O Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas mais utilizadas pelas marcas que pretendem gerar mais leads e aumentar o engajamento do público. Esta estratégia de marketing é capaz de transformar a marca em uma geradora de conteúdos relevantes.
Porém, para que o marketing de conteúdo seja aproveitado integralmente, ele precisa ajudar o lead a avançar pelo funil de vendas. Quer saber como criar um funil de conteúdo que gera resultados positivos? Vem com a gente!
O que é um funil de conteúdo?
O funil de conteúdo, ou funil de vendas, é uma trajetória onde o consumidor passa ao acessar um site. Em cada etapa é utilizada uma estratégia diferente, com o objetivo de auxiliar o usuário a caminhar até o objetivo final: a compra.
Um funil de vendas é dividido em três etapas: topo (ToFu), meio (MoFu) e fundo de funil (BoFu). Seu principal objetivo é identificar o que deve ser utilizado em cada uma dessas etapas.
Por exemplo, se uma pessoa que está interessada em aprender a tocar violão pesquisa sobre o assunto no Google e encontra um anúncio: “Os primeiros passos para aprender a tocar violão”. Essa pessoa está no topo do funil, ela não vai comprar um violão neste momento, mas, com esse conteúdo, você conseguirá coletar os dados necessários para transformar esse visitante em lead e auxiliá-lo até a compra do produto. Mas é preciso apresentar as informações certas no momento certo.
Etapas do Funil de Vendas
Cada etapa do funil de vendas está relacionada aos estágios da jornada de compra. Um consumidor que está descobrindo um produto ou serviço possui um comportamento diferente de quem está em um estágio mais avançado da jornada. Veja quais conteúdos são muito relevantes em cada fase do funil:
Topo de Funil (ToFu)
Materiais para topo de funil são utilizados para atrair consumidores que estão descobrindo ou aprendendo sobre o seu produto ou serviço.
Para criar uma relação atrativa do usuário com a marca, utilize ferramentas básicas de atração, como vídeos, artigos de blog e posts em redes sociais. Produza conteúdos com temas mais abrangentes, que respondam perguntas como: o que é, como usar e outros modos que ajudem a educar o leitor. Você deve despertar a necessidade, muitas vezes desconhecida, de seu produto para o consumidor, fazendo com que ele se interesse em saber mais sobre o assunto.
Meio de Funil (MoFu)
Os leads no meio de funil já entenderam que existe um problema a ser resolvido, mas ainda não estão certos da solução. Nessa etapa, é preciso conduzir o lead para o estágio final da jornada, mostrando porque o seu produto ou serviço é a melhor opção para solucionar a necessidade dele.
Aqui, os materiais são mais detalhados sobre o que você vende, você pode criar e-books ou infográficos, por exemplo. Mas esse conteúdo só pode ser entregue se o usuário interagir com a marca, respondendo um formulário ou se cadastrando em um webinar, por exemplo.
Fundo de Funil (BoFu)
Ao chegar na etapa final do funil, é esperado que o lead esteja totalmente consciente sobre a solução, mas precisa de uma motivação para finalizar a compra.
Ações no Google Ads e Facebook Ads, um fluxo de e-mails marketing entre outras estratégias de marketing são fundamentais para aprimorar a intenção de compra do consumidor. Os conteúdos agora apresentam o que a marca oferece, com foco total na venda.
E depois do funil?
Mesmo após o consumidor fechar uma compra, é fundamental continuar nutrindo o usuário para que ele volte a comprar de você, e se tornar um cliente fiel à sua marca. Envie materiais personalizados ao cliente, como ofertas exclusivas, novidades antecipadas e cupons de desconto. Assim, ele não esquecerá da sua marca e ela ficará no radar do cliente quando ele precisar de algo.
Gostou de aprender sobre o que você pode oferecer ao cliente em cada etapa do funil de vendas? Conheça também os 10 erros que você não pode cometer na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
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