Em meio a crises nacionais e mundiais, pandemia e a novas tecnologias entrando no mercado, o perfil do consumidor foi se transformando. E para as empresas continuarem lucrando e se manterem ativas no mercado atual, é importante elas estarem alinhadas a essas novas adaptações.
Por isso, nós preparamos este conteúdo sobre o que virou tendência para o consumidor neste ano, com informações sobre o novo padrão comportamental e como você pode alinhar isso às suas campanhas em 2023. Vamos lá!
Os novos hábitos de comportamento do consumidor
Lucrar não é mais o principal meio para garantir sucesso, como há alguns anos atrás. Para que uma organização seja respeitada hoje em dia, é preciso que ela trabalhe com uma imagem moderna e de confiança para o consumidor.
Logo no final do ano passado, muitas empresas já conseguiram perceber que o padrão de comportamento do consumidor já não se adequa ao que eram acostumados. Houve um aumento de clientes a procura por produtos mais sustentáveis, pelo comércio local e a prioridade de escolher produtos e serviços de marcas que se comprometem com soluções humanizadas, sustentabilidade, ativismo e diversidade. Agora, é fundamental oferecer um atendimento mais humanizado para estar à frente da concorrência.
Principais tendências de comportamento do consumidor
Separamos algumas mudanças de comportamento do público identificado nos últimos meses para que você possa se planejar e atingir o novo perfil do consumidor em 2023. Veja!
Aumento da procura por canais digitais
Uma pesquisa realizada pela Sercom identificou a necessidade das empresas investirem em tecnologia voltadas a facilitar a jornada de compra do consumidor em seu site. Na pesquisa, 64% dos respondentes preferem ser atendidos através de canais digitais do que realizar uma compra ou tirar dúvidas de forma presencial ou em ligação. Este é o momento de você conversar com o seu time para investir em serviços direcionados totalmente para o meio online.
Aumento da demanda por produtos e serviços artesanais
A procura pelo comércio local aumentou significativamente nos últimos anos. Não é novidade quando falamos que a procura por produtos e serviços artesanais aumentaram devido a pandemia, resultando no crescimento de lucro e demanda do comércio local. Porém, esse comportamento continua aumentando nos dias atuais, devido ao consumidor considerar prioridade em compras em locais de fácil acesso e mais próximos de sua residência. A expectativa é de que esse comportamento continuará aumentando durante esse ano.
Aumento de estratégia de e-mais marketing
Com as mudanças de comportamento do consumidor vistas por muitos profissionais da área de Marketing, foi identificada a importância em investir em estratégias de e-mail marketing, pois é uma forma das organizações conquistarem uma comunicação mais direta com o seu público, que está interessado mais em informações através do meio online. É importante realizar pesquisas com o seu público-alvo para entender qual é a necessidade atual de seu consumidor para, junto da equipe de criação, montar e-mails marketing que variam entre novidades de produtos, promoções etc, de acordo com o que identificarem na pesquisa.
Leia também o nosso artigo sobre as 7 estratégias de e-mail marketing para transformar leads em vendas.
Aumento da procura por produtos e serviços voltados a sustentabilidade
A Mintel compartilhou um relatório chamado Tendências Globais de Consumo para 2023, onde identificamos que, nos próximos cinco anos, o consumidor priorizará marcas e empresas sustentáveis ou envolvidas com propósitos que valorizam comunidades e o meio ambiente, com metas voltadas para o bem coletivo.
É muito importante uma organização entender o comportamento atual do consumidor para conquistar lucro, espaço e autoridade no mercado atual. Escreva nos comentários se a sua empresa identificou um novo comportamento para este ano e compartilhe com a gente!