Nos últimos anos, a internet assumiu um papel de protagonista em relação à forma como as pessoas consomem informações e realizam compras online. Percebendo a migração dos consumidores do mundo físico para o ambiente virtual, muitas empresas, especialmente médios e grandes varejistas, decidiram investir em lojas virtuais.
Com o objetivo de aumentar as vendas e reduzir custos relacionados à contratação de profissionais, aluguel de equipamentos e de espaço, surgiram os primeiros e-commerces, verdadeiras vitrines digitais em que são vendidos os mais variados tipos de produtos.
Contudo, devido ao grande porte, tempo de mercado e presença no imaginário do consumidor, essas grandes lojas acabam se saindo bem, se destacando das demais que ainda são desconhecidas do público. Neste caso, uma das formas de ganhar visibilidade é apostar em uma estratégia de marketplace.
Agora, você deve estar se perguntando: “O que é marketplace? Como ele se diferencia de um e-commerce a ponto de ser mais vantajoso para pequenos lojistas?”
A seguir, vamos entender melhor o funcionamento de ambas as plataformas, suas vantagens e desvantagens para que você possa ocupar o seu espaço na internet e se tornar uma referência no mundo digital. Acompanhe!
Marketplace
O marketplace trabalha em um sentido diferente ao parecer mais como um shopping center em que diversos lojistas “alugam” um espaço para poder comercializar e promover suas mercadorias.
Para quem pretende realizar vendas pela internet, esse é o melhor caminho, já que não exige a construção de uma loja online do zero, oferecendo poucos riscos em termos de investimento inicial.
Uma plataforma de marketplace também se mostra vantajosa ao dar visibilidade para o e-commerce parceiro que está competindo pela divulgação do mesmo produto.
Caso o preço praticado por ele seja menor do que dos demais lojistas presentes naquele marketplace e até do e-commerce mais robusto, aí surge uma vantagem competitiva.
Ela fica ainda mais forte caso o pequeno lojista consiga conquistar a confiança do consumidor, tanto no âmbito logístico (entrega de produtos) quanto no relacionamento através dos canais de atendimento (chats, e-mail, telefone, redes sociais).
Contudo, a partir do momento em que o lojista já nota alguns sinais de que sua loja é reconhecida pelo seu público-alvo, chega o momento de investir na abertura de uma loja virtual, isto é, uma plataforma de e-commerce.
Plataforma de e-commerce
Desenvolvido com base em uma plataforma de comércio eletrônico, o e-commerce permite que a empresa possa escolher qual modelo de negócio pretende seguir. A partir de aí, toda a equipe deverá investir na criação de uma loja em uma plataforma.
Investimentos em marketing digital também não ficam de fora, principalmente se você estiver pensando em estar bem posicionado nos motores de busca, seja através de um trabalho de marketing de conteúdo ou de links patrocinados.
Em troca, o dono do e-commerce possui total controle sobre o seu negócio, podendo, a qualquer momento, realizar modificações na estrutura do site, inserindo novos produtos ou alterando o layout da loja virtual.
Outra vantagem de investir em uma plataforma de e-commerce é que você pode pensar, além das vendas em si, em investir em estratégias de fidelização de clientes com a criação e alimentação de um blog corporativo ou pensar em disparos periódicos de e-mail marketing como forma de promover o seu negócio.
Até mesmo o funil de vendas pode ser trabalhado, aumentando as chances de converter consumidores em leads e, mais tarde, em clientes engajados com a marca. Praticando os pontos abordados acima, seu e-commerce se torna melhor preparado para atingir as pessoas certas no momento em que elas mais precisam do seu produto ou serviço, contribuindo para o aumento das suas vendas e o crescimento do seu negócio.
E agora, qual devo escolher?
Tudo vai depender de uma série de fatores, como a situação financeira em que a empresa se encontra, tempo de mercado, objetivos a curto, médio e longo prazo, além de, é claro, do segmento de mercado em que atua. O que você deve ter em mente é onde pretende chegar.
Aqui na Yooper Digital Marketing, nós investimos na estrutura do seu site através da parceria com a B2W Ads, uma plataforma de links patrocinados presente em sites de grandes como Americanas, Submarino e Digital Finance (empresa especializada em fintechs).
Da mesma forma que a lucratividade dos nossos clientes é extremamente importante para a Yooper, ver a sua loja online crescer de forma saudável e constante também representa um importante passo rumo a consolidação da sua empresa na internet.
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