A jornada de dados: da coleta à tomada de decisão

Vivemos em uma era movida por informações, um tempo onde elas são mais do que apenas números e estatísticas — são os alicerces das decisões que moldam empresas e estratégias, capacitando-as a traçar caminhos mais informados, eficazes e adaptáveis.

Imagine cada dado como um pequeno tijolo em uma grande construção. Mesmo aparentemente insignificante sozinho, eles formam uma estrutura sólida quando combinados, que sustentam o que é feito nos negócios. Essa trajetória, chamada de jornada de dados, é um processo que vai desde a coleta dessas “pequenas” peças até a tomada de decisão que impulsiona ações.

No mundo corporativo, isso é uma necessidade vital. Empresas de todos os tamanhos e setores estão descobrindo que, para navegar com sucesso por esse cenário em constante mudança, precisam ser guiadas por conhecimentos sólidos, responsáveis por permitir que as empresas tomem decisões mais informadas e direcionadas.

Neste texto, exploraremos esse caminho em detalhes. Assim, veremos como os insights alimentam escolhas informadas e fundamentadas. Então venha com a Yooper neste texto e descobra como eles podem impulsionar o sucesso em empresas de todos os tamanhos e setores. Boa leitura!

Introdução à jornada dos dados

Ela é o caminho que todos os dados fazem, desde o momento em que nascem até quando entram em ação para influenciar nossas decisões; começa na coleta, passa pela análise e visualização, até chegar à tomada de decisão.

Para muitos, a coleta parece como minerar ouro; você precisa vasculhar toneladas de informações para encontrar pepitas de valor. Depois vem a análise, momento em que eles são transformados em algo significativo.

Em seguida, a visualização entra em cena, transformando gráficos complicados em imagens simples e informativas, como mapas que mostram o caminho. Mas é na etapa final que encontramos o verdadeiro poder: a tomada de decisão.

Quando usados para orientar escolhas, as empresas estão munidas com informações precisas e confiáveis. É como um superpoder que ajuda a prever o futuro, ajustar estratégias e evitar surpresas desagradáveis, criando uma estratégia de dados que ajuda empresas a prever o que pode dar certo.

Coleta de dados

A coleta de dados é a primeira etapa, onde tudo começa. Porém, para entender o que é gerado, é preciso conhecer fontes de dados relevantes e métodos de coleta.

Para o primeiro ponto, temos as fontes internas — informações que já estão na sua organização, como registros de vendas, informações de clientes e relatórios de desempenho —, e as externas, como pesquisas de mercado e/ou governamentais, e até mesmo informações das redes sociais.

Existem também os dados estruturados e não estruturados. Ambos têm a mesma importância, mas a diferença está no ponto que os estruturados são organizados em tabelas e gráficos, fáceis de entender, e os não estruturados são textos, imagens ou vídeos que precisam de um pouco mais de paciência para decifrar.

É importante entender que nenhuma empresa cava o chão para ter as informações; existem métodos para isso, como pesquisas, onde fazemos perguntas diretas às pessoas.

Os sensores, por outro lado, são como nossos olhos e ouvidos; eles registram automaticamente pontos como temperatura, movimento e muito mais. E, claro, há a análise das mídias, onde as redes sociais são usadas para coletar o que as pessoas estão dizendo sobre uma empresa.

Análise de dados

Após coletados, é hora de começar a análise de dados. Precisamos entender cada detalhe para encontrar os preciosos segredos que eles guardam.

Para isso, existem ferramentas de análise de dados que podem ajudar, como SQL, Python, R e ferramentas de BI. As três primeiras são linguagens de programação, mas as diferenças entre as quatro estão nos seguintes pontos:

  • SQL: utilizada para gerenciar e manipular bancos de informações para extrair, de maneira eficiente, informações específicas de grandes conjuntos;
  • Python: versátil e muito usado para análises por oferecer ferramentas que facilitam a exploração e manipulação de informações;
  • R: usado principalmente para estatísticas e análises, é ótimo para prever tendências e realizar análises avançadas;
  • As ferramentas de Business Intelligence são projetadas para coletar, processar e visualizar em grandes volumes, fornecendo relatórios e painéis interativos que ajudam as empresas a tomar decisões informadas e em tempo real.

Quanto às técnicas de análise, temos três tipos: descritiva, que descreve o que aconteceu no passado; análise preditiva, que prevê eventos futuros com base em padrões anteriores; e prescritiva, que recomenda ações para otimizar resultados.

Uma boa análise é como decifrar um código secreto; e com as ferramentas certas e as técnicas adequadas, você pode chega a insights incríveis!

Visualização de dados

A visualização de dados é como contar histórias de forma ilustrativa. É uma parte crucial, pois torna informações complexas em algo fácil de entender. Alguns dos tipos mais usados são:

  • Gráfico em barras: são como retângulos empilhados, usados para comparar quantidades entre diferentes categorias;
  • Gráficos de linha: ótimos para mostrar diferentes tendências ao longo do tempo;
  • Histogramas: parecidos aos gráficos de barras, fazendo uma distribuição numérica;
  • Gráficos de pizza: usados para mostrar partes de um todo, eles podem revelar a distribuição de tipos de produtos em um catálogo;
  • Gráfico de dispersão: identificam relações entre dois conjuntos.

É importante lembrar que existem muitas formas de criar visualizações para as informações, como o Tableau, o Power BI, da Microsoft, e o Google Data Studio.

Essas ferramentas ajudam a criar gráficos e painéis interativos, que não apenas os tornam mais compreensíveis, mas também permitem que as empresas tomem decisões mais informadas; elas transformam números e estatísticas em algo que todos podem entender.

Aqui na Yooper, nós temos o Yoo.Dash, um facilitador para a coleta, interpretação e formulação de estratégias. Por meio dele, você pode ver todos os resultados parciais do seu projeto com agilidade e flexibilidade. É simples, intuitivo e muito funcional!

A tomada de decisão baseada em dados

A tomada de decisão com informações concretas como base é como um mapa para navegar em um território desconhecido. Os insights de dados são as informações extraídas após a análise e, ao tê-los como norte, as empresas aumentam significativamente as chances de sucesso.

Imagine que uma empresa deseja lançar um novo produto. Ao avaliar o mercado, ela pode identificar as preferências dos consumidores, tendências atuais e prever como seu produto será recebido, o que minimiza riscos e maximiza chances de um lançamento bem-sucedido.

A tomada de decisão após uma boa gestão de dados também ajuda a identificar problemas antes que eles se tornem crises.

Suponha que uma loja online observe que o tempo médio de permanência dos clientes em seu site diminuiu; isso pode ser um sinal de que algo está errado. Frente à situação, eles podem tomar medidas proativas, como melhorar a usabilidade do site, antes que as vendas realmente caiam.

E esses são apenas alguns exemplos. É claro que existem outras formas de utilizar tudo o que foi aprendido para evitar problemas e ter o melhor direcionamento frente ao sucesso.

Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML)

A Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina (ou Machine Learning) são como os assistentes de confiança que ajudam a entender a vasta quantidade de informações.

Eles têm a capacidade de examinar padrões complexos que seriam difíceis de detectar manualmente e fazer um processamento de dados de forma rápida.

No reconhecimento de padrões, a IA pode identificar tendências dos consumidores com base em seu histórico de compras, ajudando as empresas a ajustar estratégias de marketing de acordo.

Já no processamento de linguagem natural, ela permite que as máquinas entendam e respondam à linguagem humana, algo valioso para a análise de feedback do cliente, revisões de produtos e até mesmo para chatbots que podem interagir com os clientes de maneira mais natural.

Em essência, essas ferramentas tornam o processo mais eficiente e preciso, capacitando as empresas a conquistar informações valiosas e ações significativas. 

Eles capacitam as empresas a prever tendências futuras e agir com confiança. Assim, desde a coleta até a tomada de decisão, a jornada se torna um caminho de descoberta e capacitação para uma empresa que não apenas sobrevive, mas prospera no mundo empresarial de hoje.

E para saber mais sobre o business data driven, como é chamada essa mentalidade empresarial que permite tomar as melhores decisões de negócios, confira também o blog da Yooper e veja tudo o que temos separado para você por lá!

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