Estratégias de longo prazo com influenciadores: Construindo relacionamentos duradouros

Uma pergunta muito frequente entre as marcas já ficou até carimbada na internet: “por que investir no marketing de influência?”.

Podemos dizer que esta é uma estratégia excelente, já que se refere a parceria entre marcas e influenciadores (ou criadores de conteúdo) nas redes sociais, que trabalham juntos para intensificar a venda de produtos ou serviços. 

Utilizar dessa parceria estratégica é bom tanto para pequenas quanto grandes empresas, já que impacta significativamente a tomada de decisão dos consumidores, pois eles constroem relações de confiança com os seguidores.

Apesar disso, as pequenas empresas podem sentir dificuldades na adoção desse tipo de marketing devido às limitações no orçamento e à grande competição com marcas maiores – que contam com recursos mais substanciais. 

Claro que escolher o influenciador adequado para uma parceria também não é nada simples, considerando as especificidades de cada campanha.

Por isso, neste artigo falaremos mais sobre o marketing de influência e como as parcerias de longo prazo podem criar um relacionamento duradouro entre as pequenas empresas e o público. Prossiga com a leitura para conhecer todas as dicas!

Primeiramente, o que é marketing de influência?

Antes de saber aplicar as estratégias corretas, é necessário, primeiramente, entender o que é marketing de influência.

O conceito sugere uma abordagem que coloca em prática ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca. Ou seja, utilizar influenciadores para vender produtos e serviços em campanhas específicas e otimizadas. 

O objetivo principal dessas parcerias (geralmente pagas) é interferir nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca, a partir da relação de confiança com seus públicos. E aí está a chamada construção do “relacionamento duradouro” que os clientes têm com o influencer que se identificam – gerando assim mais confiança para com a sua marca.

Introdução às estratégias de longo prazo com influenciadores

Como antecipamos, realizar parcerias a longo prazo com influenciadores, aplicando uma estratégia de marketing de influência, é capaz de apresentar inúmeros benefícios para aquelas marcas que possuem um orçamento mais baixo para conseguir desenvolver esse tipo de ação. 

Isso porque ao invés de trabalhar em colaborações pontuais com diversos influenciadores para campanhas isoladas, as empresas têm a opção de estabelecer parcerias duradouras com menos criadores de conteúdo. Com isso, muitas vezes podendo concentrar as ações até mesmo em um único influenciador.!

Dessa forma, a empresa é capaz de desenvolver um relacionamento mais duradouro com o influenciador, gerando um envolvimento mais autêntico e com mais proximidade com seu público-alvo.  

Além disso, outra vantagem é que essas ações se mostram mais econômicas, uma vez que o valor gasto pode ser mais baixo ao ter um único influenciador como ponte para essa divulgação, e também porque os influenciadores tendem a diminuir o valor a ser cobrado à medida que a duração da parceria aumenta.  

Diferente dos acordos pontuais –onde uma marca contrata um influenciador para uma ação específica –, as parcerias de longo prazo proporcionam uma perspectiva diferente, mais estratégica e sustentável no marketing de influência, além de contribuir para a construção de relacionamentos mais sólidos e autênticos com a audiência, podendo ser capaz de promover maior engajamento e lealdade dos seguidores. 

Por último, as parcerias de longo prazo ainda oferecem à marca uma visão mais abrangente e aprofundada do trabalho do influenciador, sua audiência e a eficácia da estratégia de marketing, visto que a imagem dele estará diretamente associada com a sua marca 

Tudo isso possibilita ajustes em tempo real, otimizando os resultados da parceria ao longo do tempo e maximizando o retorno do investimento

Dicas para encontrar o influenciador certo para a campanha

Existem diversas abordagens para encontrar os influenciadores ideais que estejam alinhados com a estratégia de marketing da sua campanha. Algumas recomendações nesse caso são:

#1: Pesquisar nas redes sociais

Inicie a busca por influenciadores manualmente nas redes sociais. Plataformas como o Instagram, por exemplo, oferecem uma abordagem simplificada, direcionando você a perfis pertinentes através da pesquisa por hashtags e termos relevantes ao seu nicho.

#2: Utilização de plataformas especializadas em marketing de influência

Além da busca nas redes sociais, é possível explorar vantagens significativas ao empregar plataformas especializadas em marketing de influência. Estas ferramentas são valiosas e ajudam muito a identificar os influenciadores mais adequados a sua campanha de maneira rápida e eficiente.

Isso porque essas plataformas costumam disponibilizar extensos bancos de dados contendo perfis desses profissionais, juntamente com informações sobre seus seguidores, taxas de engajamento e histórico de colaborações e muito mais! Experimente e confirme a eficácia desse método.

#3: Colaboração com agências especializadas

A participação de agências de marketing digital é uma etapa relevante nesse processo.

Afinal de contas, elas desempenham um papel crucial ao auxiliar na identificação de influenciadores ideais para sua campanha, a partir de bancos de dados e procedimentos especializados na seleção e administração de campanhas de influência.

#4: Analise os concorrentes

Por último, considere como uma abordagem eficaz para encontrar os influenciadores adequados é examinar as recomendações de outras marcas que já trabalharam com esses profissionais. 

Além disso, uma breve pesquisa nas redes sociais pode oferecer uma referência sólida, permitindo verificar quais influenciadores estão sendo utilizados em campanhas por outras marcas dentro do seu nicho de mercado.

Desenvolvimento de parcerias estratégicas

Construir um relacionamento forte e duradouro com o público a partir da parceria com influenciadores é essencial para garantir o sucesso de uma campanha. 

Sendo assim, algumas estratégias que você pode abordar para desenvolver as parcerias estratégicas são:

  • Comunicação regular e constante;
  • Desenvolver um plano de ação;
  • Promover um envolvimento mútuo (colaboração);
  • Comunicação aberta com o influenciador;
  • Criar valor para os clientes;
  • Monitorar e medir os resultados;
  • Feedback.

Qualquer relacionamento forte e duradouro com o influenciador pode ajudar a construir a confiança do público em sua marca, aumentar a fidelidade dos clientes e gerar resultados positivos. 

Afinal, quando um influenciador endossa uma marca constantemente, os seguidores entendem que ele realmente gosta daquele produto, o que pode ser essencial para a decisão de compra. Por isso, é importante investir tempo e recursos na construção de uma relação saudável e positiva com seus parceiros influenciadores

As pequenas empresas podem trabalhar com influenciadores de maneiras eficazes e acessíveis, mesmo que tenham um orçamento limitado. 

A etapa da co-criação de conteúdo

Uma das abordagens mais eficazes para colaborar com influenciadores é por meio da criação conjunta de conteúdo exclusivo para a sua marca. Essa colaboração pode englobar a produção de fotos, vídeos, tutoriais ou até mesmo posts de blog. 

A co-criação proporciona à empresa a vantagem de aproveitar o alcance e a autoridade do influenciador, enquanto este último agrega valor ao seu próprio conteúdo e fortalece a conexão com seu público.

Aprofunde-se no conhecimento da audiência

O influenciador deve ser usado como uma estratégia de marketing, já que este é uma fonte valiosa de insights sobre a audiência.

Afinal de contas, testar o engajamento que seus produtos ou serviços passam a ter com determinada campanha, sem dúvidas é crucial para analisar e também mudar ações quando necessário.

Em outras palavras, torna-se palpável a possibilidade de personalizar cada estratégia com base nesse conhecimento e adaptar todos os trâmites caso precise.

Mantenha a consistência e autenticidade

Ser constante nas mensagens e valores transmitidos também contribui para a criação de relacionamentos duradouros e também para garantir um excelente alinhamento do trabalho com os influencers.

Além disso, essas ações, quando bem implementadas, ajudam a manter a autenticidade ao longo do tempo, o que contribui para a boa impressão dos clientes.

Sobre os programas de fidelidade e recompensa

Pequenas empresas têm a oportunidade de estabelecer programas de embaixadores da marca como uma abordagem mais acessível para colaborar com influenciadores

Esses programas proporcionam vantagens exclusivas aos influenciadores em troca da promoção da marca, como acesso antecipado a novos produtos ou serviços, descontos exclusivos ou brindes.

Conheça o modelo de operação e estratégias de influencers da Yooper!

As pequenas marcas que desejam implementar uma estratégia de marketing de influência efetiva sabem que contar com a Yooper é a melhor solução para facilitar todo o processo!

Dessa forma, torna-se possível encontrar os melhores influenciadores e opções de estratégias específicas para sua marca.

Então, se seu objetivo é estabelecer uma parceria de longo prazo para finalmente criar relacionamentos duradouros com seu público-alvo, venha conosco conhecer todas as possibilidades para fidelizar seus clientes!

Posts recentes

Posts recentes

Use a busca abaixo para encontrar um artigo