O mercado com foco no mobile está em alta: 7 dicas para alavancar as vendas

Neste artigo oferecemos uma visão geral do mercado com foco no mobile e dicas para investir nesse mercado que não para de crescer

No artigo sobre as tendências do E-Commerce vimos que, segundo a IBGE, o celular é o principal meio de acesso à internet e as compras realizadas por smartphones já representam 15% dos pedidos online. Mas quem são esses consumidores via mobile? Como entendê-los?

Para começar é importante saber que os smartphones atingem uma parcela grande da população e os usuários estão dependendo cada vez mais de seus dispositivos móveis. 73% acessam à internet todos os dias via smartphones, por isso as empresas que englobam a rede móvel na sua estratégia de marketing vão se beneficiar da oportunidade de envolver esses novos consumidores.

Esse dado não surpreende, pois todo mundo que quer saber de algo, ir para algum lugar ou comprar alguma coisa, pesquisa por meio do celular. Agora todas essas respostas estão na palma da sua mão por causa do smartphone.

Então, quando uma pergunta surge, a primeira ação a ser feita é buscar alguma informação na internet pelo celular. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, 70% dos proprietários de smartphones que adquiriram algo em alguma loja pesquisaram primeiro pelos seus dispositivos para buscarem informação sobre o produto e 92% dessas pessoas fizeram uma compra relacionada a essa pesquisa, sendo 31% das compras realizadas diretamente pelo celular.

Outro dado é que, mesmo sendo útil para ajudar com tarefas rápidas, a pesquisa via mobile também serve para projetos a longo prazo. 68% das pessoas realizam buscas pelo celular relacionadas ao que elas querem fazer no futuro.

Diante dessas informações fica evidente que ter um site otimizado para celular é essencial, além de ter uma estratégia englobando vários canais a fim de envolver o consumidor em todos os caminhos até a compra.

A publicidade para smartphones também é importante. Os anúncios para celular são vistos por 94% dos usuários mobile. Os smartphones também são um grande aliado para a publicidade tradicional, pois 75% dos usuários realizaram uma busca pelo celular após olharem um anúncio offline.

Ainda de acordo com o estudo realizado pelo Google, aí vai mais uma enxurrada de dados  sobre o comportamento do consumidor para não restar dúvidas de que o mobile é o futuro:

Infográfico - O Comportamento do Consumidor
Os smartphones transformaram o comportamento do consumidor, sendo um portal para várias atividades:
Infográfico - As Atividades do Consumidor no Smartphone

Muita informação, não é? Mas esses dados servem para demonstrar como é o usuário mobile, quais são os seus hábitos e para que eles usam os smartphones. Uma outra pesquisa foi feita destacando o aumento da confiança dos consumidores em realizar compras via mobile e o aumento dos investimentos publicitários dos varejistas online.

O Digital Commerce & Marketing Outlook, relatório divulgado pela Criteo, apresentou 2 perspectivas básicas:

Compras Via Smartphone

– Aumento das compras via mobile: No ano anterior a confiança de compras via desktop aumentou e será igual com compras via smartphone neste ano de 2017.

Mercado prioriza mobile: Empresas varejistas que já fazem parte do universo mobile perceberam 39% a mais de conversões quando comparadas às empresas que ainda não fazem parte desse ambiente.

Visto tudo isso, fica claro a importância em investir em mobile marketing. Nós da Yooper listamos 7 dicas para você alavancar suas vendas via mobile:

  1. Vídeos

O sucesso do Snapchat é incontestável, tanto que o Facebook e Whatsapp aprimoraram seus recursos para oferecer soluções de vídeo parecidos com o “Snap”, mostrando que essa forma de conteúdo promove bastante engajamento entre os usuários. Por isso, as marcas devem adotar conteúdo com formatos de vídeos verticais ou até vídeos em 360º que proporcionam mais interação.

  1. Marketing de localização

Marketing de Localização

Os smartphones estão o tempo todo com os usuários e são as portas de acesso do consumidor a todo momento. O marketing de localização ou geomarketing consiste em customizar e personalizar mensagens de acordo com a localização e preferências dos clientes. Com algumas ferramentas específicas você pode fornecer informações e atrações aos usuários baseados em suas localizações.

Por exemplo, você pode fazer determinadas promoções, ofertas e convites que induzem o cliente a ir até sua loja física.

  1. Criativos dinâmicos

O contexto da mensagem faz uma grande diferença para o consumidor. Umas das inovações do mercado mobile em 2016 e que está crescendo agora em 2017 é o uso de criativos dinâmicos. A solução permite que em uma mesma campanha seja utilizada o mesmo conceito criativo com peças e mensagens adaptadas às variáveis externas, como o clima do local onde está o usuário ou a hora do dia.

Assim, você poderá customizar a mensagem em grande escala, poderá ter melhores índices de ROI por causa da personalização da mensagem para cada usuário específico e, consequentemente, promoverá um maior engajamento com as peças.

  1. Mais investimentos na publicidade mobile

Segundo o estudo SMoX, realizado pela MMA (Mobile Marketing Association), a publicidade mobile é duas vezes mais eficiente do que os outros meios na análise do funil de vendas, comprovando a capacidade desta mídia em gerar retorno financeiro.

O estudo ainda mostra que muitas marcas ainda estão em fase de experiência nos investimentos relacionados à publicidade mobile e que já é hora de investir mais agressivamente, sem correr riscos e garantindo bons resultados.

  1. Programa AMP do Google

Páginas Móveis Aceleradas (AMP) do Google testa o carregamento dos sites móveis e acelera a oferta de conteúdo. O Google gosta de dar aos usuários a melhor experiência, de modo que sites com padrão AMP provavelmente serão melhor classificados nos resultados da pesquisa.

Resumindo, AMP são páginas de sites otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas via dispositivos móveis.

Yulia Khansvyarova, chefe de marketing digital da SEMrush, que fornece ferramentas online para profissionais de marketing de busca, acrescenta que “AMP é uma obrigação para o marketing móvel de conteúdo em 2017”.

Uma página em AMP possui uma arquitetura que é dividida em 3 configurações:

AMP HTML: Um código HTML diferente que vai além do HTML básico. Grande parte das suas tags são normais de HTML, mas algumas são substituídas por tags específicas do AMP.

AMP JS: Sua principal função é assegurar que a renderização das páginas AMP seja rápida.

Google AMP Cache: É opcional, mas armazena todas as páginas em AMP HTML em cache nos servidores do Google, melhorando o seu desempenho.

  1. Carregamento do site móvel

Basicamente ligada à dica anterior, você precisa que seu site móvel carregue rapidamente. Se demorar mais de 3 segundos, você perdeu seu cliente. Para cada segundo sobre três, as taxas de conversão caem 20%

O foco na velocidade ajudará a certificar-se que a sua marca oferece uma boa experiência de consumo e melhora sua posição nas pesquisas em dispositivos móveis.

Com essas dicas, não tem como contestar as vantagens em campanhas mobile. Mas se você ainda não está convencido, resumimos em 5 tópicos as vantagens de investir em todas as dicas que listamos neste artigo:

Mercado Mobile do Ecommerce

Segmentação –  sabendo exatamente quem são seus consumidores principais você vai conseguir atingi-los de forma positiva e colhendo bons resultados.

Agilidade – investindo em ações via mobile, em poucas horas, os anunciantes conseguem atingir e engajar uma grande gama de pessoas.

Personalização – com a customização e personalização das mensagens você consegue diferenciar-se dos concorrentes oferecendo mensagens específicas para cada usuário.

Mensuração – no mobile marketing você consegue medir com exatidão a efetividade da sua campanha.

Mobile não é caro – comparado com outros meios tradicionais de marketing direto, o mobile marketing chega a custar 300% menos por causa da sua alta taxa de efetividade.

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