mais de um tipo de mídia
O grande princípio de adotar uma estratégia de mix de mídia é o investimento em mais de um tipo de mídia. Atualmente, é comum pensar em mídias digitais como sendo as redes sociais ou compra por pesquisas nos mecanismos de busca.
Mas, existem muitos tipos e formatos de mídia online, uma delas é a mídia programática, que vem ganhando cada vez destaque nas estratégias de agências e marcas. Esse modelo de investimento insiste em usar uma tecnologia de ponta para conectar marcas com clientes qualificados, graças a sua segmentação de qualidade e ter acesso a um inventário diversificado.
Essa mídia tem grandes diferenciais quando pensamos nas mídias online mais tradicionais, sendo alguns deles:
- Precisão de público-alvo;
- Uso de inteligência de dados para conseguir uma segmentação mais refinada;
- Grande inventário para impressão dos banners em sites seguros da internet;
- Personalização da comunicação da campanha de acordo com a segmentação;
- Otimização de investimentos;
- Grande flexibilidade para o dinamismo das ações, entre outros.
Assim, enquanto uma mídia impacta seu cliente em determinado local, a programática leva a sua marca para vários outros, trazendo pessoas qualificadas para o seu site ou descobrindo como seu produto pode ajudá-las em sua necessidade.
Viu, só? Existem grandes possibilidades ao começar uma estratégia de mídia variada e quanto antes aplicar essa metodologia, melhor para o seu resultado. Comece hoje mesmo a desenhar a sua estratégia de mídia e conquiste grandes números para a sua marca!
Este artigo foi produzido por Felipe Oliveira, sócio e head dos times de Marketing e Comunidade & Parcerias e Novos Negócios da Voxus, uma AdTech brasileira que facilita o acesso à mídia programática com sua tecnologia própria e automatizada, impulsionando as vendas de negócios digitais.